terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Roteiristas revelam as estratégias e ideias para os três diferentes Peters Parkers em "Homem-Aranha: Sem volta para Casa"


Podemos dizer que Homem-Aranha: Sem Volta para Casa não foi o lá o filme mais seguro e que manteve seu roteiro incólume no rigor que exige a Marvel Studios. Desde cedo, tendo até os próprios atores recontratados como responsáveis pelos vazamentos, vimos boa parte das surpresas do filme vindo a tona desde cedo. Para os roteiristas Erik Sommers e Chris McKenna, assistir a tantos fãs bombardearem com entusiasmo todo tipo de especulação sobre o filme foi uma das muitas experiências incomumente intensas durante sua realização. 

“Estávamos muito animados com essas diferentes surpresas”, disse Sommers à Variety. “E então, de repente, parece que as pessoas decidiram que Andrew e Tobey estavam voltando, então talvez algumas dessas surpresas não fossem tão surpreendentes. Isso era preocupante, mas ao mesmo tempo, o nível de especulação e interesse era realmente excitante. Foi um grande combustível para continuar e dar [aos fãs] algo que os encantaria. ”

“Tínhamos percorrido alguns caminhos diferentes com ideias de histórias diferentes que não eram [o multiverso] que provocariam algo assim no final dele”, disse McKenna. Finalmente, todos pensaram: “Por que provocar sobre o multiverso quando você pode simplesmente fazer isso?”. Eles começaram a escrever "Sem Volta para Casa" em dezembro de 2019 - e realmente não pararam até o início de 2021, quando a produção foi encerrada. Reunir uma história gigantesca que atendeu a uma infinidade de personagens de três franquias diferentes do filme "Homem-Aranha" durante a pandemia de COVID-19 levou a, como diz McKenna, alguns "dias sombrios" em que parecia que o filme nunca iria acontecer .

Um exemplo foi em março de 2020, quando a dupla ainda estava trabalhando no primeiro rascunho do roteiro. “Foi como,‘Espere, vocês estão perguntando sobre o roteiro? ’”, brinca McKenna sobre o período louco da pandemia. “'Estou comprando armas, geradores, ramen e papel higiênico!'”

Recorrendo ao final de "Longe de Casa", em que o Peter Parker de Tom Holland é apresentado como o Homem-Aranha para o mundo, Sommers e McKenna sabiam que esse incidente incitante seria o pedido de Peter ao Doutor Estranho (de Benedict Cumberbatch) para lançar um feitiço que colocaria sua identidade do Aranha de volta ao armário, por assim dizer, e que dando errado isso abriria o multiverso. Mas eles tiveram que começar a escrever sem saber ao certo se os atores que haviam interpretado os personagens anteriores dos outros iriam, de fato, aparecer no filme. Então, a princípio, todos os principais personagens anteriores do “Homem-Aranha” estavam em jogo.

A obrigação inicial da dupla era: “Vamos escrever o roteiro que é a pia da cozinha e vamos agir como se fôssemos conseguir tudo o que desejamos”, lembrou McKenna. “E como o desejo de Peter, tornou-se um pesadelo, e foram necessárias pessoas muito, muito talentosas para nos ajudar a não morrer no final.”

No filme final, muitos personagens de legados - incluindo Mary Jane Watson de Kirsten Dunst, Gwen Stacy de Emma Stone e Tia May de Sally Field - não aparecem. Mas a dupla está reticente em discutir como esses personagens podem ter trabalhado no primeiro rascunho do filme. “Nós percorremos caminhos diferentes com personagens diferentes que simplesmente não cabiam”, disse McKenna. “Não podemos entrar em detalhes sobre isso porque pode ser o tipo de coisa em que eles ainda encontrarão uma maneira de explorar essas ideias. Então, eu odiaria estragar qualquer coisa, porque acho que nos divertimos muito. ”



É suficiente dizer, entretanto, que seus primeiros roteiros tinham muitos personagens - muitos para fazer justiça. “No primeiro rascunho, mordemos mais do que podíamos mastigar”, disse Sommers. "Talvez alguns argumentem que ainda mordemos mais do que podemos mastigar."

