segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Roteiristas revelam como foi escrever três Homens-Aranhas em "Sem volta para Casa"

 Semanas após a estreia, os principais spoilers do filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa estão soltos por aí. E agora que a coisa está mais ou menos liberada para se comentar por aí, o The Hollywood Reporter esteve com os escritores Chris McKenna e Erik Sommers pra falar sobre o último filme do Cabeça de Teia e como foi conseguir reunir Tom Holland com os seus antecessores Tobey Maguire e Andrew Garfield.


Questionado sobre se o filme poderia ir para um caminho muito diferente caso alguém tivesse negado voltar ao papel, Chris McKenna disse que "Tudo o que você pode fazer é agir como se estivéssemos pegando todos que queremos e deixar os poderes chegarem a essas pessoas e ver se isso pode realmente se tornar uma realidade. Mas vamos realmente começar a trabalhar como se tivéssemos essa lista de desejos cumprida. Temos que gerar um esboço e páginas de script e tudo isso. Então começamos a ouvir de volta: “Oh, algumas pessoas estão interessadas. Eles não desligaram o telefone. Eles estão nisso. ” E então foi essa coisa louca sobre a qual continuamos escrevendo".

Erik Sommers continuou dizendo que "uma vez que foi decidido coletivamente que íamos dar esse golpe, tínhamos que nos comprometer e fazer o que era certo para a história. Se sentíssemos: "É aqui que essa pessoa deve entrar, é assim que eles teriam uma influência nesta história e na jornada de Peter, este seria o lugar certo. Vamos escrever para essa pessoa. Se não funcionar, então, obviamente, vamos lutar. ” Muitas vezes, quando você impõe uma restrição criativa às coisas, isso acaba levando a algumas soluções alternativas e criativas. Tivemos que planejar com otimismo e deu certo".

"Os produtores e Jon se deram bem com eles e contaram a ideia básica. Eu acho que pessoas como Alfred [Molina] e Willem [Dafoe], eles simplesmente parecem que estavam no jogo" disse McKenna. "A certa altura, você tem que mostrar páginas. Você tem que viver de acordo com o conceito. Levar duas pessoas lá que eram tão cruciais para o terceiro ato do filme. Eles tinham que ter certeza de que era a coisa certa para eles. A chegada deles traz muita bagagem para eles. Sua própria bagagem. A bagagem dessas séries, que eles apenas tinham que ter certeza de que não era apenas uma chamada de cortina, que na verdade estava continuando suas histórias de uma forma que fosse significativa para eles também. E estava honrando tudo o que eles haviam feito e dando um passo adiante. Obter todo o feedback dos atores foi crucial em cada papel. Ouvindo, “Oh Willem Dafoe quer dar um passeio com você e falar sobre seu personagem”, eu sou tipo ‘Santo—! OK!'"

McKenna explicou que "sabendo que tínhamos que enviar páginas para Tobey e Andrew,  a certa altura, tivemos que fazer com que eles fizessem o Ato III. Tínhamos que enviar essas páginas para eles literalmente há um ano, estávamos ocupados enviando páginas para eles antes do Natal do ano passado". O enviou seguiu todo protocolo de segurança da Marvel Stdudios. "Tivemos que levar essas páginas para eles. Foi tão bom. Eles estavam a bordo, mas não tinham visto nada. Eles conheciam a ideia, confiavam em todos, mas estávamos no meio da guerra de fazer o filme, mudando tanto, mas também - estávamos indo em direção a eles, então eles tinham que ver as páginas e basicamente ver, “OK, sabemos que houve uma pandemia. Sabemos que essa coisa passou por um milhão de mudanças, sabemos que tem sido muito difícil” Felizmente, eles leram as páginas e disseram: “Oh, OK, sim! Podemos trabalhar com isso. ” (Risos)


Sommers interrompeu pra lembrar que os dois atores antecessores "tinham ideias e foi muito interessante e útil ver seus pensamentos. Ninguém conhece o personagem tão bem - ou pensa tanto nele - quanto alguém que precisa incorporá-lo e vendê-lo. É sempre valioso ouvir o que o ator está pensando. Definitivamente moldou o que fizemos".

"Eles tinham grandes ideias que realmente elevaram tudo o que estávamos buscando e adicionaram camadas e um arco e nós realmente começamos a aprimorar a ideia de que esses dois caras estavam realmente ajudando o Peter Parker do Tom em sua jornada para se tornar quem ele acaba se tornando. Há um momento moral crucial que o ajuda a passar no clímax do filme. Muito disso que foi trazido pelas ideias de Tobey e Andrew e moldando o que eles pensavam que seus personagens poderiam trazer para esta história" continuou McKenna.

