quarta-feira, 22 de março de 2023

Uma atualização sobre os motivos da saída de Victoria Alonso da Marvel Studios

 A saída de Victoria Alonso na última sexta-feira levantou um sinal vermelho entre os veículos de informações especializados, pois nenhum deles conseguiu antecipar esse movimento dentro da Marvel Studios até a segunda feira. Sem nenhuma confirmação oficial ainda por parte do estúdio, muitas hipóteses sobre a saída da terceira em comando dos Estúdios Marvel surgiram e que trazemos até vocês neste artigo.


A informação mais recente que temos até aqui veio agora pouco da Variety, que compartilhou quem supostamente foi responsável pela chocante saída de Victoria Alonso de seu cargo de presidente de produção física e de pós-produção, efeitos visuais e animação da Marvel Studios. Embora o motivo por trás de sua demissão seja desconhecido, um grupo de executivos da Disney, incluindo o co-presidente da Disney Entertainment, Alan Bergman, que sempre esteve muito atuante nos projetos da Marvel Studios, fez a decisão final.

O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, supostamente não estava envolvido na decisão e não interveio quando Victoria Alonso foi demitida. O estúdio estava sob forte pressão nos últimos anos para fornecer conteúdo atraente de alta qualidade tanto nos cinemas quanto no Disney+, com a franquia de filmes de maior bilheteria da história tendo expectativas de ajudar a impulsionar o serviço de streaming também. E cabia ao cargo de Victoria Alonso garantir que um grande número de títulos fosse lançado durante o intenso cronograma de distribuição, ao mesmo tempo que mantivesse a qualidade de sempre de seus efeitos especiais.

Sobre o que pode ter sido o pivô dos problemas que levou ao péssimo gerenciamento da pós-produção dos filmes e dos efeitos especiais, há o forte rumor que aponta uma péssima relação da Vice-Presidente de Mídia Física, Pós-Produção, VFX e animação com os animadores profissionais. Pra entender melhor essa história, devemos ir até um artigo lançado pela Vulture em janeiro, em que o autor Chris Lee relatou que a Disney e, por extensão, a Marvel Studios, criaram uma lista negra para artistas de efeitos visuais que não atendem aos seus padrões exigência. Após a saída repentina de Victoria Alonso, Lee foi ao Twitter para dizer que "Victoria Alonso foi a única responsável pelo ambiente de trabalho tóxico da Marvel:"

“Tantas fontes de VFX me disseram que Victoria Alonso foi a única responsável pelo ambiente de trabalho tóxico da Marvel: uma criadora de reis que recompensou fidelidade inquestionável com uma avalanche de trabalho, mas que também manteve a lista negra que manteve os profissionais de FX de olhos arregalados de medo.”

Ele enfatizou quanto controle o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, e Victoria Alonso tiveram sobre a pós-produção, "aprovando pessoalmente cada cena:"

"Ela detinha uma quantidade absurda de poder, controlando todas as principais decisões criativas nos filmes e programas da Marvel. 'Kevin Feige e Victoria Alonso aprovam pessoalmente cada cena, todo o trabalho de efeitos visuais, que geralmente é o trabalho de um diretor ou apresentador de um show ', um técnico me disse."

Lee republicou mais citações de seu artigo da Vulture, apontando que "todos [tinham] muito medo de Victoria Alonso:"

"'A principal de quem todo mundo tem medo é Victoria Alonso... se ela gostar de você, você vai conseguir um emprego e vai subir na indústria. Se você a irritou de alguma forma, você vai ficar congelado'."




Jeff Sneider, do Below the Line, disse que uma fonte não ficou surpresa com a saída de Alonso, apenas com a brusquidão da saída dela. Segundo a fonte, Alonso teria ficado infeliz por algum tempo e "fora de sincronia" com outros líderes da Marvel ultimamente.

No entanto, por outro lado, Joanna Robinson, do The Ringer, que anda escrevendo uma biografia não autorizada da Marvel Studios, contestou as afirmações de Lee de que Alonso era uma "fazedora de reis" e afirmou que "Isso é exatamente o oposto do que ouvi de todas as pessoas que já trabalharam com ela. Eu diria que é uma descaracterização grosseira."

Robinson não rejeitou as fontes de Lee abertamente, mas que "isso não é absolutamente quem Victoria é:"

"Chris fez muitas reportagens excelentes sobre o estado do trabalho dos profissionais de efeitos visuais em Hollywood e particularmente na Marvel, e sei que suas fontes anônimas têm algumas preocupações muito legítimas, mas isso não é absolutamente quem Victoria é."

Há, portanto, ainda muito murmurinho, mas não parece estar totalmente claro quem é o culpado por esse ambiente de trabalho aparentemente tóxico, mas os dedos certamente estão sendo apontados diretamente para Victoria Alonso. Talvez, essa história nunca fique inteiramente esclarecida e nenhuma das partes queira levar os reais motivos a público. O que devemos estar cientes é que de algum modo muito profundo, as relações entre o estúdio e os animadores vai mudar drasticamente. Esperamos que para melhor.

Coveiro

comments powered by Disqus