Os roteiristas sabiam que a atração central de uma história de multiverso era a nostalgia dos filmes anteriores do “Homem-Aranha”, mas eles foram firmes em evitar que isso se tornasse o que impulsionava sua história. “O mais importante é que isso não seria apenas um monte de fan service. Não seriam apenas chamadas ao palco para todos ”, diz McKenna. “Nós tivemos que descobrir uma maneira para que este [filme] contasse a história desse Peter Parker agora, organicamente saindo de onde deixamos o último filme. Essa sempre foi nossa estrela do norte guia. Sim, é uma ideia muito divertida. Não vamos esquecer Peter. Você não pode se perder na mistura. Tem que ser sua jornada emocional. ”

Como McKenna e Sommers escreveram, eles criaram uma nomenclatura útil para diferenciar os três Peter Parkers durante a execução do roteiro: em homenagem a Sam Raimi, que dirigiu todos os três filmes do "Homem-Aranha" de Tobey Maguire, o Peter de Maguire foi chamado de "Peter Raimi-verso" ou “Homem-Aranha Raimi-verso” (dependendo se ele estava com a máscara ou não). Da mesma forma, o Peter de Garfield foi chamado de "Peter Webb-verso" ou "Homem-Aranha do Webb-verso" em homenagem ao diretor Marc Webb. Para simplificar, o Peter de Tom Holland era apenas chamado de Peter. Isso presumia que Maguire e Garfield estivessem a bordo. Felizmente, a dupla de roteiristas recebia atualizações periódicas - e otimistas - dos produtores sobre como garantir os atores.

“Quase tudo o que ouvimos foi:‘ Sim, entramos em contato. Ele está interessado. Ele acha que parece legal '”, diz Sommers. “Nós pensamos,‘ Sério ?! Oh, ótimo! 'Mas nada foi garantido”. No início, eles planejaram uma introdução muito diferente para os Peters de Maguire e Garfield. Eles chegariam logo após a morte da tia May do nosso Peter, e não por acaso. “Eles são trazidos por um personagem da Marvel que diz,‘ Aqui estão os seus salvadores e eles vão ajudá-lo nisso ’”, diz McKenna (embora ele se recuse a dizer qual personagem era). “Foi mais como um deus ex machina.” 

Meu chute? Parece algo próprio da Madame Teia...



“Estávamos mudando muito a história”, disse McKenna. “Já estávamos com dois meses de produção. E agora estávamos tendo que dar outra pancada no ato três, o que não tivemos tempo porque estávamos filmando o ato um e o segundo ato". A incerteza constante e os novos protocolos COVID-19 fez a dupla ter medo de estragar o momento crucial de todo o filme. Então eles se esconderam durante o Natal e criaram o que está agora no filme: Ned (Batalon), mexendo no anel de teletransporte do Estranho com MJ (Zendaya), acidentalmente conjura um portal para Peter Parker de Garfield enquanto se pergunta onde poderia estar o Peter de Tom Holland.

“Foi um feixe de luz na escuridão”, disse McKenna. “Foi um grande presente, especialmente naquele ponto do processo de escrita, escrever para aqueles dois personagens. É a parte mais sombria do ano, a parte mais sombria da produção, a parte mais sombria do desenvolvimento da história, e era tipo, Oh! Agora temos Tobey e Andrew. ”

Eles diferiram em várias coisas, mas os três Peters a partir daquele ponto tinham em comum a frase "com grande poder também deve vir uma grande responsabilidade". Erik Sommers lembra que “Houve uma grande discussão sobre o quanto usar essa frase. Essas palavras são tão carregadas. Você deve ter muito cuidado com onde e quando emprega-lás. Havíamos decidido que May diria isso a Peter, mas será que o trazeríamos de volta como algo que ajudasse os três a identificar esse estranho elo cósmico que eles têm? Ou seria demais ouvir de novo? No final das contas, a equipe decidiu, vamos ouvir. ”

