quarta-feira, 13 de julho de 2022

A crise entre os Designers de VFX e a Marvel Studios explodiu essa semana



Não é de hoje que alguns fãs andam reclamando da queda de qualidade de algumas produções da Marvel Studios em termos do CGI, principalmente de alguns personagens inteiramente costruidos digitalmente. Mas essa semana começou com um ponto a mais sobre essa questão - o lado dos designers de Efeitos Visuais Especiais ou VFX. E o começo da discussão que tomou essa semana partiu das declarações em forma de desabafo do artista Druv Govil no Twitter:



Ao replicar uma postagem publicada no site TheGamer, Dhruv Govil culpou a Marvel o fato de ele deixar a industria de VFX e os acusou de serem os piores clientes. Assim como ele, Govil diz que outros colegas tiveram surtos de staff após excesso de trabalho ao mesmo tempo que eram cada vez mais pressionados pela Marve Studios a entregar as coisas no prazo.

A matéria em questão publicada em TheGamer traz alguns depoimentos mais esclarescedores. Lá é dito que artistas de efeitos visuais estão se manifestando contra a Marvel, com muitos se recusando a trabalhar com a gigante do entretenimento novamente. O principal motivo alegado seriam prazos impraticáveis e imensa pressão levando ao estresse e produtos finais insatisfatórios. Muitos pediram para nunca mais serem colocados em um projeto da Marvel novamente, dizendo que o estúdio tem o "pior gerenciamento de efeitos visuais que existe".


 

Essas alegações foram feitas no subreddit r/VFX, com artistas de toda a indústria compartilhando suas experiências negativas com a empresa. Mesmo que bem pagos, muitos dizem que o dinheiro e o prestígio de trabalhar num filme deles não valem as condições de trabalho ruins que são submetidos. Alguns depoimentos colocados você acompanha a seguir:

“Estou no meu terceiro projeto da Marvel consecutivo e, literalmente, acordei às 5h30 de um sábado com o estresse dizendo ‘não quero mais fazer isso'”, escreveu o usuário RANDVR. “São 6 da manhã agora e estou fazendo um reel para me inscrever em algum lugar que tenha outros projetos além da Marvel, porque não posso mais fazer isso.”

"A Marvel viu homens adultos socando paredes e jogando monitores de estresse. Eu quebrei algumas vezes e vi a tensão que isso pode colocar nos casamentos. O dinheiro foi fantástico. Foda-se a Marvel como cliente, o nome do crédito não vale a pena." colocou outro usuário com o nome Mickeym00m00 e completou dizendo "Peço para não trabalhar em filmes e programas de TV [da Marvel]. Infelizmente, eles estão se tornando nosso maior cliente. Eles esperam uma variedade de opções, para que possam mudar de ideia mais de três vezes."

Já Independent-Ad419 colocou que "A Marvel provavelmente tem a pior metodologia de produção e gerenciamento de efeitos visuais que existe. Eles nunca podem consertar o visual do show antes que mais da metade do tempo alocado para o show termine. Os artistas que trabalham nos shows da Marvel definitivamente não são pagos equivalentes ao quantidade de trabalho que eles colocam. O charme de trabalhar em um filme da Marvel é superestimado agora, e eu preferiria estar feliz trabalhando em uma série de TV depois de décadas e décadas disso."

O usuário Raistlinuk concorda: "Levei mais de seis meses para me recuperar da crise de WandaVision. Não vale a pena. Não quando há projetos melhores executados que parecem tão bons por aí."


 

Voltando para a postagem de Dhruv Govil no Twitter, o artista chegou a responder várias perguntas e comentários que se compadeciam ou eram curiosos sobre a situação. "Então, só porque muitas pessoas mencionaram isso, esse tem sido o caso desde os primeiros dias do UCM. Não começou recentemente e não é por causa de Chapek. O problema é que a #Marvel é muito grande e pode exigir o que quiserem. É uma relação tóxica."

"Algumas pessoas continuam dizendo que o VFX não é um trabalho braçal e etc e o salário é bom, então não é um problema, mas todos merecem melhores condições de trabalho, independentemente do que fazem" disse Govil quando criticado por alguns. Quando perguntado porque aceitam o trabalho mesmo assim, Govil respondeu que "A Marvel é uma grande parte do trabalho na indústria e traz muita influência. Os estúdios poderiam dizer não, e deveriam, mas, como muitos relacionamentos não saudáveis, há um enorme desequilíbrio de poder que os faz voltar".

E os relatos seguem a partir daí com outros se manifestando. Essa crise que deve se arrastar por anos e finalmente veio a tona parece explicar muita coisa sobre o que andamos vendo por aí em termos do resultado final dos efeitos visuais. E dado o quão recentes alguns desses projetos citados são, é improvável que tenha havido uma mudança dramática nos últimos meses. Os comentários na maioria apoiam e defendem o lado dos designers, chegando até mesmo a citar a necessidade de um sindicato entre eles (algo que os americanos geralmente costumam se arrepiar só de ouvir).

Independente do qual seja a solução, fica cada vez mais óbvio que não só a Marvel Studios, mas as grandes empresas que usam recursos VFX em seus produtos precisarão rever essas relações. Agora que o caldo entornou e o problema veio a público, a bola está agora no campo da Marvel Studios e da Disney para se manifestar. Atrasar o lançamento de alguns projetos em prol da qualidade - do resultado do produto e da saúde mental dos trabalhadores - é algo que certamente os fãs entenderão.

Coveiro

comments powered by Disqus