Chris McKenna disse também que se dedicaram a dar personalidades diferentes aos antigos Peter Parkers "Nós pensamos: 'Temos que torná-los cada um muito específico'. Como escritores, sempre dizíamos: 'Onde estão esses personagens em suas vidas quando entram no filme?' Onde está o Tobey? Não o estamos desagregando. Ele é um cara de 43 anos que está entrando nesse filme, e Andrew Garfield, onde eles estão em suas vidas? A última vez que você viu Andrew Garfield, foi após a morte de Gwen, e isso deve tê-lo enviado para uma espiral negra, da qual talvez ele nunca tenha saído. Não sabemos, porque não houve um terceiro filme que víssemos. Onde ele foi? Talvez um lugar muito obscuro. Queríamos ser fiéis aos personagens desses filmes. Realmente ter conversas sobre como especificar onde eles estão, sem revelar muito. Não entrando, derramando todos os grãos. 'O Peter de Tobey está administrando as Indústrias Peter Parker!' Você só queria ter algumas dicas disso sem ser toda essa exposição como fan service.

Segundo McKenna, Tobey e Andrew deram sua opinião sobre onde achavam que seus personagens deveriam ficar. "Tobey queria dar mínimo sobre o quanto você sabe. Muito, muito mínimo. Andrew realmente amou a ideia de que ele ainda está torturado sobre o que aconteceu em Espetacular Homem-Aranha 2 e onde isso o deixou, e como eles poderiam levar isso a Tom. 'Podemos ter empatia por você. Nós sabemos o que você está passando. Se alguém no mundo sabe o que você está passando, somos nós'. Mas também, 'Podemos ser faróis'. Tobey, especialmente, passou por essa escuridão. Achamos legal que o Peter do Andrew ainda estivesse no meio daquela escuridão. Eles não estavam aqui apenas para falar, "Dois incríveis heróis cavaleiros Jedi que aparecem e vão ajudá-lo a derrotar os bandidos." Eles estão mexendo em suas próprias coisas. Estávamos tentando escrever para os personagens que eles fizeram um ótimo trabalho de criação e realmente sendo verdadeiros com esses personagens e essas histórias e esses mundos, de modo que não parecesse que estávamos fazendo uma chamada de cortina no estilo de apenas fan-service".



McKenna também revelou que uma das partes favoritas suas no filme foi o Peter Parker de Andrew Garfiels se emocionando após salvar a MJ. "Acho que o último terço do filme é minha parte favorita de todo o filme. Você chega a esse ponto e pensa: “Nós poderíamos realmente ter deixado cair a bola e a culpa seria nossa”. Porque esses caras estavam no jogo. Eles apareceram e nós retrabalhamos todas aquelas cenas quando eles apareceram [com] os atores, os produtores e o diretor. Nós retrabalhamos a cena da escola no último andar e todas essas coisas e havia muita improvisação divertida desses caras. Andrew realmente se inclinou para ser o irmão do meio solitário. Essa é uma das coisas que começamos a dizer. “Ele é o irmão do meio!” Você tem o irmão mais velho, Tobey, que é o sábio. O irmão do meio, ele sente que não está chamando a atenção dos outros dois. Funciona tão bem para esse personagem. Andrew se inclinou para a síndrome do irmão do meio. 'O bebê está recebendo toda a atenção! Quanto a mim?' (Risos)".

"Ele obviamente está sofrendo. Acho que ele tem tantos floreios excelentes. Tobey também. Eu acho que a dinâmica dos irmãos, é por isso que é tão bom quando Andrew diz: "Deus, eu sempre quis ter irmãos." Embora simplista, é um ótimo paradigma para os três se unindo e você quer que pareça, 'Oh, não são apenas doppelgangers'. Eles são diferentes. Eles não são a mesma pessoa. Eles nascem da mesma experiência e da mesma picada de aranha. Eles são como irmãos. Ninguém sabe o céu e o inferno se o que é estar em uma experiência como a de seu irmão. Ninguém sabe como é essa família. Pelo menos eles tiveram a sensação de: "Você não está sozinho. Existe uma comunidade. Cada um de vocês sofreu à sua maneira. ” E então, para obter ajuda para curar um ao outro, foi maravilhoso fazer parte de como chegar lá.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa tem direção de Jon Watts, roteiro de Chris McKenna e Erik Sommers e conta no elenco com Tom Holland (Peter Parker), Zendaya (MJ), Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Jon Favreau (Happy Hogan), Jacob Batalon (Ned Leeds), Marisa Tomei (Tia May), Benedict Wong (Wong), J.K. Simmons (J. Jonah Jamenson), Alfred Molina (Otto Octavius), Jamie Foxx (Max Dillon), Willem Dafoe (Norman Osborn), Thomas Haden Church (Flint Marko), Rhys Ifans (Curt Connors), Tony Revolori (Flash Thompson), Angourice Rice (Betty Brant), Paula Newsome (Representante do MIT), J. B. Smoove (Senhor Dell), Martin Starr (Sr. Harrington), Hannibal Buress (Técnico Wilson), Arian Moyad (Agente Cleary), além das participações mais que especiais de Charlie Cox como Demolidor e Tobey Maguie e Andrew Garfield de volta como seus respectivos Homens-Aranhas.

Coveiro

comments powered by Disqus