quinta-feira, 13 de maio de 2021

Supervisor de VFX da Marvel fala sobre roupa do Capitão América, Madripoor e mais de Falcão e o Soldado Invernal

 Muito parecido com o WandaVision antes dele, O Falcão e o Soldado Invernal foi uma série tão cinematográfico quanto qualquer outra coisa que a Marvel Studios lançou até agora. Ambos os programas trouxeram efeitos visuais de primeira linha que rivalizam com aqueles que você vê na tela de cinema. Quando se trata da série estrelada por Anthony Mackie e Sebastian Stan, quem é o responsável por todos os efeitos especiais é Eric Leven, que supervisionou todos os detalhes desde a sequência insana de paraquedismo até o novo traje de Sam Wilson no final. Em conversa com o Comicbook.com, Leven falou como é estar hoje na maior estúdio dos cinemas do momento:

“Com as coisas da Marvel, eles realmente estão constantemente mudando e evoluindo as cenas e movendo as cenas e apenas tornando-as cada vez melhores”, Leven contou. "E foi ótimo ter o tempo e os recursos para realmente tornar essas coisas tão realistas e incríveis quanto possível. As conversas que estávamos tendo... O que Falcon faria nisso... Como ele realmente salvaria essa pessoa? O que faz mais sentido? Como ele jogaria o escudo? Essas são ótimas conversas que continuam a se repetir e a tornar as coisas ótimas. Foi divertido. "

Falando de um dos cenários mais fantásticos da série, Leven contou como foi o processo de criação de Madripoor,a cidade fictícia dos quadrinhos que junta toda a grande bandidagem do universo Marvel. "Bem, para ser justo, isso começa com o departamento de arte. Nesse caso, Ray Chan e sua equipe, antes mesmo de começarmos, nos forneceram algumas artes-chaves incríveis para basearmos tudo. Então eles fizeram muito trabalho pesado para começar. Além disso, quero dizer, as tomadas de estabelecimento são todas CG, mas eles construíram um cenário para adicionarmos quando estávamos em Low Town, então foi uma experiência colaborativa muito boa e Ray é fantástico e seu trabalho é incrível. Fomos, sim, basicamente capazes de apenas construir sobre o que aconteceu em cima do que eles trouxeram para a mesa" disse o editor de VFX.

"Em seguida, passamos por rodadas de referência, em termos de quais cidades podemos olhar para isso. Uma das coisas interessantes sobre as fotos amplas em Madripoor é que se você olhar nos livros, sempre há uma sampana ou alguns barcos muito velhos no porto. Então, inicialmente, tínhamos aqueles, também, em Madripoor e eles decidiram: "Nah, não é isso que queremos fazer na concepção do UCM do que é Madripoor. Queremos que seja mais como um paraíso para trapaceiros sonegadores de impostos super-ricos", então, em vez de sampanas, vamos colocar esses barcos de cigarros e grandes mega iates e coisas assim. Então, foi interessante ver como ele evoluiu a partir das diferentes fontes. 

Quando questionado sobre o que o público irá mais se surpreender ao descobrir que se trata de algo em CGI e não real, Leven explicou que "Há uma série de fotografia que você nunca perceberá que fizemos em CG. O que vem à mente agora é, há um tomada no final da luta no Episódio Cinco, entre Bucky, Falcão e Walker, quando Sam pega o escudo e limpa o sangue dele e aquilo foi completamente CG, com sangue no escudo CG. A maioria das tomadas do escudo foram CG, mas aquela, em particular, está bem na câmera. É muito perto e parece fantástico. Muito bom. Há cenas de John Walker no Episódio Quatro, quando ele está atacando Nico, ele joga o escudo em Nico e devido ao seu desempenho e sua pantomima, tivemos que substituí-lo do pescoço para baixo. Então é tudo digital, obviamente, quando ele pula da janela. Eu acho que essas fotografias parecem ótimas, mas é tudo CG nelas também".

O Comicbook.com quis saber porque a maioria das tomadas do escudo são substituídas por CGI e o supervisor explicou que "Parte disso é, obviamente, para você não pode jogar o escudo real porque é delicado e mágico, e você não pode bagunçar tudo. Então, na maioria das vezes, quando você está lutando com o escudo, você está usando um escudo para acrobacias, que é feito de borracha. Ou simplesmente que não parece muito correto, especialmente em close-up, por isso precisa ser substituído. E outra coisa interessante é que ninguém nunca havia colocado nada no escudo real antes. Os caras do adereço ficaram surpresos quando pedimos sangue nele. O escudo é perfeito o tempo todo. Está sempre limpo. Então, quando você está no set e está tentando colocar sangue, é da cor certa? É a consistência certa? E as coisas mudam. E quão fino é quando Sam esfrega um pouco? Essas são conversas que temos na pós-produção. Portanto, é mais fácil descobrir isso na edição. E então, sim, todo o sangue foi adicionado depois e quando você adicionar sangue digital, pode ser mais fácil fazer um escudo digital. 

