segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Noturno vai contra o Massacre e finalmente revela a "religião mutante"

 O final da história que acompanhamos em Way of X não aconteceu na própria minissérie. O que Si Spurrier estava desenvolvendo ali se tornou grande demais pra passar despercebido e pensando nisso a Marvel concluiu o desenrolar da ameaça do Massacre sobre Krakoa na edição especial X-Men: The Onslaught Revelation. Aqui, os poucos conscientes dos planos do Massacre sobre a população mutante se juntaram para criar um ataque único e preciso nessa que pode ter sido a maior ameaça a existência de Krakoa até então.



A história começa agora com quase todos os mutantes, mesmo os mais importantes líderes do Conselho Silencioso, influenciados pelo Massacre se juntando e repetindo um mantra estranho enquanto partiam para uma espécie de festa. Dá pra ver que nenhum deles está bem ali, agindo mais pela loucura do momento. Só que aos poucos vemos Noturno "resgatando" um pequeno grupo para serem seus aliados nessa empreitada. Kurt Wagner, aquele que ficou encabeçado de criar a nova religião mutante, foi um dos poucos que não ficou influenciado pelo Massacre e tomou consciência do real perigo graças ao Legião. Agora, ele se protegia no lugar criaado por David Haller chamado de Altar, um universo de bolso que serve de um santuário livre das influências do Massacre.

A Fada é  uma das primeiras que foi salva por Kurt e levada pro Altar. Lá estavam também Legião, os gêmeos Xorn, Fabian Cortez e a nova mutante conhecida como Lost. Fabian, por sinal, foi o responsável por lembrar Kurt de sua descoberta quando ele morresse e de fazê-lo lembrar quando o ressuscitassem. Ao livrar Fada da influência de Massacre, Kurt explicou como o "demônio psíquico" tem sobrevivido graças as 'pontas soltas' do processo de back-up de mentes de Xavier. Esse mesmo processo de back-ups que Massacre agora ameaça destruir e por fim de vez num dos maiores pilares da continuidade dos mutantes. Foi revelado nessas páginas também que a volta de Massacre também tinha o dedo da organização 'Orquídea', que usou o demônio psíquico como uma arma para desestabilizar o sistema de Krakoa.




O resgate de Kurt continua, sempre focado nos mutantes menos conhecidos, que chamariam menos atenção como a Pó, Stacy X, Loa, Cristal, Dj e outros. Todos eles tinham um propósito e formaram um pequeno time escalado pra tentar se infiltrar na reunião/festa de Krakoa promovida por Massacre e ter acesso ao Professor X antes que ele apagasse os back-ups. Graças a adaga espiritual da fada, ela podiam cortar a influência de Massacre de quem estivesse dominado. Primeiro, atacaram Magneto, que protegia Xavier. Quando Erik tomou consciência, foram atrás do Professor X que fugiu pela multidão.

Os outros do grupo reunidos por Kurt tinham sua própria função naquela ação. Doutor Nemesis espalhou um cogumelo que deixou as pessoas dominadas na festa mais suscetíveis. Já DJ e Cristal usaram seus poderes para criar uma outra festa mais atrativa que levaria a multidão através de um portal krakoniano até o Altar de Legião assim que Blink e outros teleportadores os levassem para Marte.

 Lá nesse microuniverso psíquico, David Haller e Kurt executavam a outra parte do plano em que consistia de fazer com que Fabian Cortez tivesse seu momento de redenção de seus pecados passados e isso fizesse com que a mutante Lost sentisse pena dele e não o odiasse mais. É curioso ver uma nova perspectiva de Fabian Cortez e ver o porquê de ele ser o homem mesquinho que se tornou. Ao refletir sobre suas próprias ações, Cortez finalmente viu os erros que cometeu e lamentou ter matado os país de Lost. Legião sabia que Lost tinha sido o "cavalo de troia" que levou Massacre até Genosha (num plano elaborado da Orquídea) e que ela ancorava o Massacre por conta da grande raiva dentro dela. Mas agora com a compaixão de Lost, foi possível retirar as influências malignas de massacre não só dela, como de todos os demais reunidos ali. Contudo, bem alimentado, o demônio psíquico teve que se revelar fisicamente.




O plano de Kurt e Legião seguem graças a Pó, que teve os poderes turbinados por Fabian Cortez. Ao se espalhar em forma de partículas em todos os presentes, foi possível usar uma espécie de congregação de todos os mutantes ali presentes unidos. Kurt define o processo como uma espécie de comunhão espiritual, mas a chama de "Faísca". Segundo os extras, aquilo não deveria ser definido como uma religião mutante, mas sim como um modo de vida. Naquilo que define o extra define como o primeiro de muitos capítulos do Livro da Faísca, a ideia é algo que não impede de você adorar suas antigas religiões. Ao mesmo tempo, é o poder de ligar nossos corações em algo único, mas ainda indefinido. A única coisa certa é em meio a "Eles governam a si mesmos" e não serão governados por outros. Com essa manifestação de sentimentos, Massacre é desfeito e derrotado.



Dois meses depois da ameaça do Massacre, vemos Lost e Fabian Cortez juntos falando sobre o que é a Faísca para jovens mutantes. Explicam que não é um culto, mas sim uma cultura. Ao longe, Noturno observa orgulhoso a mudança de relação dos dois. Agora, o universo do Altar criado por Legião também terá um novo propósito e servirá de quartel-general do grupo de mutantes "Legionários" que Kurt Wagner que criar para defender aquilo que une os mutantes. Isso explica o teaser que vimos tempos atrás do grupo do Kurt. Uma nova revista mutante vem aí.



Além de Si Spurrier, X-Men: Onslaught Revelation é desenhado por Bob Quinn. É uma conclusão muito boa da história, e que abre perspectivas para histórias ainda mais intrigantes com essa nova equipe X que vier a surgir. 

Coveiro

comments powered by Disqus