segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Roteirista Alyssa Wong fala sobre o novo Punho de Ferro


Noticiamos aqui que a Marvel apresentou uma mudança sobre o novo Punho de Ferro. Em entrevista concedida para o site IGN, a roteirista Alyssa Wong fala sobre a responsabilidade de tirar Danny Rand, que ficou por mais de 50 anos nos quadrinhos como o defensor de K'un-Lun, e colocar um novo personagem carregando as chamas nos punhos.

Como é uma entrevista longa, vamos destacar aqui alguns pontos interessantes da entrevista com a autora. Caso queiram ler a entrevista na íntegra, é só acessar aqui para ler o texto que está em inglês.

Alyssa fala sobre a emoção de cuidar de um personagem com tanto tempo de existência nos quadrinhos. "Estou tão animada para escrever um Punho de Ferro Asiático!" Comentou Wong. "Isso é algo que muitas pessoas querem ver há muito tempo, inclusive eu, e é uma sensação especial receber essa oportunidade. Já vimos Punhos de Ferro de ascendência asiática, como Wu Ao-Shi e Pei, mas como personagens coadjuvantes na história de Danny Rand (e no caso dos Imortais Punhos de Ferro do passado, todos mortos há muito tempo). Ter um novo Punho de Ferro assumindo a liderança representa um novo capítulo para o legado do Punho de Ferro - não apagando décadas da história dos quadrinhos, mas construir sobre ele."


Wong continuou: "Danny Rand como Punho de Ferro apareceu pela primeira vez em 1974, inspirado por filmes de kung-fu. Como é se tornar um Punho de Ferro em 2021, quase cinquenta anos depois (em tempo real, não em quadrinhos)?Tem que ser diferente. Cada jornada do Punho de Ferro é diferente, porque eles são pessoas diferentes, nascidos em épocas diferentes. É definitivamente algo que estou explorando neste arco."

Com relação a representatividade que quer buscar com essa nova encarnação do protetor K'un-Lun, Alyssa disse que "Eu também sei que existem muitas pessoas para quem o Punho de Ferro é incrivelmente importante", disse Wong. "Eu nunca quero descartar isso. Espero que esta história fale para aqueles que amam Danny há anos, bem como para as pessoas que nunca leram uma história em quadrinhos do Punho de Ferro, mas estão ansiosos para ver um personagem com quem possam se identificar. Todo mundo merece a chance de se ver nos quadrinhos que amam."


Outro interessante de destacar aqui é a questão do legado que o Danny Rand, revelado pela autora, já que ele não está mais portando as chamas do Dragão Imortal. "Danny pode não ter mais o poder do Punho de Ferro, mas ele ainda é um mestre artista marcial que salvou o mundo inúmeras vezes. Você pode realmente retornar à vida civil normal? Especialmente quando sua cidade está constantemente sob ataques (muitas vezes sobrenatural)?", comenta Wong. "Dito isso, Danny é tão frio quanto qualquer um poderia estar nessas circunstâncias. Ele está almoçando com Luke Cage e Pei, trabalhando em si mesmo e, ocasionalmente, lutando contra uma ameaça demoníaca a caminho do supermercado. Ele está honestamente tendo um ótimo tempo. Espero que ele esteja relaxando um pouco! De alguma forma, eu duvido que a paz vá durar ..."

Para finalizarmos, a roteirista comentou um pouco sobre o visual do novo Punho de Ferro. Falou em como o visual do Punho alterou muito pouco ao longo dos anos e como agora a mudança tende a ser mais radical e simbólico. “Desde o início, sabíamos que queríamos dar a esse personagem um traje atualizado do Punho de Ferro. Algo que parecesse único para ele”, comentou Wong. “A equipe discutiu muito e, quando escrevi o primeiro roteiro, incluí uma descrição do que tinha em mente, que era basicamente uma lista de sugestões e uma vibe geral. Cada roteiro é uma discussão e um convite, e estou sempre bastante emocionada ao ver o que cada membro da equipe trouxe. O design de Jim Cheung foi surpreendente. É tão lindo que tive que me deitar quando o vi."


Alyssa também foi só elogios para o artista Michael YG, destacando a maneira como retratou tão bem K'un-Lun. Segundo ela, "K'un-Lun parecia um lugar real. Ele (Michael YG) atinge aquele equilíbrio de fantástico e familiar, o que eu acho muito difícil de fazer bem." Ela também elogiou a maneira como o artista brincou com os personagens que ela considera chaves da trama e a diversão de criar alguns novos.

Wong também ficou muito contente com a resposta rápida dos fãs com relação ao novo visual do Punho de Ferro, já vendo rapidamente pelas redes sociais várias fanart com o novo visual do personagem. Ela realmente deseja que esse novo arco de história do Punho atinja muitos fãs o quanto puder, para que se sintam mais representados.



Iron Fist 1, com roteiros de Alyssa Wong, arte por Michael YG e capa por Jim Cheung, tem previsão de lançamento nos EUA em 16 de Fevereiro de 2022.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus