segunda-feira, 4 de julho de 2022

Sana Amanat fala sobre adaptar o visual dos quadrinhos e os aspectos culturais em Ms Marvel

O quarto episódio de Ms Marvel leva a personagem Kamala Khan a um mundo bem distante da sua Nova Jersey e maisperto de suas origens, não só dos poderes, mas familiares. Em conversa com a co-criadora da personagem e produtora da série, Sana Amanat, a Entertainment Weekly publicou uma vasta entrevisa que fala sobre os elementos visuais dos quadrinhos sendo levados para a série assim como as cores vibrantes que fazem parte da herança cultural do Paquistão. Veja uma pedaço dessa conversa na integra a seguir:



ENTERTAINMENT WEEKLY: Sana, alguns anos atrás eu falei com vocês, Willow e Saladin Ahmed quando vocês estavam terminando a tiragem inicial dos quadrinhos da Ms. Marvel. Conversamos então sobre o quão instantaneamente icônico o personagem era, mas agora que esse seriado está no mundo, eu queria checar com você. Eu vejo você no Twitter às vezes compartilhando a alegria deste show. Como você diria que está se sentindo?

SANA AMANAT: Sim, acho que alegria é a melhor maneira de descrevê-la. Foi uma jornada muito longa, obviamente. Quero dizer, Deus, foi em 2013 quando fizemos o primeiro anúncio, e agora aqui estamos quase 10 anos depois e o seriado se tornou uma coisa global, o que eu certamente nunca esperei. Willow e eu sempre brincamos sobre como naquela época estávamos tipo, 'bem, tudo bem, vamos ter alguns problemas'. Agora, aqui estamos fazendo um show com todo um elenco de pessoas – diretores, produtores, atores – que estão tão envolvidos nisso. Foi apenas uma pequena ideia que cresceu a partir daí. Estou muito grata e me sinto muito sortuda. Mas alegria é exatamente a palavra. Eu sinto que muitas pessoas estão comemorando o show e é muito divertido ver suas reações. Mesmo as pequenas coisas como 'oh, nós amamos a música', ou outras escolhas estilísticas que fizemos que foram bastante intencionais. Eu simplesmente amo que as pessoas estão realmente ressoando com isso.

 EW: Falando em escolhas estilísticas, esse seriado é bem colorido! Obviamente, o episódio desta semana foi em Karachi, então pegamos todas as cores e sabores do Paquistão. Mas mesmo quando está em uma mesquita de Nova Jersey, o show parece tão colorido. O UCM definitivamente tem uma diversidade de tons, mas alguns programas e filmes podem parecer mais cinzas do que outros. Como vocês todos decidiram por um estilo diferente para a Ms. Marvel?


AMANAT: Nós intencionalmente ficamos tipo, 'ok, vamos fazer um show mais brilhante.' Sempre soubemos disso e pensávamos 'quão brilhante podemos ir? Quanto podemos nos safar enquanto certificava-se de que ainda parecia estar no UCM? Mas quero dizer, isso é o que eu amava nos quadrinhos era o brilho deles. Você conhece os quadrinhos, Christian. Há o estilo Marvel e há todos esses outros quadrinhos com os quais tentamos mais experimentos e foi o que fizemos com a Ms. Marvel. Queríamos que as imagens do programa se parecessem com Adrian Alphona, Jamie McKelvie, Ian Herring, Nico Leon e todos esses artistas incríveis que se juntaram nos quadrinhos. Queríamos que o seriado parecesse que era o mundo deles ganhando vida.

Também temos que dar um crédito para nossos diretores, que constantemente diziam: "veja, este não é um programa normal do UCM, este é o nosso programa". E eles apenas nos mostravam os armários brilhantes e o tempo todo. Eles nos mostravam o quadrinho e realmente apreciavam o quanto prestavam homenagem.
 

EW: Kamala é uma orgulhosa garota de Jersey e usa isso na manga, literalmente. Mas com este episódio, estamos realmente vendo como o Paquistão e sua família extensa são parte de sua herança. O final do cliffhanger até a envia de volta ao tempo da Partição. Por que você quis conectá-la a essa história?

AMANAT: Eu acho que é sempre interessante entender os diferentes mundos aos quais você pertence e qual é o seu relacionamento com todos eles. Acho que cada um deve analisar sua relação com o lugar onde está morando, com o lugar de onde vem sua família, e a história por trás de tudo isso. Isso realmente lhe dá, não necessariamente uma noção de quem você realmente é, mas lhe dá as ferramentas para poder decidir que tipo de pessoa você quer ser.

EW: Eu amo que o programa tenha levado tempo para explorar o relacionamento não apenas entre Kamala e sua mãe (Zenobia Shroff), mas também entre sua mãe e sua avó Sana.

AMANAT: Essas são algumas das minhas cenas favoritas na série. Em um ponto, algumas pessoas estavam preocupadas que isso estivesse retardando o episódio, mas eu fui inflexível. Aliás, eu não nomeei o personagem como Sana, os escritores queridos fizeram isso. Foi uma homenagem muito doce para mim antes de me juntar ao projeto. Eu disse, "pessoal, meu nome está em todos os lugares. Nós não..." Mas foi muito doce.

Samina Ahmed, que interpreta a avó, é uma delícia. Ela é uma verdadeira alegria e ela é uma pessoa adorável. Ela me lembra minha família e minha avó. Essa cena foi muito importante. Foi meio que estabelecendo como esse momento, a Partição, realmente mostrou muitas perdas e traumas. Acho que também em qualquer tipo de evento grande, traumático, histórico, as mulheres são esquecidas. Você fala sobre os homens, mas as mulheres são meio esquecidas. Estes são os restos do que resta depois de um momento como esse e como os relacionamentos são afetados por isso.

 

A série da Ms. Marvel tem no elenco Iman Vellani como Kamala Khan/Ms Marvel, Matt Lintz como Bruno Carrelli, Saagar Shaikh como Aamir, Rish Shah como Kamran, Mohan Kapur como Yusuf Khan, Zenobia Shroff como Muneeba Khan,Laurel Marsden como Zoe Zimmer, Laith Nakli como Sheik Abdullah, Shaan Merchant como Tailor , além de Yasmeen Fletcher, Samina Ahmed, Alyy Khan e Alysia Reiner. A série é escrita e produzida por Bisha K. Ali e tem como diretores Meera Menon, Sharmeen Obaid-Chinoy, Adil El Arbi e Bilall Fallah.

Coveiro

comments powered by Disqus