sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Kevin Feige, Alan Taylor e os bastidores polêmicos de Thor: O Mundo Sombrio

 Nem tudo foram flores na jornada próspera da Marvel Studios durante seus 10 anos da Saga do Infinito. Antes que a Marvel Studios lançasse filmes de bilhões de dólares regularmente, a então jovem franquia estava se esforçando para garantir que cada futuro filme tivesse ao máximo os milhões de novos fãs que conquistaram depois do mega sucesso de Vingadores de 2012, chegar aos cinemas. E o ano seguinte ao ambicioso crossover foi certamente um dos mais tensos da franquia, já que lançou o polêmico Homem de Ferro 3 e o tão criticado Thor: O Mundo Sombrio. 

Vamos nos focar aqui no último filme citado, já sabidamente um filme que teve várias complicações ao ser rodado. Detalhes sobre isso foram dados no trecho do livro ainda a ser lançado "The Story of Marvel Studios: The Making of the Marvel Cinematic Universe". Notoriamente, houve uma verdadeira luta nos bastidores para desenvolver Thor: O Mundo Sombrio.

Segundo conta o livro, mesmo depois de terminar a fotografia principal, os escritores veteranos do UCM Christopher Markus e Stephen McFeely (Capitão América: Soldado Invernal, Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato), bem como o diretor dos Vingadores (e depois Vingadores: Era de Ultron), Joss Whedon, foram trazidos para reescrever cenas e desenvolver novas.

Mais tarde naquele verão, o presidente da Marvel Studios Kevin Feige reuniu o círculo interno dos produtores da Marvel Studios em uma sala de conferências em Manhattan Beach para "desconstruir o filme", com Feige observando que ele se tornou um emaranhado com todos dando  novas ideias. "Tínhamos fichas roxas e, sempre que surgia uma nova ideia, nós a colocávamos... E de repente virou um mar púrpura na parede" disse ele pro livro.

Com o filme retrabalhado e planejado, o principal produtor da Marvel Studios, Louis D'Esposito, calculou que Thor: o Mundo Sombrio exigiria mais de um mês de refilmagens. "Isso mesmo, apenas 35 dias de fotografia adicional. Somos os melhores no ramo ...Toque aqui. 35 dias de refilmagens" disse ele. Kevin Feige retrucou a comemoração falando que 

"Se você for o melhor no negócio, não precisaria fazer 35 dias de refilmagens, pelo amor de Deus. Então, dizer 'melhor no negócio' também é parte da coisa autodepreciativa que , eu acho, nos mantém humildes enquanto continuamos fazendo isso. "

No começo de Agosto, o então escolhido diretor pra assumir Thor: O Mundo Sombrio, Alan Taylor, conversou com o The Hollywood Reporter para falar sobre esse filme. Ele afirmou que seu filme mudou radicalmente durante a pós-produção e refilmagem, dizendo que seu corte inicial era bem diferente. “A versão com a qual comecei tinha um lance mais de maravilha mais infantil; teve essa imagem de crianças, que deu início a tudo. Havia uma qualidade um pouco mais mágica. "

"Havia coisas estranhas acontecendo na Terra por causa da convergência que permitia algumas dessas coisas de realismo mágico. E havia grandes diferenças de enredo que foram invertidas na sala de edição e com fotografia adicional - pessoas [como Loki] que estavam mortos não estavam mortos, as pessoas que se separaram estavam juntas novamente. Acho que gostava da minha versão. " 

O resultado de tamanha desorganização e mexidas foi sentida pelos fãs que hoje elegem o filme Thor: O Mundo Sombrio um dos piores na lista dos mais de 20 filmes do UCM nos vários rankings da internet.

Coveiro

comments powered by Disqus