domingo, 28 de maio de 2023

Kevin Feige e Jon Fraveau conversam sobre os 15 anos do Homem de Ferro nos cinemas

 Este mês marcou o 15º aniversário do lançamento do Homem de Ferro, o que significa que também se passaram 15 anos desde o início do Universo Cinematográfico da Marvel. Em homenagem a esta ocasião especial, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, sentou-se com o diretor do Homem de Ferro e Homem de Ferro 2, Jon Favreau, para refletir sobre o primeiro filme do UCM e falar sobre tudo, desde os efeitos até a escalação de Robert Downey Jr. Na verdade, Feige chamou a escolha de Downey Jr. como Tony Stark de uma das melhores decisões de elenco da história de Hollywood.



“Acho que essa é provavelmente uma das maiores decisões da história de Hollywood”, compartilhou Feige. "Lembro-me de filmes posteriores... Eu diria, Robert, não estaríamos nessa confusão se não fosse por você. O que significa que não teríamos um estúdio se não fosse por você."

"Lembro-me que Robert veio para uma reunião geral sobre isso - e lembro que todos vocês já o conheceram como Doutor Destino ou algo em outro projeto. Acho que ele apareceu em algo como talvez o Quarteto Fantástico? Então todo mundo meio que sabia quem ele era, e eu me lembro de sentar com o cara, e eu fiquei tipo 'Nossa, ele conseguiu – ele tem aquela faísca nele, em seus olhos e ele está pronto.' E foi quando estávamos em seu escritório [Kevin] e apontamos para a foto dele e dissemos: 'Temos que tentar entender isso.'" lembrou Favreau. "Uma vez que decidimos que era ele, foi quando minha vida ficou muito mais fácil." Ele acrescentou que Downey Jr. "tinha um padrão muito [alto] com o qual queria atingir, não querendo que isso parecesse básico. Ele queria que fosse especial."

“Não foi realmente até escalarmos Robert que eu entendi completamente qual era a tomada”, revelou Favreau. "Cada decisão se tornou muito mais fácil." Feige disse sobre Favreau e Downey Jr.: "Você e Robert são aquele filme, é o equilíbrio certo entre zombar dele ou tirar sarro de um momento, mas também, e é nisso que vocês dois são tão bons, tirar isso a sério."

Jon Favreau iniciou a produção de Homem de Ferro na primavera de 2006, e Robert Downey Jr. foi escalado como Tony Stark em setembro daquele ano. O filme do Quarteto Fantástico do diretor Tim Story (apresentando o Doutor Destino como vilão) começou a produção dois anos antes, na primavera de 2004, e foi lançado nos cinemas em julho de 2005. Isso deve apenas ilustrar o nível de paciência que Robert Downey Jr. teve que ter ao tentar encontrar o caminho certo de volta aos holofotes. Em meados dos anos 2000, as controvérsias fora das telas do ator tornaram-no cada vez mais difícil para os estúdios investirem; seu papel como Tony Stark em Homem de Ferro foi um divisor de águas tanto para a carreira de Downey quanto para Feige, Favreau e seus sonhos de um Universo Cinematográfico da Marvel.

Falando sobre a estratégia de desenvolvimento do filme, Fraveau disse que "Você tem dois públicos de cinema. Você tem o público casual do cinema que só quer vir e se divertir. Você ainda precisa torná-lo divertido para eles ou para alguém novo, da próxima geração. Acho que você tem pessoas que sabem disso melhor do que você. E como você faz isso funcionar para ambos? E isso é muito complicado (coisa)."

Feige acrescentou: "Eu diria que essa é uma das razões pelas quais colocamos a cena pós-crédito de Nick Fury no final. Portanto, não seria intrusivo ou perturbador para alguém que pensa 'Por que Sam Jackson está aqui? Por que Sam Jackson está em sua sala de estar ? Mas se você esperou por esses créditos (você provavelmente está pronto)." O diretor do Homem de Ferro então relembrou: "Como Edgar Wright sugeriu, até o final dos créditos. Lembra o que mostramos a ele em Skywalker? Foi, (originalmente) logo após os primeiros créditos. Ele falou algo como 'nah você tem que colocá-los durante todo o caminho.'"



Por enquanto, não se espera que Robert Downey Jr. interprete o Homem de Ferro novamente, mas nunca diga nunca. Afinal, o ator já confessou mais de uma vez ter saudade do começo de tudo:

"Do que eu mais sinto falta? Estar nas trincheiras com Kevin Feige o tempo todo; o começo com Jon Favreau, é como um lindo sonho agora; o meio, com Shane Black em Homem de Ferro 3, nós tínhamos Exton e filmamos principalmente em Wilmington, NC", compartilhou Downey no ano passado. "Foi idílico e subversivo. E o Final, quando percebi que fiz tantos amigos íntimos no elenco do UCM, e os irmãos Russo me ajudando a abraçar o arco de Tony."

O vídeo completo tem mais de 21 minutos e traz cenas nostálgicas de bastidores do primeiro filme e muita conversa que você só vai ouvir pela primeira vez aqui. É um bom material para os fãs e até mesmo daria um ótimo especial para o Disney+.

Coveiro

comments powered by Disqus