domingo, 7 de novembro de 2021

Grandes História Marvel no Brasil: A Trajetória dos Eternos

Quando Jack Kirby deixou a Marvel em 1970 para criar suas próprias revistas na DC Comics, parecia que esse seria o fim definitivo do REI com a Casa das Ideias. Pelos próximos cinco anos, Jack Kirby criou uma quantidade gigante de novos personagens na DC. Chamada de “O Quarto Mundo”, Kirby inovaria mais uma vez com seu talento.

O Quarto Mundo era formado pelas revistas: New Gods, Forever People, Mister Miracle e Superman's Pal Jimmy Olsen. Todas essas publicações eram uma verdadeira “costura cósmica”, linkando uma história à outra. Dois anos depois de sua saída, a Marvel era a editora número 1 do mercado, o Homem-Aranha naquele momento, era o principal super-herói do país. É se colocarmos um pouco de ironia nisso, a Marvel era a principal editora sem a presença de Jack Kirby... 

Com o Quarto Mundo, Kirby estava à frente do seu tempo. Por ser o criador e editor de seu próprio trabalho, o REI estava criando ideias e conceitos demais e conquistando leitores de menos. As vendas não estavam bem, e não tardaria para as suas revistas serem canceladas. Com o tempo, Jack ficou frustrado na DC, uma possibilidade de voltar a Marvel ganha força, Stan Lee e Jack Kirby trocam telefonemas. Um retorno à Casa das Ideias estava próximo de acontecer… Jack estava de volta, assim como na DC, o REI teria um contrato semelhante ao que tinha na editora do Batman. Stan Lee estava feliz e Jack Kirby também. Em sua volta, Jack retoma um dos seus personagens: o Capitão América. Depois de assumir a revista do Capitão, Jack Kirby trouxe um novo conceito que só ele poderia fazer, com uma nova série chamada “ The Eternals: When Gods Walk the Earth”.     

    


Em Os Eternos, Jack Kirby usou a teoria dos antigos astronautas, baseando-se no livro “Eram os Deuses Astronautas? ” do autor Erich Von Daniken, onde era apresentado o nosso planeta como um lugar que foi “visitado” por antigas civilizações de outros planetas, apresentando muitas das diretrizes criadas e cultuadas pelos nossos antepassados. Na série dos Eternos é apresentado os “Celestiais”, uma antiga raça de seres gigantes e humanoides extremamente poderosos que visitaram nosso planeta por quatro vezes em nossa história. Na primeira visita, os Celestiais usaram de experiências científicas de genética humana, criando dois tipos de espécies: Os Eternos e os Deviantes. 

Muitos anos depois, Os Celestiais retornam em uma segunda visita para avaliar os experimentos em nosso planeta e percebem a evolução dos Deviantes, sendo os primeiros seres a desenvolverem tecnologia em larga escala. Enquanto os Eternos, seres derivados dos seres humanos, acabam tendo vida longa e habilidades sobre humanas. Na terceira visita, os Celestiais retornam à Terra para avaliar a evolução da humanidade, e a quarta, já iniciada, é para fazer o julgamento final, para decidir se o planeta deve ser destruído ou não...em um tipo de apocalipse bíblico. 

Nos Estados Unidos, a série foi publicada em 19 edições, mais uma edição anual, entre 1976 a 1978. No Brasil, a série foi publicada pela primeira vez pela Editora Bloch, na revista do Capitão América nº 17 de setembro de 1976 indo até a edição nº 20 de janeiro de 1977. 

A Bloch acabou trazendo Os Eternos ao Brasil simplesmente pelo período. A série tinha estreado apenas há dois meses nos Estados Unidos, e com as histórias do Capitão América sendo as novas de Jack Kirby, a Bloch acabou criando um tipo de “almanaque” de Jack Kirby no Brasil. Das 20 histórias originais, a Bloch publicou apenas as quatro primeiras da série. Com o final da revista do Capitão, Os Eternos não seriam eternos na editora de Adolpho Bloch. Com o fim em janeiro de 1977, a série seria retomada pela Editora Abril apenas em junho de 1984, sendo uma das histórias que compunham os mix de Superaventuras Marvel a partir da edição nº 25. 

A Abril começou desde a primeira história, mas infelizmente acabou não concluindo a saga. Das vinte edições, a Abril publicou as treze primeiras ( SAM nº 25, 26, 33 a 37,40 a 44 e 48). Pela Bloch, a série não foi concluída porque a editora acabou falhando com todo o Universo Marvel, mas pela Abril o motivo foi outro. Os leitores não gostaram da saga dos deuses do espaço de Jack Kirby. A redação recebeu muitas cartas com críticas pela narrativa, que muitos não aprovaram e pasmem, críticas até pelos desenhos, o que fez com que a Abril interrompesse a série antes do tempo. Depois dos X-Men de John Byrne e Demolidor de Frank Miller, os leitores estavam muito exigentes. Uma pena, eu gostava...mas apenas uma andorinha não se faz verão…

Desde Superaventuras Marvel nº 48 de junho de 1986 com a última história publicada no Brasil, os leitores brasileiros só puderam ter todo o arco completo em janeiro de 2021,com exatos 35 anos de atraso. Foi graças à Panini com sua nova coleção Omnibus que pudemos ver a obra completa de Jack Kirby. Em formato gigante, a altura do legado deixado por Jack Kirby.

Outra série dos Eternos publicada no Brasil foi com a minissérie escrita por Neil Gaiman e desenhada por John Romita Jr em sete partes publicada pela Panini em 2007 e compilada anos depois pela Salvat em 2014, apresentando pontos canônicos de Kirby com um certo frescor trazido por Gaiman. Essa série está sendo novamente lançada em forma de encadernado pela Panini de novo este ano.


Um anúncio de última hora fica por conta da nova fase dos Eternos que está prevista já chegar em Novembro no Brasil com Kieron Gillen nos roteiros e Esad Ribic nos desenhos com um encadernado com as seis edições com capa cartão e 152 páginas.

capa ilustrativa apenas

Com o filme dos Eternos chegando, fica o registro de toda a criação e capacidade de Jack Kirby em desenvolver conceitos extraordinários. Sua obra demorou para ser concluída no Brasil, só quem é eterno conseguiu acompanhar. Ainda bem que foi antes da quarta visita dos Celestiais!

 Alexandre Morgado

 Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias do Brasil", livro que narra a história da Marvel em nosso país, relançado em 2021. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics.

comments powered by Disqus