terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Roteiristas de "Sem Volta ao Lar" falam sobre frase clássica e mudanças no futuro do Homem-Aranha

 Chris McKenna e Erik Sommers, a dupla de escritores de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa foi responsável por entregar o roteiro da história favorita dos fãs que foi aos cinemas em 2021 e fez o mercado cinematográfico todo se reaquecer. Eles estão lá desde o primeiro filme "De volta ao lar" e revelam aqui numa conversa com o The Hollywood Reporter porque somente nesse terceiro filme se consagra a jornada de herói de Peter Parker, com direito a fase emblemática e tudo mais:



Erik Sommers respondeu a questão sobre porque nunca antes usaram a frase sobre "poderes e responsabilidades" nos outros dois filmes de Tom Holland. "Não acho que houve muito ímpeto para colocá-lo nos outros dois filmes. Esta iteração do Homem-Aranha não começou contando a história da perda do Tio Ben. Começamos em um lugar diferente com Peter. Essas palavras estão tão ligadas ao tio Ben, não parecia haver um lugar natural para isso. Não estávamos nem pensando necessariamente: "Oh, temos que fazer isso neste aqui." Conforme a história começou a se desenvolver, e quando chegamos à cena com May, percebemos: "Este vai ser o tio Ben de Peter", e as palavras vão sair. Para a cena no telhado, onde os três Peters se encontram, sentimos fortemente que precisamos de algo para realmente, finalmente cristalizar para esses três caras que eles são iguais, que são irmãos. E que eles estão ligados de uma forma cósmica por algo e tê-los compartilhando essas palavras em comum parecia a melhor coisa a fazer".

Já Chris McKenna disse que "Algumas pessoas [perguntam]: “Oh, o tio Ben morreu? Ele foi culpado [pela morte de Ben]? Estamos perdendo a seriedade como parte desse personagem? ” Acho que é algo que sempre discutimos. “Qual é o problema com seu tio Ben? É uma paridade total - é um para um? É absolutamente da mesma maneira? ” Começamos a pensar: “Bem, talvez não seja. Talvez seu mentor seja May e ela tenha instigado essa coisa nele. Ele não diz: “Com grande poder vem grande responsabilidade”, mas diz algo nesse sentido na Guerra Civil, que é: “Quando você pode fazer as coisas que eu posso fazer e você não faz nada, então você são responsáveis." É o mesmo sentimento que acho que foi incutido nele pela Tia May, mas você começa a perceber que May realmente é o guia moral de sua vida e ela foi sua figura paterna".

"Espero que você comece a ver que este é um Peter Parker diferente. Eles são todos diferentes. Eles têm origens diferentes. Eles tiveram contextos diferentes e este Peter é o único desses três que teve um Tony Stark em sua vida. Então ele persegue a fama. Ele persegue essa figura paterna e a aprovação desse playboy filantropo e bilionário. Então ele percebe: “Eu não quero ser um Vingador. Estou perseguindo a coisa errada. ” E o próximo filme foi, “Eu não posso ser o Homem de Ferro. Eu só posso ser o Homem-Aranha. ” Neste, há uma maneira totalmente nova que ele tem de fazer o teste sobre o que esses outros dois caras foram testados. Pela morte de um ente querido nas mãos de um vilão. O que você vai fazer sobre isso? Eles o ajudam a chegar lá. Acho que as pessoas podem concluir o que quiserem, mas essas eram as coisas com as quais estávamos trabalhando enquanto avançávamos para a criação desta história para ele e realmente o conduzindo por um caminho sombrio. Eu acho que é o lugar mais escuro que ele já foi".



