domingo, 4 de abril de 2021

X-Men: O que aconteceu dentro da Câmara?

 Numa missão secreta dada por Ciclope na edição 5 de X-Men, o trio de mutantes formado pela Wolverine Laura Kinney, o Sincro e Darwin sumiram para dentro de um mundo completamente fora das nossas leis da física dentro de um Molde Mestre perdido em algum lugar dentro da América do Sul. Aquele lugar lá dentro é conhecido como a Câmara, lugar de origem de seres superpoderosos que se tornaram um dos grandes inimigos dos X-men anos atrás. Poucos mutantes poderiam aguentar muito nessa condições adversas e inóspitas, mas os três ali eram de fatos eternos sobreviventes a sua maneira. Agora, muito tempo depois, nas edições 18 e 19 finalmente descobrimos o que de fato aconteceu dentro da Câmara.

A primeira coisa que o grupo se deparou do outro lado da câmara foi uma gigantesca cidade tecnológica. Poderiam viver milhões ali, mas Darwin adaptou sua capacidade de sentir e verificou que haviam poucas vidas nos arredores. Os Filhos da Câmara tinham um controle rígido populacional segundo ele. Quando os três passaram a se infiltrar na cidade, o Domo, o controle que é responsável pela evolução dos Filhos da Câmara, liberou versões recriadas de Serafina, Perro, Aguja, Fuego, Sangre e os demais para impedir a aproximação dos mutantes a cidade.

A ordem era até mesmo incendiar a cidade só para poder eliminar os invasores e não deixar os segredos da Câmara escaparem. Na primeira briga, a coisa foi bem feia pros dois lados.  A vantagem ficou por conta do Sincro descobrir ali que agora poderia copiar poderes não só de mutantes, mas de qualquer um poderoso próximo. E foi assim que usou os poderes de Fogo pra queimar os inimigos, restando apenas a Aguja, que optou por se explodir e levou parte dos quarteirões ao redor. O resultado foi os Filhos da Câmara obliterados e os três mutantes saindo bem machucados, porém eram bons em regenerar. E isso foi apenas o primeiro dia.

O tempo passa diferente na Câmara. Foram 50 anos lá dentro logo de cara, que não passaram de dias aqui. A edição #19 da mensal dos X-Men traz um mapa temporal do que o trio de mutantes enfrentou por lá durante esse tempo. Acabaram graças aos seus poderes se adaptando a mudança de passagem do tempo rápido, mas não conseguiram fazer nenhum contato externo com o mundo fora da Câmara. Assim, os três continuaram em busca de dados suficientes, entendendo os ciclos temporais que faziam as crianças crescerem e evoluírem. Se infiltraram na sala onde cresciam os novos 'Filhos' e observaram as variações e mudanças deles a cada novo ciclo. Logo, perceberam que aqueles seriam definidos como a criação dos Pós-Homem (provavelmente o princípio do que vimos em Powers of X) e descobriram que a terceira geração de Filhos da Câmara seria aquela que iria pra Terra e tentaria tomar ela para si.


Passaram-se 100 anos desde a entrada deles ali e o trio de X-Men não conseguiu ainda descobrir um jeito de escapar da Câmara. Acabaram sendo emboscados em dado momento e Darwin é capturado. Levou mais algumas décadas para X-23 e Everett, agora amantes, voltarem a entrar no interior do centro de comando do Domo e depois de muitas tentativas sem sucesso achar Darwin de novo. O colega estava retalhado, sendo estudado e seus poderes mutantes de adaptação servindo para aplicar em experimentos com os Filhos da Câmara. Agora os inimigos estavam muito mais evoluídos e não deixariam o casal escapar ileso. 

A edição termina com a Wolverine se sacrificando para dar tempo de Sincro de conseguir cruzar a única passagem para o mundo exterior conhecida e ter assim contato telepático com o professor Xavier. Os Filhos da Câmara pegaram ele já na saída e o aniquilaram. Mas estava feito agora. Charles Xavier conseguiu fazer o backup mental do século de aprendizado do Sincro e ele foi usado para ressuscitar novamente Everett e atualizar os mutantes com os conhecimentos adquiridos. Everett tinha as lembranças de um velho de 100 anos agora, mas seus outros colegas voltaram a vida completamente zerados. Sua amada Laura não era aquela com quem ele envelheceu e se apaixonou naqueles dias. Será que poderíamos ver os dois juntos de novo?


Jonanthan Hickman e Mahmud Asrar terminam aquela história aberta da edição #5 deixando ainda muitas perguntas. Temos agora uma pista da origem dos 'Pós-Humanos', mas muita coisa ainda pra costurar sobre essa parte do futuro de Powers of X. E agora a gente tem que esperar oito semanas até o final de Maio pra ver mais X-Men e finalmente ver o começo de uma nova fase dos Mutantes com a primeira equipe formada por 'votação' do povo.

Coveiro

comments powered by Disqus