sábado, 13 de maio de 2023

James e Zoe Saldana falam da história da nova Gamora em Guardiões da Galáxia vol.3

Há um personagem que pode surpreender os espectadores em Guardiões da Galáxia Vol. 3 — Gamora. No novo filme, ela parece uma pessoa bem diferente. E é. Afinal, ela morreu durante os eventos de Vingadores: Guerra Infinita. Gamora foi levada por seu pai adotivo, Thanos, para recuperar a Joia da Alma para que ele possa completar sua Manopla do Infinito. A única maneira de obter essa pedra é matando Gamora, o que ele faz. Mas durante Vingadores: Ultimato, graças ao chamado “assalto no tempo”, uma Gamora do passado volta à cena. Vendo o que Thanos está errado, ela se alinha com sua irmã adotiva, Nebulosa, para ajudar o resto dos Vingadores a derrotá-lo de uma vez por todas. Ainda assim, aquela Gamora é alguém muito distante da que se apaixonou pelo Senhor das Estrelas e formou os Guardiões da Galáxia.


“Estou surpreso que Gamora esteja tanto nesta edição quanto o que aconteceu em Vingadores: Guerra Infinita”, explica a estrela Zoe Saldaña, que reprisa o personagem pela quinta vez. Ela presumiu que seu papel neste filme seria mínimo, simplesmente se juntando, “apenas para vir para duas cenas e depois se despedir de todos”.

Em vez disso, Gamora acaba desempenhando um papel importante ao longo do filme, pois ela não apenas auxilia os Guardiões em sua missão para salvar Rocket, mas também ajuda Peter Quinn Quill a fechar o livro sobre seu relacionamento anterior. Quill está feliz por ver Gamora viva novamente. O único problema é que esta não é a Gamora que ele conheceu e amou. Esta Gamora nunca fez parte da equipe dos Guardiões e não tem as mesmas memórias e sentimentos, algo com o qual Quill é forçado a contar, embora ele faça o possível para se conectar com ela.

“Acho que a Gamora de Guardiões da Galáxia Vol. 1 terá muito mais em comum com a Gamora do Vol. 3 com certeza”, continua Saldaña. “Eu acho essa Gamora muito emocionante porque ela é muito independente, selvagem e diferente. Há uma coragem nela que Gamora nunca teve, e espero que o público ache isso novo.”

Embora ela não faça parte da equipe dos Guardiões, não havia como o escritor e diretor James Gunn fazer outro filme dos Guardiões e não incluir a mulher mais mortal da galáxia. “Zoe é uma ótima atriz e permitir que ela seja a Gamora antes de conhecer os Guardiões, ela fica um pouco mais presa naquele lugar”, explica ele.



Já a produtora executiva Sara Smith reconhece que Gamora agora está lidando com mais conflitos internos do que nunca. Os Guardiões são estranhos para ela. “Acho que a outra coisa que Zoe traz é tão interessante que há um conflito real com o qual o personagem está lutando”, explica Smith. “Ela está meio que presa a um grupo de pessoas que a conhecem como outra pessoa e não é uma pessoa que ela reconhece, então ver o tipo de nuance na performance de Zoe e essa luta transparecer eu acho que é realmente, às vezes bastante emocional e bastante poderoso."

“Aprendemos um pouco em Guardiões da Galáxia Vol. 2, quando você ouviu as histórias de fundo de Nebulosa e Gamora, Nebula não é realmente a menina malvada”, continua Gunn. “Agora elas são adultas novamente e Nebulosa cresceu um pouco. Vemos Nebulosa e Gamora como são agora, e eles mudaram de papéis do que eram em Guardiões da Galáxia Vol. 1.”

“Amo muito esses momentos porque são tão simples, mas dizem muito sobre o relacionamento delas”, afirma Karen Gillan. “Acho que ambos foram criadas de tal forma que não são as mais externas com seu amor pelas pessoas, mas o sentem por dentro. Sai em um pequeno gesto e ruído muito indiferente, mas é carregado com muito mais porque essas irmãs se amam e passaram por tantas coisas juntas.”

E sobre o tema do amor, é Quill quem tem mais dificuldade em ver Gamora novamente. Ele perdeu a mulher que amava, apenas para ela voltar e nem se lembrar do nome dele. Chris Pratt chama essa nova virada para Gamora, “Um dos arcos mais interessantes em todo o Universo Cinematográfico da Marvel”.

“É um dos personagens mais bem escritos que já vi, e adoro o arco que ela percorre nesta terceira parte”, continua ele. “Isso realmente vai virar as pessoas de cabeça para baixo e desafiar suas expectativas de como você deve terminar uma trilogia com duas pessoas que já se apaixonaram antes.”

Então, embora ela possa não ser a mesma Gamora que o público conheceu ao longo dos anos, ela ainda está em sua essência aquela Gamora e vem em auxílio dos Guardiões quando eles mais precisam dela. Embora possa ser diferente do que ela está acostumada com o personagem, Saldaña adora a mensagem geral do filme e o papel que ela desempenhou nele.

“O que faz de James Gunn um contador de histórias especial é que ele encontra emoções genuínas, universais e comuns e conflitos comuns e os utiliza, e os coloca neste tipo de tapeçaria do universo e todos nós ainda somos capazes de nos relacionar com isso porque todos nós às vezes me sinto como um azarão,” ela explica. “Todos nós sofremos quando somos negligenciados, rejeitados ou tratados injustamente. Todos nós podemos sentir um grande nível de compaixão um pelo outro, então ele cria essa linda história com um tipo de sentimento universal, e você fica profundamente comovido. Você está profundamente comovido e foi isso que ele fez nesta história, então fiquei muito surpreso por chorar o tanto quanto chorei.



Com direção e roteiro de James Gunn, Guardiões da Galáxia vol.3 terá de volta os nomes de Chris Pratt como Peter Quill, Zoe Saldana como Gamora, Karen Gillan como Nebulosa, Dave Bautista como Drax, Pom Klementieff como Mantis, Sean Gunn como Kraglin e também o stand in do Rocket, Bradley Cooper como a voz do Rocket Racoon, Vin Diesel como Groot e Elizabeth Debicki como Ayesha. Os novos nomes que se juntam são Will Poulter como Adam Warlock, Chukwudi Iwuji como Alto Evolucionário e Maria Bakalova na voz de Cosmo.

Coveiro

comments powered by Disqus