A cena também permitiu que McKenna e Sommers reforçassem que os outros Peters não estavam ali apenas para salvar o dia. Eles poderiam, em vez disso, inclinar-se para o que os torna únicos: enquanto o Peter de Maguire estaria mais estabelecido na idade adulta, o de Garfield ainda estaria de luto pela morte de Gwen Stacy no final de "Espetacular Homem-Aranha 2". “Podemos realmente diferenciar esses dois personagens, estabelecer que eles estão em duas partes muito distintas de suas próprias jornadas na vida”, disse McKenna. “Nós poderíamos realmente nos apoiar, por exemplo, no Peter do Webbverso tendo problemas - ele está em um lugar obscuro em sua própria vida.”

Essa percepção também levou ao que é, para muitos, o momento mais emocionante do filme: durante a batalha climática na Estátua da Liberdade, MJ começa a cair e o Peter de Tom Holland é incapaz de pegá-la - então o de Garfield o faz, imediatamente explodindo em prantos quando desta vez salva a garota. Ambos os roteiristas dão crédito a Jon Watts por ter criado esse momento, que eles experimentaram pela primeira vez assistindo a um rolo de pré-visualização apresentando ideias para a batalha final.

“Houve uma animação de todas essas coisas diferentes [potencialmente] acontecendo no final”, diz McKenna. Peter de Garfield salvando MJ “foi um dos que vimos e pensamos,‘ Como não estamos fazendo algo assim? '”

McKenna e Sommers, como basicamente todos os envolvidos com “Sem Volta para Casa”, falam geralmente sobre a possibilidade de fazer outro filme de “Homem-Aranha” com a Holland, sem se comprometer com quando, ou se, isso aconteceria. Mas e os futuros filmes do “Homem-Aranha” com Maguire e Garfield?

"Eu espero que sim!" diz McKenna. “Eu adoraria ver mais de suas jornadas. Nós até conversamos sobre, ‘Oh, poderíamos fazer uma cena [pós-créditos] com ele! Poderíamos fazer uma cena com aquele! Podemos fazer um programa de TV com os dois viajando em uma van resolvendo mistérios? ’”, acrescenta Sommers.

McKenna sorri, feliz por brincar sobre um filme sobre o qual ele teve que ser tão cauteloso por tanto tempo. Mas então ele se contorce um pouco, percebendo que foram longe demais. “Tipo,‘ Não, você não deveria dizer isso ’”, ele brinca. “Estamos fazendo Tobey e Andrew em uma van indo de cidade em cidade!”


Homem-Aranha: Sem Volta para Casa tem direção de Jon Watts, roteiro de Chris McKenna e Erik Sommers e conta no elenco com Tom Holland (Peter Parker), Zendaya (MJ), Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Jon Favreau (Happy Hogan), Jacob Batalon (Ned Leeds), Marisa Tomei (Tia May), Benedict Wong (Wong), J.K. Simmons (J. Jonah Jamenson), Alfred Molina (Otto Octavius), Jamie Foxx (Max Dillon), Willem Dafoe (Norman Osborn), Thomas Haden Church (Flint Marko), Rhys Ifans (Curt Connors), Tony Revolori (Flash Thompson), Angourice Rice (Betty Brant), Paula Newsome (Representante do MIT), J. B. Smoove (Senhor Dell), Martin Starr (Sr. Harrington), Hannibal Buress (Técnico Wilson), Arian Moyad (Agente Cleary), além das participações mais que especiais de Charlie Cox como Demolidor e Tobey Maguie e Andrew Garfield de volta como seus respectivos Homens-Aranhas.

Coveiro

comments powered by Disqus