quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Homem-Aranha: Passados revirados e mais do mistério de Kindred revelado

Os últimos momentos de Nick Spencer na revista do Espetacular Homem-Aranha estão de fato a fazer com que todos os leitores, os ainda fiéis e mesmo aqueles que deixaram de ler por alguns anos, voltem-se com atenção para os acontecimentos que começaram em Guerra Sinistra e permeiam as edições finais da revista mensal ligadas a esse arco. Até mesmo alguns trechos de páginas vazaram antes da hora acendendo mil teorias sobre quem é de fato Kindred e qual seria seu plano final.

Antes de chegar a essas respostas, ou parte delas, vamos fazer um breve resumo de como acabou a minissérie Guerra Sinistra, que acabou juntando várias versões de vilões do Homem-Aranha formando diversos grupos e variações do Sexteto Sinistro atrás dele. A edição #4 final que saiu na última quarta-feira terminou bastante crítica e cheia de pontos a ressaltar.

Primeiro porque tivemos a morte do Fred Meyers, o Bumerangue, se revelando afinal um amigo de verdade do herói ao se colocar na frente de um ataque mortal do Morlun e acabar morrendo no lugar do ex-colega de apartamento. É um momento triste para um personagem que passou todo esse tempo sendo bem desenvolvido e ganhando tridimensionalidade pelo Nick Spencer desde a revista dos Inimigos Superiores do Homem-Aranha. 


Mais para o final, o Homem-Aranha ganha uma ajuda inesperada também do Otto Octavius, que conseguiu reverter controle que Kindred colocou sob todos os vilões ali ao usar uma modificação do capacete do Formiga Negra e colocou todos a nocaute. Peter agradeceu, mas o Doutor Octopus alertou que não fez isso por ele, mas sim para não ser peão de vilão nenhum. Parece que no fim ele conseguiu um pouco do caráter heroico que almejava da época de Aranha Superior e acabou perdendo. Saiu de lá deixando Peter Livre, mas o lembrando que a ameaça de Kindred estava a solta por aí.

Por fim, antes de acabar, observamos que o Doutor Estranho deu "sorte" no jogo e ganhou na roleta para o Mephisto. O diabão parecia incomodado, talvez fosse algum paralelo com Homem-Aranha ter escapado do ataque inescapável de todos os seus vilões, mas lembrou que o pior para o Peter ainda estava por vir...

Agora, seguimos em frente com a reveladora edição #73 do Espetacular Homem-Aranha. Vimos pelo preview que saiu antecipadamente aqui que ao tirar a máscara para Mary Jane dessa vez, Kindred se revelou não sendo o Harry como achávamos, mas sim a... Gwen Stacy...? Bem, nada é o que parece nessa brincadeira de demônios. Fora isso, vimos algumas páginas que apontavam que os eventos de 'Pecados Pretéritos' estavam sendo retconeados. Mas de que jeito?

Bem, as explicações começam logo de cara na página seguinte em que vemos Kindred tirando a máscara. Aquela não era a Gwen Stacy, mas sim sua suposta filha, Sarah, da rocambolesca história escrita por J.M. Straczynski  e desenhada por Mike Deodato na década passada. Como todos devem lembrar, Pecados Pretéritos começa com a ideia de que Sarah e Gabriel seriam filhos gêmeos de Stacy com Peter que ela teve no passado em segredo na sua viagem a Europa. Ao final da saga, acabamos descobrindo que na verdade, eles eram filhos de Gwen e Norman Osborn, causando ainda mais horror nas tão conturbadas lembranças que Peter tinha da sua falecida namorada loira. Só que a história que nos foi contada no passado era na verdade bem diferente.

Era tudo parte de um plano póstumo e intricado de Harry Osborn.


A edição #73 nos relembra que o desfecho final daquele longo arco dos pais ressuscitados de Peter Parker era na verdade um plano maquiavélico de Harry junto com Camaleão que criou 2 MVAs perfeitos de Richard e Mary Parker. Essa era a vingança dele para com Peter. Mas ele reservou algo para o pai também. Junto com Mysterio e Mendel Stromm, Harry criou em laboratório os bebês e fez todo um plano mirabolante para fazer Norman acreditar que eles eram seus filhos. Os filhos que ele sempre almejou e não aquele que ele sempre considerou um fracassado.

A edição não explica direito o que de fato biologicamente são Gabriel e Sarah, mas fica bem claro que Harry fez várias tentativas e várias versões foram descartadas porque não conseguiam manter a integridade celular e começavam a se decompor antecipadamente. Muitas versões foram enterradas para ter aquela versão que vimos na história de Straczynski em 2004. E mesmo naquela época já sabíamos da instabilidades dos corpos dos dois devido ao processo nada natural de aceleradamente de idade avançado. Mas agora descobrimos um detalhe a mais. Essa Sarah diz que a mente daquela menina que MJ conheceu já se foi e a pessoa que ocupa a sua cabeça apenas usa seu corpo como um "hospedeiro". 



A edição segue costurando todas as pontas soltas da história de Straczynski. Conta que foi o Mysterio se passando por psicólogo da Mary Jane que a fez acreditar na mentira de que Gwen teve mesmo um caso com Norman. Também explica num vídeo póstumo do Harry como ele ludibriou o pai tão bem com a ajuda de Beck. E em um breve interlúdio da edição, vemos que Carlie Cooper revelou para Harry que no seu necrotério estava de fato o esqueleto do Harry Osborn original. Essa versão do Harry mais boazinha do One More Day parecia no fundo já saber que ele era uma grande farsa. E se ele não é o Harry original, o que ele é de fato? 


Antes da conversa entre Mary Jane e Sarah acabar, fica claro que apesar de ser o corpo da Sarah ali, quem fala é Harry Osborn. Ao que parece, com uma ajudinha do Camaleão, ele consegue modificar seu verdadeiro rosto, podendo esconder desde as marcas do decaimento celular da sua face até o ponto de remodelar e parecer-se de novo com o Harry. O que a gente não sabe é como ele ocupa o corpo de Sarah. Seria através de uma tecnologia desenvolvida por ele antecipadamente para ser usada em mais um plano póstumo? Seria ele voltando do inferno o que justificaria a presença de Mephisto marginalmente nessa história??

As respostas certamente vão vir na edição final de número 74. Os principais envolvidos - Peter, Kindred, MJ, Norman e o Harry (de One More Day) estão convergindo para um só ponto da história. E na última página, um impaciente Doutor Estranho confronta Mephisto para acabar com seus jogos...

Coveiro

comments powered by Disqus