sexta-feira, 24 de março de 2023

Real motivo da demissão da produtora da Marvel Studios Victoria Alonso é finalmente revelado

 A história por trás da demissão da produtora executiva da Marvel Studios, Victoria Alonso, pela Disney, finalmente foi explicada. Devido ao seu mandato de 17 anos com a empresa e posição como presidente de física e pós-produção, efeitos visuais e animação, a notícia da saída do produtor de longa data do MCU deixou a indústria em choque quando veio a público na segunda-feira, 20 de março. Desde que sua saída ocorreu em meio a lutas e atrasos no estúdio, as acusações sobre o papel de Alonso no "ambiente de trabalho tóxico da Marvel", particularmente em termos de efeitos visuais, dominaram a conversa. Mas o principal motivo pode ter sido bem diferente do que acreditávamos.

Após a notícia de que o co-presidente da Disney Entertainment, Alan Bergman, fez a ligação para remover Alonso, um novo artigo finalmente revelou o motivo por trás da drástica reformulação da cúpula da Marvel Studios.  De acordo com o The Hollywood Reporter, o drama indicado ao Oscar de Victoria Alonso, Argentina, 1985 é responsável pela demissão da Disney do co-fundadora da Marvel Studios. Isso porque Alonso foi uma das produtoras do drama jurídico internacional distribuído pela Amazon e com isso ela acabou inadvertidamente violando seu contrato assinado em 2018. Nesse contrato, todo os funcionários da disney eram proibidos de trabalhar para estúdios concorrentes.

Além disso, Alsonso não apenas deixou de pedir permissão para contribuir com Argentina, 1985, mas depois que a Disney soube de sua violação, ela continuou trabalhando no filme e contribuiu dedicando parte do seu tempo para a publicidade do filme. Fontes afirmam que Alsonso foi lembrada de sua quebra de contrato em várias ocasiões, mas continuou a promover o drama, incluindo sua aparição no tapete vermelho do Oscar ao lado do diretor de Argentina, 1985, Santiago Mitre. O fato de Alsono estar envolvida na promoção do drama enquanto a Marvel Studios produzia um número recorde de projetos pesados ​​de efeitos visuais supostamente irritou a Disney também. 

A questão supostamente atingiu o clímax nos dias seguintes ao Oscar, quando Victoria se promovia na festa como a produtora do filme estrangeiro. Isso resultou em Alan Bergman, pressionado por vários executivos da Disney, ao lado do departamento jurídico e de recursos humanos da Disney, tomar a decisão de demiti-la.


Em resposta a história do The Hollywood Reporter, a advogada de Victoria Alonso, Patty Glaser,  afirmou que a verdade é que sua cliente foi “silenciada” pela Disney, mas apenas insinua que uma revelação a essa afirmação seguirá de uma forma ou de outra em breve:

"A ideia de que Victoria foi demitida por causa de um punhado de entrevistas à imprensa relacionadas a um projeto de paixão pessoal sobre direitos humanos e democracia que foi indicado ao Oscar e no qual ela recebeu a bênção da Disney para trabalhar é absolutamente ridícula. Victoria, uma latina gay que teve coragem de criticar a Disney, e foi silenciada. Então ela foi demitida quando se recusou a fazer algo que acreditava ser repreensível. A Disney e a Marvel tomaram uma decisão muito ruim que terá sérias consequências. Há muito mais nessa história e Victoria a contará em breve - em um fórum ou outro".

A alegação de que ela reeprendeu a Disney pode ser uma referência a uma declaração que ela fez a Bob Chapek durante os prêmios GLAAD de 2022, após o incidente do projeto de lei "Don't Say Gay" na Flórida. Embora isso não fizesse sentido, já que ela foi demitida sob a liderança de Bob Iger, e não de Chapek, que até a Disney demitiu devido à maneira como as coisas estão acontecendo ultimamente. Tendo essas conversas contraditórias vindo de vários lados, cabe a nós esperarmos mais do desenvolvimento disso nos próximos dias.



A demissão de Alonso ocorre em meio a especulações de que a Marvel poderia atrasar ainda mais vários de seus projetos, incluindo muitos de seus programas da Disney+. E para quem achava que sua demissão estaria ligada a uma melhora da relação de trabalho e qualidade dos efeitos especiais nos próximos filmes, isso não é uma verdade correlacionável. Na verdade, a saída repentina de Victoria Alonso pode ainda significar mais dor de cabeça para o estúdio para se otimizar nessa questão.


Coveiro

comments powered by Disqus