O Comicbook.com também quis saber que mudanças a equipe de VFX teve que trabalhar a partir do momento que Sam vira o novo Capitão América. "Bem, era tudo sobre as asas, e também sobre a maneira como ele voa com essas asas. Já fizemos uma grande mudança na forma como o Falcão voava no início do seriado - porque antes, quando o Falcão voava, ele sempre está com as mãos nas asas. E queríamos nos afastar disso, porque teríamos muitas imagens dele nesta pose da Cruz de Ferro. Queríamos encontrar algo um pouco diferente ", explicou Leven. "Usamos pessoas reais em jatos como referência - caras que realmente voam com jetpacks reais - e eles geralmente têm apenas os braços ao lado do corpo. Queríamos dar a Sam a flexibilidade de voar de maneira diferente no início do seriado. No final , quando ele é o Capitão América, há um conjunto diferente de asas. Queríamos ter elas diferentes poses para ele e como ele se equilibrava; quão confortável ele se sente com essas asas, e também as poses das asas. Quão tipo asa delta elas ficam , ou quão flexíveis elas são? Se elas forem muito flexíveis - você não quer ter muitas curvas em S, por exemplo, ou eles começam a parecer que são feitos de matéria-prima ", acrescentou. "Então, descobrir tudo isso foi uma jornada interessante." 

Sobre se o novo uniforme de Agente Americano de John Walker é real ou CGI alterando o antigo, Leven garantiu que "é real. Aqui está o aspecto engraçado dos efeitos visuais. Os efeitos visuais podem fazer muito, mas acho que todo supervisor de efeitos visuais dirá a você a mesma coisa. Você vai querer fazer isso como efeito prático se puder. E isso vale para qualquer coisa, explosões, cidades, pessoas voando pelo ar, é por isso que pulamos em pára-quedistas tanto quanto você pode conseguir na prática, nós pressionamos para fazer na prática. Então, houve conversas sobre, 'Podemos pegar a velha roupa do Capitão América de Walker e apenas recolorir para seu agente americano?' Mas, no final do dia, decidimos que é melhor fazer isso na prática.

Como exemplo de melhor uso de cenas reais, Leven exemplificou com o salto usando roupas-esquilos dos paraquedistas. "Esse é o objetivo. Se você pode fazer o suficiente na prática e é, novamente, assistir esses paraquedistas fazerem seu trabalho, foi simplesmente fascinante. Quer dizer, os caras foram incríveis. Não apenas fazendo essas incríveis manobras aéreas, mas também filmando a si mesmos, fazem isso e filmam várias tomadas. Eles começaram no ar e voltaram e fizeram a segunda, a terceira tomadas. Foi incrível. Mas se você pode obter algumas fotos práticas, então a sequência você começa a ... Você não tem certeza do que é real e do que não é. E então o objetivo é: "Bem, talvez todos eles tenham conseguido. Talvez seja tudo real. Talvez haja realmente um cara voando por aí, eu não sei. Talvez eles realmente tenham ido para o deserto. Talvez sejam realmente helicópteros. "

O editor de VFX contou que ele próprio acabou participando na prática dessa tomada. "Esses caras me pegaram. Eles me levaram no último dia do último salto, eles me levaram para o skydiving. E foi engraçado, porque eu tinha percebido que estávamos todos subindo nesse avião e estou pulando junto com um daqueles paraquedistas. E eu disse, "Nossa, todo mundo neste avião tem um pára-quedas, exceto eu."

Falcão e Soldado Invernal chegou ao Disney+ e conta com Anthony Mackie como Sam "Falcão" Wilson e Sebastian Stan como Bucky "Soldado Invernal" Barnes como protagonistas. Além deles, estão também Emily Van Camp como Sharon Carter, Daniel Bruhl como Helmult Zemo, Wyatt Russell como Johnny Walker, Georges St-Pierre como Batroc, Adepero Oduye como Sarah Wilson, Erin Kellyman como Karli Morgenthau, Danny Ramirez como Joaquin Torres, Carl Lumbly como Isaiah Bradley, Elijah Richardson como Eli Bradley, além de Clé Bennet, Noah Mills, Julie Zhan, Desmond Chiam, e Miki Ishikawa. A série foi dirigida por Kari Skogland com roteiro de Derek Kolstad, Michael Kastelein e Malcolm Spellman.

Coveiro

comments powered by Disqus