quinta-feira, 22 de julho de 2021

Designer de Loki revela detalhes visuais da Cidadela do Fim dos Tempos

 O seriado de Loki certamente é um deleite visual, um trabalho em detalhes feito pela equipe de produção da Marvel Studios que raramente se vê mesmo nos filmes. E em especial, o último episódio nos trouxe uma coisa ainda mais magnanima, a Cidadela do Fim dos Tempos, o lugar onde Aquele que Permanece vive por milênios. Com uma arquitetura incomum que chama atenção, a Vanity Fair foi até o designer de produção da série, Kasra Farahani, que já trabalhou também como artista conceitual da Marvel Studios, para esmiuçar todo o processo. E com isso temos até mesmo mais detalhes da trama... incluindo um mistério envolvendo um quarto Guardião do Tempo. Confira na integra a conversa:


Vanity Fair: Como esse local foi inicialmente descrito para você? O que os escritores estavam procurando?

Esta é uma daquelas coisas que estávamos projetando, pelo menos de forma preliminar, na ausência de um script. Quando começamos, tínhamos roteiros para os primeiros episódios, mas os outros eram apenas um esboço. Nós sabíamos que era a Cidadela no Fim dos Tempos, onde estava Aquele que Permanece. Existem algumas imagens precedentes nos quadrinhos. Era basicamente uma fortaleza no topo de um minúsculo asteróide. Grande parte do objetivo do programa era ter a âncora visual e narrativa da TVA, mas depois ter que ter esse grande universo com todos esses locais diferentes que abrangem um amplo espectro visual. Sabíamos que a Cidadela seria o último local, então queríamos que fosse particularmente espetacular.


Tivemos a ideia de fazer algo inspirado por Petra na Jordânia - então essa noção de que a arquitetura foi esculpida in situ a partir do próprio asteróide, em vez de ser erguida por meio de materiais de construção diferentes. Tudo seria literalmente retirado do próprio asteróide. Este é um tipo de grande compromisso, aparentemente, porque para que funcione, não poderia haver mais nada trazido. Teria sido estranho ter a arquitetura esculpida neste asteróide - que lançamos com um preto com uma veia dourada de um elemento desconhecido se movendo através dele - e então trazer madeira, tapetes e pintura. É uma escolha tão extravagante esculpir todo o edifício com essas coisas, e o estilo, sendo inspirado no revival gótico, seria exuberante. Portanto, precisávamos nos comprometer com a ideia de que não há outros acabamentos ali. 


Foi feita uma homenagem à prática japonesa de Kintsugi, que envolve o uso de ouro ou outros materiais metálicos para consertar cerâmicas quebradas de uma forma que mostre todas as rachaduras, no cenário final?


Fiquei ciente de [Kintsugi] ao longo do processo de descobrir qual seria o acabamento da pintura para este material, mas não foi uma inspiração conceitual para nós. A inspiração foi apenas essa ideia de que, conforme a ciência está mostrando cada vez mais, há esse cache insondável de metais preciosos e elementos raros nesses asteróides. Além disso, o ouro representava um tipo de tecnologia desconhecida. Ou a tecnologia baseada na ciência, como entendemos que seja a tecnologia, ou algum tipo de sistema metafísico pelo qual este lugar obtém seu significado.




Quem construiu este lugar?

Eu acredito que Aquele que Permanece o construiu. A maior influência foi provavelmente Xanadu de Citizen Kane, e Hearst Castle como resultado. Esta pessoa excêntrica chacoalhando em torno desta grande Cidadela. Apresentei a ideia de que ele havia se retirado para o escritório na época. O átrio, [onde] você vê as estátuas dos Sentinelas do Tempo de 4 metros de altura e o corredor com o relógio gigante e as estátuas dos Guardiões do Tempo... haveria uma sensação de que ele havia se retirado pra esses lugares e eles estão em ruínas. Em termos de estilo arquitetônico, também nos inspiramos no Castelo Hearst, [que] é uma composição de diferentes peças da arquitetura europeia.


Queríamos a sensação de que [Aquele que permanece] arquitetonicamente escolheu a partir de uma variedade de grandes estilos arquitetônicos. Algumas coisas, como a superfície tesselada em algumas das colunas, são mais incognoscíveis e fantasiosas, para criar essa atmosfera de um espaço auto-edificante e grandioso que é quase um projeto do qual ele se cansou. 


Falando nessas estátuas dos Guardiões do Tempo, obviamente estamos intrigados com a quarta figura que se espatifou no chão. o que você pode dizer sobre isso?

Não posso dizer nada sobre isso, infelizmente, mas as respostas virão.


Olhando de perto algumas dessas fotos do cenário, há muitos detalhes no piso que não vemos no episódio. Há latim inscrito lá, como a palavra Epístulus - que devo presumir que seja uma referência ao gabinete de um chanceler romano - ou o slogan da TVA de "Omnia Tempus Enim Sempre". O que mais está lá embaixo?

O outro tema visualmente importante deste lugar que se relaciona com o que você está descrevendo é que ele deve ter uma qualidade funcional, como um Templo do Tempo. Para além de ser este monumento arquitectónico à sua vaidade, devia também demonstrar este enfoque singular no estudo e compreensão e monitorização e manipulação do tempo. Assim, todo o latim, calendários lunares variados, astrolábios e as pequenas  coisas obscuras em sua mesa, todos irradiam essa horologia dos Guardiões do Tempo. Esse é o tipo de coisa que estávamos procurando para criar essa outra referência técnica mais funcional. Basicamente, você tem este grande espaço de fantasia de um asteróide preto dentro de uma nebulosa, e então você tem a arquitetura neogótica e a horologia multicultural. E ele colide essas coisas.


Eu sei que em uma versão anterior do final, nossos heróis Loki e Sylvie deveriam estar lutando contra “uma série dos maiores guerreiros da linha do tempo”. É por isso que uma seção da Cidadela é chamada de Salão dos Heróis em seus planos?

Isso foi o que sobrou daquela versão. Acabou sendo mais sobre essa grande antecâmara do elevador, que tem esse astrolábio enorme e elaborado no chão e o relógio no teto. E eles estão conectados [através] dos movimentos das engrenagens. 


Clique e confira o mapa da Cidadela





Eu tenho um tipo de pergunta filosófica sobre design de produção para você. Existem algumas lareiras ao redor deste castelo, e na charneca você vê as mesmas coisas que eu tenho na lareira da minha lareira - uma pequena pá e vassoura, etc. Quando você está colocando algo assim lá na Cidadela no Fim dos Tempos, você está imaginando Aquele que Permanece limpando sua própria lareira? Ou você o coloca lá porque parece estranho ter uma lareira sem essas ferramentas ali?

Pode ser um ou ambos! Esse set foi realmente muito difícil, no entanto. Não o escritório, [que] terá traços de uma vida que está sendo vivida. Era mais difícil no corredor porque havia duas lareiras gigantes lá e nenhum outro cenário. Para responder à sua pergunta, é sobre caracterização e, como você está dizendo, o que essa pessoa está fazendo neste espaço? Às vezes, trata-se apenas de fazer com que não distraia o fato de que algo não está lá. No caso do escritório, acho que é o primeiro. Não sei; alguém que é transmitido da TVA - Casey da TVA é transportado para limpar sua lareira. Casey faz suas tarefas para ele? Alguém tem que fazer isso, porque ele está morando neste espaço.


Deixe-me perguntar um pouco mais sobre esse escritório. Há uma imagem aqui de prateleiras repletas de artefatos, e também há coisas efêmeras espalhadas ao redor da mesa. O que você pode me dizer sobre esses itens?

Eu seria negligente em não mencionar Claudia Bonfe, nossa brilhante decoradora de set, que vasculhou Atlanta e a internet - eBay, Etsy e 1stDibs - para encontrar um coquetel único desta parte obscura relacionada ao tempo e à filosofia. Portanto, há todos os tipos de pequenas coisas da filosofia ocidental, mas também há um I Ching em [sua mesa]. Existem toneladas de textos diferentes em muitos idiomas diferentes. Trouxemos aqueles especificamente para a mesa porque queríamos que Jonathan Majors os visse e fosse capaz de extraí-los, se fosse útil para seu processo, para demonstrar a amplitude da filosofia que informa a visão de mundo de Aquele que permanece.

Esperávamos demonstrar que ele está aqui há muito tempo e teve muito tempo para ler e fazer anotações. Uma das coisas que estávamos tentando fazer visualmente é que havia um nível de degradação e aspereza nos outros espaços, enquanto havia uma camada adicional de polimento dentro de seu escritório. As superfícies rochosas de asteróides do chão e das paredes são ligeiramente mais brilhantes. Havia literalmente pilhas e mais pilhas de coisas que queríamos reunir em torno de sua mesa, criando a ideia de que pode haver períodos de tempo em que ele não sai da mesa por mil anos ou algo assim.

Não sei se você viu o trailer de Eternos, mas há uma nave espacial naquela filmagem que é feita de rocha preta semelhante com detalhes dourados. É uma conexão intencional?

Não é da minha parte, pelo menos. Acho que é apenas uma coincidência, porque eles estão em produção no Reino Unido e nós estávamos em Atlanta.




Vemos esse material preto e dourado sendo usado como quase uma estranha ou “metafísica”, para usar o seu termo, tecnologia no final de Loki.

A pedra da Cidadela começou no departamento de arte como um argumento para isso, mas acabou se propagando muito além disso - como a almofada temporária de [Aquele que permanece]. Se você voltar e olhar pela TVA, verá que existem outras coisas, como estátuas no escritório de Renslayer e o estrado no Tribunal do Tempo, também talhadas nesta pedra. Existem poucos outros lugares onde esta rocha que se parece apenas com uma pedra bonita ou estranha é na verdade como este elo entre Aquele que Permanece e a TVA. Tanto Ravonna quanto Aquele que Permanece sentam-se em mesas esculpidas no mesmo material.


O que você pode me dizer sobre aquelas estátuas de quatro metros que você mencionou, com faces de relógio que parecem versões ainda mais sinistras da Miss Minutes?

Elas deveriam ser essas sentinelas imponentes da Cidadela, e elas são um par. Se você olhar de perto, verá que cada um está segurando metade de uma ampulheta. Uma está segurando a palma da mão para cima como se estivesse acumulando tempo, e o outro está segurando a palma da mão para baixo como se o tempo estivesse se dispersando. A ideia era demonstrar a qualidade intimidante e incognoscível do lugar, e também fazer alguns comentários sobre o tempo que começa e termina aqui. 

Na série temos Tom Hiddleston retornando como personagem-título, acompanhado por Owen Wilson como Mobius, Gugu Mbatha-Raw como Ravona Renslayer, Sophia Di Martino como Sylvie, Wunmi Mosaku como a caçadora B-15, Richard E. Grant como o Loki Clássico, Jack Veal como o Kid Loki e Deobia Oparei como Boastful Loki. Kate Herron dirige a série, e Michael Waldron é o escritor principal. Veja os episódios de Loki da Marvel Studios na Disney+

Coveiro 

comments powered by Disqus