sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Após pedido de censura de cenas, Eternos não sairá em alguns países do Oriente

 De cara, o filme de Chloé Zhao já obteve um grande revés ao ser quase que de imediato "cancelado" pela China, averso a algumas opiniões públicas da Diretora. Agora, está sendo divulgado também que os Eternos da Marvel terão seu lançamento proibido em alguns outros países - uma lista que inclui Arábia Saudita, Kuwait e Qatar. 


Eternos estava programado para ser lançado na região do Golfo em 11 de novembro, mas ao que parece não será mais o caso. Segundo alguns veículos de imprensa como o The Direct e Comicbook.com, quando "censores locais" fizeram uma série de "solicitações de edição" - edições que a Disney alegadamente não estava disposta a fazer a pedido da própria diretora, Eternos supostamente desapareceu dos sites desses países mencionados - embora ainda esteja listado como "em breve" nos Emirados Árabes Unidos. Apesar de em nenhum dos casos esteja confirmando o motivo, existem "fontes" que informaram que a inclusão de um beijo de um casal do mesmo sexo em Eternos foi uma das cenas que os censores queriam remover. Há regiões mais radicais que também inclusive proíbem qualquer cena mais intima até mesmo entre homens e mulheres.

Um dos personagens de Eternos é Phastos, interpretado por Brian Tyree Henry (Atlanta, Homem-Aranha: No Aranhaverso). Phastos é um mestre engenheiro e inventor, cujos conhecimentos avançados ajudam a guiar a evolução tecnológica da humanidade (para o bem ou para o mal). No entanto, depois de ver como a humanidade usa seus dons de forma selvagem, Phastos encontra esperança renovada para a humanidade estabelecendo-se e formando uma unidade familiar humana com seu marido Ben e seu filho. Não é nenhum segredo que parte da história de Phastos incluirá um beijo na tela com seu marido - o primeiro beijo do mesmo sexo na franquia do Universo Cinematográfico da Marvel da Disney.

A região do Golfo ainda é uma área onde a homossexualidade é considerada ilegal, então não é um surpresa alguma supor que as autoridades do cinema dessa cultura queriam que a inclusão LGBTQ + em Eternos fosse censurada, enquanto a Disney sabia que tipo de grande controvérsia de relações públicas poderia resultar se as edições foram feitas. Mas isso é tudo especulação; A Disney ainda não comentou o assunto publicamente, enquanto uma rede de cinemas da região do Golfo afirmou que recebeu a palavra de que os Eternos haviam sido "banidos" sem nenhum motivo dado. À medida que a região do Golfo se torna parte de uma cultura mais globalizada, parece haver um equilíbrio delicado entre o compartilhamento da cultura popular dominante e a adesão às tradições culturais e / ou políticas.

Essa proibição pode não causar a maior queda na previsão de bilheteria da Eternos - mas também não ajuda. O filme é oficialmente o filme com pior crítica no UCM, apesar de um número substancial de fãs estarem mesmo assim marcando presença na estreia. O impacto que essas notas baixas e esses banimentos terá na receita do filme é ainda algo a ser ver. 

Eternos, dirigido pela diretora vencedora do Oscar Chloé Zhao, é estrelado por Gemma Chan como Sersi, Angelina Jolie como Thena, Richard Madden como Ikaris, Kumail Nanjiani como Kingo, Lia McHugh como Sprite, Lauren Ridloff como Makkari, Brian Tyree Henry como Phastos , Barry Keoghan como Druig, Don Lee como Gilgamesh, Salma Hayek como Ajak e Kit Harington como Dane Whitman. O filme já estreou nos cinemas de quase todo o mundo.

Coveiro


comments powered by Disqus