sábado, 9 de julho de 2022

Natalie Portman conta que muitas boas cenas filmadas ficaram de fora da versão final do filme

 Depois de ficar de fora do terceiro filme solo de Thor, “Thor: Ragnarok”, a estrela Natalie Portman retorna para “Amor e Trovão”, numa nova guinada de um papel importante como a Dra. Jane Foster, que já atraiu fortes elogios de fãs e críticos. Embora Portman nunca tenha sido realmente resistente a retornar ao Universo Cinematográfico da Marvel após sua participação em “Thor: O Mundo Sombrio”, foi preciso uma oferta interessante e um cineasta entusiasmado para colocá-la de volta em ação. Uma vez fisgada, Portman disse que rapidamente adotou o estilo de filmagem de Waititi, completo com muitas tomadas, muitas ideias e até muitos cortes que sequer irão sair da sala de edição.

“Foi realmente Taika quem veio até mim, o que foi incrível porque ele é um diretor e um humano criativo que admiro muito”, disse Portman em uma entrevista recente ao IndieWire. “Ele veio com os quadrinhos em que Jane se torna a Poderosa Thor e ficou tipo, 'O que você acha disso?' dessa super-heróina, o que foi realmente emocionante.”

“Thor: Amor e Trovão” baseia-se parcialmente em uma história em quadrinhos criada pela primeira vez durante a fase de Jason Aaron em 2014 após o Pecado Original, que vê a) Thor não mais capaz de empunhar o Mjolnir e b) o martelo posteriormente sendo pego por uma mulher misteriosa, que acaba sendo Jane. Mas enquanto os poderes da boa médica crescem quando ela está empunhando o martelo como o Poderoso Thor, um cancer avançado a atormenta.

Mesmo com essa estrutura importante em vigor, Portman disse que Waititi, o elenco e a equipe estavam livres para mudar outras coisas como bem entendessem. A atriz disse que a “capacidade de fluir com ideias” de Waititi a encantou, junto com “sua demanda por espontaneidade”. Ela acrescentou: “Sua exigência de que cada tomada seja diferente, nova e fresca é algo que espero trazer para todos os projetos em que trabalho”.

“Taika foi muito corajoso em nos deixar mudar seriamente o enredo por causa de certas escolhas que fizemos na cena e certos lugares que decidimos ir”, disse a atriz. “Algumas coisas estavam certas e outras não. Algumas delas acabaram no filme, outras não, mas foi incrível poder interpretar e ter essa latitude nas coisas emocionais, assim como nas coisas cômicas.”

Essa demanda por espontaneidade e uma inclinação para filmar várias tomadas de cenas diferentes significava que muitas coisas boas foram deixadas no chão da sala de edição.

“Havia sequências inteiras, planetas, personagens e mundos que não acabaram no filme que eram hilários e incríveis e [nos quais] gastamos muito tempo e energia, e certamente toda a equipe também projetando e concebendo, disse Portman. “É incrível quanto material bom não está no filme, considerando quanto material bom está nele. Normalmente, é como se você estivesse apenas tentando conseguir coisas boas o suficiente para colocar no filme, e isso estava transbordando. Então isso foi realmente surpreendente.”

Alguns desses recortes incluem as cenas mais emocionantes entre Thor e Jane. “Não quero estragar nada, mas há algumas cenas muito emocionantes”, disse Portman. “O interessante foi como tivemos espaço para costurar elas. Filmamos 20 versões diferentes de [uma cena chave]. Há algumas cenas emocionais cruciais, mas fizemos coisas muito, muito diferentes, muitas vezes.”

Também filmado, mas não incluído no filme final? Mais cenas entre Jane e Valquíria (Tessa Thompson), o rei de Nova Asgard, que recebe Jane na vila depois que ela aparece, pega o Mjolnir e se transforma na Poderosa Thor. Portman e Thompson já eram boas amigas na vida real, o que acrescentou facilidade à produção do filme e a química óbvia entre seus personagens.

“Bem, eu tive muita, muita sorte de ter trabalhado com Tessa antes. Já havíamos trabalhado em ‘Aniquilação’ antes e depois ficamos muito próximos nos últimos anos”, disse Portman. “Então, para entrar no set e já ter esse bom amigo lá, que também tinha experiência em trabalhar..."

Taika Waititi, que dirigiu Thor: Ragnarok, retorna para dirigir Thor: Amor e Trovão. Ele também co-escreveu o roteiro do filme com Jennifer Kaytin Robinson. O filme é estrelado por Chris Hemsworth, Tessa Thompson, Natalie Portman, Christian Bale, Chris Pratt, Jaimie Alexander, Pom Klementieff, Dave Bautista, Karen Gillan, Sean Gunn e Vin Diesel.

Thor: Amor e Trovão já está nos cinemas.

Coveiro

comments powered by Disqus