terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Chloé Zhao ainda sente-se honrada por poder dirigir Os Eternos


A diretora Chloé Zhao é conhecida por fazer filmes maravilhosamente humanos que confundem a linha entre realidade e ficção, incluindo The Rider, de 2017, e Nomadland, vencedor de vários Oscars no ano de 2021. Para muitos, ela provavelmente não seria a primeira pessoa a vir à mente se você fosse solicitado a nomear um diretor de filmes de super-heróis. Só que ela é apaixonada por eles e por isso aceitou fazer Eternos da Marvel, que saiu ano passado e foi bombardeado por críticas. Mesmo sendo mal avaliada provavelmente mais pela decisão de ir a esse tipo de blockbuster, a diretora não se arrependeu na entrevista que deu ao RadioTimes:

“Oh meu Deus, é uma honra”, disse Zhao, que nomeia dois filmes do Capitão América, O Soldado Invernal de 2014 e Guerra Civil de 2016, como seus favoritos do UCM até hoje. “Mas também é muita pressão, porque eu entrei como fã, então você quer ter certeza de fazer o certo pelos fãs, mas também levar o UCM adiante. Estamos em um momento de transição após a Saga do Infinito e você não quer jogar pelo seguro, você quer olhar para esses filmes e perguntar, como podemos desconstruir e redefinir tudo o que pensamos sobre eles.”

Então, como esse filme se conecta aos outros no UCM? “A história é desencadeada quando metade da população da Terra é trazida de volta em Vingadores: Ultimato”, disse Zhao. “O retorno de metade do planeta é um grande evento ecológico e há consequências.” E o que faz Eternos se destacar de outros filmes de super-heróis é seu conjunto diversificado, com Zhao carinhosamente os classificando como um bando de “desajustados” e como “imigrantes de outro planeta que não podem voltar para casa”. 

Eternos também apresenta um super-herói gay (Phastos, o inventor, de Brian Tyree Henry) e uma super-heróina surda (a velocista Makkari de Lauren Ridloff), enquanto são as personagens femininas que assumem papéis de liderança. “Esses indivíduos podem existir como eles mesmos; eles simplesmente parecem de uma certa maneira, amam de uma certa maneira, se comunicam de uma certa maneira. Espero que você não apenas se veja na tela, mas também aqueles que são muito diferentes de você, e se relacione com a dor dessa pessoa, mesmo que pareça mais com a pessoa ao lado dela. É um poder silencioso, mas eu amo isso” colocou a diretora.

E Como foi trabalhar com a maior estrela do grupo, Angelina Jolie? “Fiquei nervosa no começo, qualquer um ficaria. Eu a admirei de longe praticamente toda a minha vida”, confessou Zhao. “Mas como ela mesma faz filmes e eles geralmente acontecem em lugares difíceis do mundo, ela realmente entendeu o que eu estava tentando fazer. Angie está interpretando a personagem fisicamente mais forte, mas Thena está quebrada por dentro e para ter essa vulnerabilidade ela compartilhou muito de quem ela é e o que ela passou na vida.”

Embora Eternos tenha sido sua primeira vez trabalhando em um grande projeto de estúdio, Zhao está cheia de elogios pelo apoio que recebeu para entregar sua visão e não sente necessariamente que sua liberdade artística foi comprometida. “Com filmes menores você pode ter liberdade porque de certa forma você pode fazer o que quiser, mas quando você termina às três da manhã e depois tem que levar seu elenco para casa porque eles não têm meio de transporte, há limitações lá também”, disse ela. “Para um filme tão grande, cada movimento que você deseja fazer, centenas de pessoas precisam se mover com você. Então as decisões acontecem um pouco mais devagar. No entanto, você também tem recursos ilimitados para realizar sua imaginação, você pode ir a lugares, você tem tempo, há muitas outras maneiras de ter liberdade.”

Então, qual foi o destaque deste projeto? “O que mais me orgulha são os momentos em que os Eternos se reúnem. Há muitas faíscas. São pessoas que em estilos de vida regulares não necessariamente pertencem um ao outro, mas conseguem encontrar seu lugar dentro dessa família muito disfuncional. Isso, eu amo acima de tudo.”

Eternos, dirigido pela diretora vencedora do Oscar Chloé Zhao, é estrelado por Gemma Chan como Sersi, Angelina Jolie como Thena, Richard Madden como Ikaris, Kumail Nanjiani como Kingo, Lia McHugh como Sprite, Lauren Ridloff como Makkari, Brian Tyree Henry como Phastos , Barry Keoghan como Druig, Don Lee como Gilgamesh, Salma Hayek como Ajak, Kit Harington como Dane Whitman, Harry Styles como Eros, Patton Oswalt emprestando a voz para Pip e Harish Patel como Harun. O filme chega essa quarta-feira ao Disney+

Coveiro

comments powered by Disqus