terça-feira, 16 de julho de 2019

Guerra dos Reinos tem mais vítimas nos seus momentos finais na revista dos X-Men


*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!


Além do título principal de Guerra dos Reinos, focado na batalha principal dos heróis da Terra contra as forças dos outros reinos reunidos por Malekith, percebemos que nem todos os heróis foram mostrados na frente de batalha e preferiram ajudar na retaguarda, contra outros inimigos aliados. E é o que veremos nesse título dos X-Men ligado a Guerra, mostrando como foram as defesas dos mutantes para salvar o máximo de pessoas possíveis e mesmo trazendo fatalidades consideráveis.

Nesse artigo vou fazer um breve resumo das três edições para o entendimento da participação dos mutantes nessa Guerra e possivelmente trazendo algumas consequências futuras.

O arco começa com o grupo de Ciclope atrás de dois mutantes que estavam sequestrando crianças mutantes com a desculpa de estarem "salvando" elas do perigo dos humanos. Após o Alex estragar um pouco o ataque surpresa preparado por Ciclope, o conflito se inicia e um pouco vemos Danielle Moonstar tendo a sensação que deveria estar em outro lugar. Ela rapidamente chega até a Magia e a pede para transporta-la para um lugar. Como sabem, Dani Moonstar já foi uma Valquíria e foi para junto de suas antigas irmãs que ela pediu para Illyana a levar.


Logo depois, durante a discursão entre Alex e Ciclope, por causa da missão quase falha, Magia retorna pedindo ajuda porque a Dani estava em perigo. Ao chegarem em West Village, encontram um caos causado pelos invasores dos outros reinos que estavam dando suporte a Malekith. Ciclope e seus X-Men entram em conflito com os invasores e ao perceberem que não iriam dar conta, Scott pede para Magia buscar toda a ajuda possível. Logo depois, a Rasputin traz Hope, Banshee, Câmara e Karma.

No meio do conflito com um Gigante de Gelo Rahne acaba caindo em um buraco que leva aos esgotos da cidade. Hope, Magia e Câmara, a contragosto do Scott, vão atrás da Lupina. Hope e Câmara encontram Rahne, que estava acompanhada de uma das cópia do Madrox, mas acaba que Illyana, que tinha descido primeira nos esgotos, havia desaparecido. Enquanto isso, acima dos esgotos, o grupo do Ciclope chegam até a Dani Moonstar, novamente com poderes de uma Valquíria, encontrava-se cercada por corpos das Valquírias.

Na próxima edição, passado um tempo, vemos os mutantes salvando a população para dentro um local de proteção no Queens. Uma das pessoas salvas dá a dica de que mais um grupo mutante estão nas ruas também ajudando as pessoas. E é aí que descobrimos que se trata do grupo da Hope com Lupina, Madrox e Mancha Solar, porém sem sinal ainda da Magia. E também descobrimos que um grupo do Malekith também está atrás deles, que é comandado pelo próprio Dentes de Sabre.

Lupina entra em confronto direto com o Creed. Nessa hora, chega Alex, Banshee, Karma e Dani para dar reforço aos amigos. Mesmo ganhando a briga, eles percebem que perderam de novo a Lupina para o Creed.


Mais pra frente, vemos que Creed não só está com a Rahne Sinclair, como também ele estava em posse da Magia, presa um tipo de amarras místicas e com um colar que a impedia de usar seus poderes. Logo em seguida descobrimos que quem planejou os sequestros foi o deus lobo que estava em Hel, Hrimhari que apresenta o filho dele com a Lupina que também estava no reino dos mortos.


Não demorou muito para Creed mostrar suas reais intenções, que é dilacerar Illyana Rasputin e depois entregá-la para Malekith, já que ele havia perdido a Bifrost Negra. Rahne se enfurece e parte pra cima do Dentes. E antes mesmo dele tentar qualquer coisa contra ela, Hrimahri já intervém e, sem muito esforço, afugenta o mutante dali.

Enquanto tudo isso aconteceu com Lupina e Illyana, o grupo da Hope volta para o campo de refugiados no Queens. Lá, eles se organizam para ir atrás da Illyana e Magia. Mais tarde, o grupo com Hope, Dani Valquíria, Mancha Solar e cópias do Madrox seguem pegadas do Dentes-de-Sabre, mas sem saberem de suas amigas sumidas. Após serem cercados por um grupo de cães de Hel, do nada eles somem e aparecem suas amigas acompanhadas de Hrimahri e filho da Lupina.

Mais tarde, todos estão a salvo no refúgio e tem um pouco de respiro. Ciclope diz a Illyana que o plano deles é colocar o máximo de pessoas possíveis ali para transportar todos para um lugar mais seguro, com a ajuda da Illyana. Mas ela explica que enquanto estiver com o colar que Hrimahri colocou nela, como parte da barganha que o deus fez com a Encantor, ela não tem acesso a sua magia. Roberto então pergunta porque simplesmente não esmagam a pedra. O lobo responde que as consequências de quem tentar são mortais. Logo em seguida, chega uma horda gigante do Malekith para fazerem sua última investida contra o refúgio de humanos no Queens.

Durante a batalha, enquanto são cercados, Roberto da Costa puxa o pingente da Illyana e o quebra. Pouco depois, Beto explode como bem disse o deus lobo. Illyana, com ajuda de Karma e das centenas de duplicatas do Jamie, manda a maioria do grupo de elfos negros e gigantes de gelo para o Inferno. 



Dentes-de-Sabre, que tem literalmente Illyana em suas mãos, manda o restante dos cães infernais atacar os refugiados. Imediatamente, Rahne ataca e arranca um pedaço do pescoço do Creed e, como a nova loba alfa, ela ordena a matilha que parem o ataque. E Illyana, sem pensar, decapita Creed e chuta sua cabeça para um de seus portais.

A edição acaba com Hrimahri indo embora, pois Lupina se interferiu nos assuntos da Guerra dos humanos e no dia seguinte, Dani Moonstar estava chorando pelas almas de suas irmão valquírias e também do Mancha Solar.


E assim acaba tanto a participação dos mutantes na Guerra dos Mundos como a própria Guerra em si, deixando feridas e mortes de Dentes de Sabre e Beto da Costa. Tirando o Creed, que já foi mostrado em uma das amostras de páginas da fase do Hickman que está por vir, será que o Mancha Solar voltará? Creed, depois de novamente ter sua fase como herói e volta a vilania, vai mesmo se estabelecer como vilão? Como Logan irá processar tudo isso? E Creed agora tem uma nova inimiga mortal, a perigosa irmã do Colossus? Talvez sobre isso vamos falar em um outro artigo, sobre Uncanny X-Men, que vai mostrar o destino da Magia.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus