quinta-feira, 29 de julho de 2021

Na Justiça! Scarlett Johansson abre processo contra Disney

 Hoje saiu a notícia via a The Wall Street Journal dizendo que a atriz Scarlett Johannson estaria processando a Disney por uma quebra de contrato em relação ao lançamento do filme da Viúva Negra. Segundo a nota, Scarlett, que também foi produtora do filme e esperava obter lucros em cima da bilheteria, não tinha concordado com o lançamento simultâneo com a Disney+. E agora que vimos que tal ação repercutiu sensivelmente nos valores finais de arrecadação do filme, os advogados de Johannson abriu uma ação.


“Por que a Disney renunciaria a centenas de milhões de dólares em receitas de bilheteria ao lançar o filme nos cinemas em um momento em que sabia que o mercado de cinemas estava 'fraco', em vez de esperar alguns meses para que o mercado se recuperasse?”  é apontado no processo: “Com base em informações e crença, a decisão de fazê-lo foi tomada pelo menos em parte porque a Disney viu a oportunidade de promover seu principal serviço de assinatura usando o filme e a Sra. Johnasson, atraindo assim novos assinantes mensais pagantes, mantendo os existentes, e estabelecendo o Disney+ como um serviço obrigatório em um mercado cada vez mais competitivo. ”

Na declaração do processo de Johansson, é ainda alegado que "a Disney induziu intencionalmente a violação do acordo da Marvel, sem justificativa, a fim de evitar que a Sra. Johansson obtivesse todos os benefícios de seu acordo com a Marvel." John Berlinski, advogado da Kasowitz Benson Torres LLP que representa a Scarlet Johansson, afirmou que “Certamente não será o último caso em que um talento de Hollywood enfrentará a Disney e deixa claro que, independentemente do que a empresa possa fingir, ela tem uma obrigação de honrar seus contratos".

No final da noite de hoje, a Disney fez uma curta declaração lamentando o processo. Em um comunicado retransmitido pelo Deadline, a Disney basicamente indicou que o processo de Johansson não tem mérito, afirmando que "Não há mérito algum neste processo. O processo é especialmente triste e angustiante em seu desrespeito implacável pelos terríveis e prolongados efeitos globais da pandemia Covid-19. A Disney cumpriu totalmente o contrato com a Sra. Johansson e, além disso, o lançamento de Viúva Negr no Disney + com Premier Access aumentou significativamente sua capacidade de ganhar uma compensação adicional em cima dos $ 20 milhões que ela recebeu até agora. "

Este processo entre Scarlett Johansson e a Disney está rapidamente se tornando uma espécie de para-raios para a indústria. Scarlett é indiscutivelmente a estrela de maior nome hoje e está processando aquele  que é indiscutivelmente o estúdio mais poderoso do entretenimento, por uma questão que nunca foi tão importante. E isso vem se repetindo em vários casos com o conteúdo via streaming onde os contratos devem ser diferentes dos de cinema pela própria natureza diferente de distribuição das mídias. De atores a músicos, há uma guerra discreta entre talentos e proprietários, em relação a quem fica com quanto dos lucros do streaming - e como esses lucros são medidos e negociados em contratos modernos.

Coveiro

comments powered by Disqus