Na mesma entrevista, os escritores foram questionados sobre levar esse Homem-Aranha ao básico depois de três aventuras onde teve acesso a toda sorte de tecnologia a sua mão e ajuda quando podia. Sommers disse que "Nós sabíamos que íamos acabar naquele lugar. Quanto ao que significa, haverá ou não mais? Tudo o que podíamos fazer era tentar servir a essa história e contar o que sentíamos ser a melhor versão dessa história. Terminou em um lugar onde poderia parecer um momento final satisfatório para este Homem-Aranha em particular, ou definitivamente poderia continuar. Reunimos essa equipe em uma sala - e novamente, cada um desses filmes teve uma grande reação do anterior. Para ser um motor de história. Se houvesse outro, teríamos uma grande mudança no final que seria um grande motor de história para o que vem a seguir. Acho que pode ser uma conclusão satisfatória ou apenas mais um incidente realmente divertido, incitando para outra história. Espero que eles façam mais. Mas eu não sei".

McKenna concordou e falou que "Eu acho que é um final adequado se tivesse que terminar assim. Nunca sabemos. “Oh, Tom está fazendo outro? Seremos parte disso? ” A certa altura, só conseguimos ficar de olho naquele que estava à nossa frente. 'Esta é uma história satisfatória que não apenas parece que estamos terminando em um momento de angústia que está tentando enganá-lo para levar ao próximo?' Eu sinto que com esse final, Peter faz um sacrifício. Existem todos esses filmes da Marvel sobre ele tentando descobrir o que é ser um herói, o que é ser o Homem-Aranha, o que é ser Peter Parker, como equilibrar os dois, como ter tudo. Ele consegue ter tudo no final do último filme, logo antes da cena pós-crédito e então tudo é retirado. 'Ah não! O que eles vão fazer da próxima vez?'.

"Este parece mais maduro porque realmente é, como diz o Stephen Strange, 'Você está tentando ter tudo. Você não pode ter tudo. Você tem que fazer uma escolha'. Enquanto o Duende está lhe dizendo o tempo todo: 'Você é um Deus. Você pode ter tudo isso! Pare de tentar fazer uma escolha'. Mas sabemos que a coisa certa é que ele não pode colocar em perigo seus entes queridos. Ele ama tanto essas pessoas que não pode fazer parte de suas vidas e sabe disso por enquanto - será uma vida de Andrew Garfield? Não, eu não penso assim. Andrew Garfield mergulhou na amargura e na escuridão. Eu não vejo isso para este. Ele está esperançoso. Ele escolheu esta vida. Ele poderia derramar o feijão e trazer MJ e Ned de volta e ele poderia convencê-los de tudo e ter tudo o que queria quando entrasse no Sanctum Sanctorum do Dr. Strange. Ele poderia conseguir, mas agora ele tem uma escolha e ele não faz essa escolha porque ele sabe que, no final das contas, há um sacrifício que deve ser feito se ele vai ser a pessoa que May o criou para ser. Essa é a responsabilidade com a qual ele agora deve viver. De várias maneiras, estes são os outros dois [Homens-Aranha] ajudando-o a chegar a um lugar onde talvez eles tenham chegado antes dele. Este é o grande sacrifício. A morte de May é o ponto de virada em sua vida e realmente transforma o que significa ser Peter Parker e o Homem-Aranha em um lugar diferente para ele".



Homem-Aranha: Sem Volta para Casa tem direção de Jon Watts, roteiro de Chris McKenna e Erik Sommers e conta no elenco com Tom Holland (Peter Parker), Zendaya (MJ), Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Jon Favreau (Happy Hogan), Jacob Batalon (Ned Leeds), Marisa Tomei (Tia May), Benedict Wong (Wong), J.K. Simmons (J. Jonah Jamenson), Alfred Molina (Otto Octavius), Jamie Foxx (Max Dillon), Willem Dafoe (Norman Osborn), Thomas Haden Church (Flint Marko), Rhys Ifans (Curt Connors), Tony Revolori (Flash Thompson), Angourice Rice (Betty Brant), Paula Newsome (Representante do MIT), J. B. Smoove (Senhor Dell), Martin Starr (Sr. Harrington), Hannibal Buress (Técnico Wilson), Arian Moyad (Agente Cleary), além das participações mais que especiais de Charlie Cox como Demolidor e Tobey Maguie e Andrew Garfield de volta como seus respectivos Homens-Aranhas.

Coveiro

comments powered by Disqus