domingo, 1 de maio de 2022

Diretor comenta sobre como o episódio 5 de Cavaleiro da Lua tratou a origem do transtorno dissociativo de Spector

 

O quinto episódio de Cavaleiro da Lua, chamado de Asilo, é um dos mais importantes ao mesmo tempo que difíceis de assistir da série. É aqui que após passar por uma experiência no pós-vida, Marc e Steven tem que reviver seus passados e comum e descobrir assim a origem de seus traumas que o levaram ao transtorno dissociativo que é característica do personagem nos quadrinhos e também aqui na série. Em conversa com a Marvel.com, o diretor Mohamed Diab, a produtora Sarah Goher e o diretor de fotografia  Gregory Middleton falaram sobre os desafios dessas cenas.

"Episódio 5 ["Asylum"] é o meu episódio favorito, e é o episódio favorito de Oscar Isaac. É o episódio em que você se aprofunda em quem ele é e como ele conseguiu o Transtorno Dissociativo de Identidade", compartilhou Mohamed Diab. “Seu maior medo, seu maior problema em sua vida, ele se protegeu da memória de ser responsável pelo que aconteceu com seu irmão… com o Programa de TV."

“Um dos maiores desafios que tivemos foi que você tem essa batalha contínua dos deuses neste grande mundo épico, e então você tem o trauma interno de Marc Spector e sua batalha consigo mesmo”, revelou Goher. "Como você conecta isso para não sentir que tem duas histórias que acabaram de ser cortadas juntas? E se aquela grande batalha fosse realmente um reflexo - fosse a dualidade de sua batalha interna?"




O último episódio de Moon Knight também mergulhou em águas bem profundas com a introdução da mãe de Marc Spector, Wendy (vivido pela brasileira Fernanda Andrade). Durante o episódio, é revelado que sua reação à morte acidental de seu filho foi um grande catalisador para Marc criar a personalidade de Steven Grant para se proteger da dura realidade de como sua mãe o tratou. Goher revelou o pensamento que todos nos bastidores de Cavaleiro da Lua colocaram por trás dessa história.

“Queríamos ser super respeitosos sobre como o luto pode transformar alguém em um monstro, mas também [precisávamos refletir] que ela não é uma pessoa ruim”, continua o produtor de Cavaleiro da Lua. "As menores coisas podem afetar uma criança e, em seguida, podem desencadear um efeito dominó de coisas. Lembro que estávamos conversando com Oscar e Mohamed, parecia que ter a coisa toda com a mãe parecia tão real. Você poderia facilmente se conectar também para todo o mundo maior dos deuses [lutando pelo poder]."

Um verdadeiro momento de clareza acontece depois que Steven finalmente vê o que levou ao seu surgimento inicial como a personalidade dominante nos últimos meses. Marc tem um colapso fora de sua casa  depois de se recusar a comparecer ao Shiva de sua mãe e soluça na rua. Mais uma vez, na esperança de lidar com essas emoções, ele traz Steven Grant à frente para ajudar. 

Concentrando-se apenas em Marc mudando para Steven, os espectadores veem em primeira mão como os dois se tornaram tão entrelaçados. Foi uma cena difícil de filmar, como explica o diretor de fotografia do Cavaleiro da Lua, Gregory Middleton, e havia muitas partes móveis para capturá-la. Ele menciona: “A única coisa sobre ter a câmera perto dele, em geral, é que há uma profundidade incrível no que ele está fazendo. Nesse ponto, eu só sei que quero estar perto o suficiente para sentir cada pequeno tremor.”

No entanto, não é apenas Marc nesta cena, mas também Steven, e uma memória adicional de Marc, criando um desafio para capturar cada uma de suas emoções individuais, ao mesmo tempo em que amarra tudo junto. “Neste caso, também tivemos o problema adicional de ele se observar, depois ele observar seu eu mais jovem e depois ele se ver indo embora. Discutimos isso com Mohamed e Oscar para descobrir, onde você quer ir? Se estivéssemos usando três câmeras para obter todos os [momentos passados] de Marc, precisávamos de algo para garantir que as imagens ainda funcionassem, e também seria fiel à maneira como sabemos como Oscar quer se comportar.”



 
Essa cena emocional não foi realmente a mais desafiadora para o episódio 5. Esse mérito vai para o momento em que Steven corre para dentro da caverna atrás dos jovens Marc e Randall. Pensando que poderia salvar Randall, Steven entra na caverna escura e apertada, na esperança de alcançar os meninos antes que seja tarde demais. Para conseguir isso, a equipe criativa usou uma caverna como apenas uma cena externa e, em seguida, construiu outra caverna para realmente submergir Isaac em um tanque controlado. No entanto, a equipe criativa percebeu que menos era mais, e quanto menos os espectadores vissem, melhor.

“É uma coisa muito difícil, em termos de narrativa. Eu quero ver o que está acontecendo, mas eu não quero nenhuma luz lá…. Para criar um clima e fazê-lo parecer apropriadamente escuro. É uma sensação de mistério”, continua Middleton. “Quando você entra na água, às vezes você fica embaixo e pode nunca sair. Ouvir [Steve] entrar em pânico e chamar seu irmão é como – estou chorando só de pensar nisso agora. Você só quer ter certeza de capturar isso.”

É uma cena difícil para todos assistirem, ainda mais estressante pelo fato de que – assim como Steven – ninguém pode ver o que está acontecendo nas profundezas da caverna. A cena também foi difícil por outro motivo para Diab, já que o próprio diretor é claustrofóbico. Como ele brinca: “Geralmente, sou um diretor muito prático. Se estou empurrando o ator na água, eu pulo com ele. Mas eu não poderia nesse caso. Foi muito difícil para mim até assistir.”

“Foi filmado de uma forma que você não vai ver o que aconteceu com as crianças”, acrescenta Diab. “Sim, eu quero pressionar você o máximo que pudermos, mas não vamos chegar lá. Mas você vai sentir isso através do que você vê Steven passar. A maneira como ele está preso lá e gritando para aquelas crianças. É um momento tão assombroso. E então você não vê o que acontece, mas você vê as consequências. Eu amo a narrativa naquele [momento], os cortes e o que você deixa e o que você vê. Essa cena é uma das minhas cenas favoritas, com certeza.”




Cavaleiro da Lua tem Oscar Issac como protagonista vivendo Marc Spector/Steven Grant. Ethan Hawke teve seu personagem confirmado como Arthur Harrow e May Calamay será Layla El-Faoly . Além deles, também foram confirmados na série os atores Lucy Thackeray (Donna), Gaspard Ulliel (Anton Morgat) , Loic Mabanza e F. Murray Abraham foi escalado para sua voz ser a da divindade Konshu. Na premiere, foram confirmados agora os nomes de Rey Lucas, Shaun Scott, Ann Akinjirin, Antonia Salib e a brasileira Fernanda Andrade. Os diretores são Mohamed Dib, Justin Benson e Aaron Moorhead.

Coveiro

comments powered by Disqus