quinta-feira, 12 de maio de 2022

Roteirista de X-Men'97 fala como a animação dos anos 90 fez parte de seu crescimento pessoal


Desde a venda da Fox, os fãs dos Mutantes ficaram no escuro sobre o futuro da franquia dos X-Men sob a tutela da Marvel Studios. Apesar de nenhum filme ter sido ainda anunciado, tivemos a grata surpresa da volta da animação dos anos 90 na forma de X-Men'97. Em uma entrevista exclusiva ao The Direct, o escritor de Cavaleiro da Lua, Beau DeMayo, que também é o escritor principal e produtor executivo de X-Men '97 no Disney + discutiu as diferenças de trabalhar em ambos projetos e a pressão geral de reviver os Mutantes com a Marvel Studios.

“Do ponto de vista do estúdio e do processo, não é diferente. Kevin [Feige], Brad Winderbaum, Dana [Vasquez-Eberhardt] que está trabalhando conosco nisso, que são nossos produtores, eles têm o mesmo nível de envolvimento. Eu sei que em alguns estúdios, a animação é tratada como o enteado ruivo e, honestamente, What if...? e outras séries animadas da Marvel são tratadas tão seriamente quanto suas propriedades de live action. E X-Men, em particular, é algo que está muito próximo dos corações da Marvel Studios, agora que está de volta ao estúdio. Então isso tem sido diferente".

DeMayo observou que ele sente um "peso e uma responsabilidade", já que esta é a primeira vez da Marvel Studios em um projeto focado nos X-Men:

“É tipo, X-Men significa algo para muitas pessoas. Há um peso e uma responsabilidade nisso, eu acho, agora que está de volta à Marvel Studios, isso é muito diferente, e estou sempre ciente disso. A diferença engraçada é mais noite sem dormir, porque em Cavaleiro da Lua, se algo não deu certo, [eu fiquei tipo], 'bem, Jeremy [Slater] está escrevendo o programa, então no final do dia ele terá [que resolver isso]' Houve vários momentos em que eu fiquei tipo, 'Alguém precisa resolver isso - oh, sou eu agora' [risos] Então, houve muito crescimento, eu diria , que eu tive que fazer em X-Men '97. Apenas como contador de histórias, e como produtor, e como pessoa, isso tornou uma experiência muito diferente do que escrever em Cavaleiro da Lua."

Sobre sua ligação pessoal com os mutantes, DeMayo disse que “Eu cresci com a série, eu assistia. Eu fui adotado, acho que foi isso que me trouxe para a série. Meus pais são brancos, minha irmã é da Coréia, eles também foram adotados, e eu era gay, cresci no sul… todo mundo tem uma história triste, mas tipo, X-Men era meu jeito de entender essa família estranha onde ninguém se parecia comigo, mas ainda não éramos de sangue, mas deveríamos ser uma família."

A série também "uniu [sua] paixão por contar histórias" e até o ajudou a formar "uma compreensão do que era o racismo:"

“E então eu acho que apenas assistir aquele desenho todo fim de semana, uniu minha paixão por contar histórias, definitivamente, e realmente me ajudou a me entender. Eu tinha acabado de entender o que era racismo - eu estava crescendo com pessoas brancas que aceitavam pessoas negras, então eu nunca entendi o racismo como uma coisa até ficar mais velho. Eu era como um florescimento tardio. Eu vou te dizer, os quadrinhos dos X-Men foram provavelmente minha salvação para entender como navegar [no mundo]."

DeMayo continuou dizendo que "[todo mundo tem] uma parte [deles] que quer queimar tudo, e [uma que] quer encontrar o compromisso e construir:"

"Qualquer um que se sinta diferente, todos nós temos um Magneto dentro de nós, e todos nós temos um Charles Xavier. Todos nós temos uma parte de nós que quer queimar tudo, e há uma parte de nós que quer encontrar o compromisso e construir. E esses quadrinhos realmente me ajudaram a entender [qual] minha identidade era de uma maneira que muitas das crianças [e] alunos da escola de Xavier fazem. Meu primeiro roteiro que escrevi, literalmente nenhuma besteira, foi quando eu estava com 17. Roteiro terrível, formatação terrível, mas era uma fanfic de X-Men. Foi terrível. Mas é surreal agora estar liderando esse renascimento, de uma maneira tremenda. É simplesmente um sonho tornado realidade, tão clichê como isso soa.”

Apesar de não poder falar muito sobre o projeto, Beau contou sobre como foi a experiência de retomar um projeto que segue algo tão querido pelos fãs como a animação dos X-Men dos anos 90:

“Para mim, fez sentido quando conheci [Julia e Eric] Lewald e Larry Houston, que foram os criadores e diretores da série original, que são literalmente as melhores pessoas que você poderia imaginar, são tão sérios e sinceros quanto pessoas. Quando você assiste a série, acho que o que nos lembramos é que há uma seriedade em todos os personagens. As emoções de todos estão em plena exibição. Todo mundo é sincero, e é apenas - quando você conhece os Lewalds e Larry, é como, 'oh, eu entendo totalmente.'" disse Beau.

"E então eu acho que o desafio para mim foi honrar essa seriedade, essa sinceridade emocional no seriado, onde não era apenas sobre o grande mal do dia. Isso foi quase, em alguns casos, uma reflexão tardia. Era realmente sobre o relacionamento dessa família encontrada, e como eles se importavam um com o outro e tinham desentendimentos. E eu sempre volto sempre que estamos conversando na sala dos roteiristas, ou estamos conversando com os diretores, é tipo, temos que ter emoção sincera em cada cena, porque eu realmente acho que esse foi o segredo da série original.” continuou o roteirista.

Quanta as mudanças e no que ele vai melhorar em relação a série anterior, o roteirista falou que:

“Não sei se melhorar seria uma palavra que eu usaria. Eu acho que o seriado é incrível de muitas maneiras diferentes. Eu acho que o que eu diria é que a geração que cresceu assistindo aquele seriado, nós crescemos, e o mundo é um lugar muito diferente de quando aquele seriado foi feito. E então, é mais uma questão de como é esse seriado sabendo o que sabemos agora? E como parece, no mundo de hoje, com tudo o que mudou e tudo o que não mudou, infelizmente - em nosso mundo. É aí que eu acredito que meu foco tem sido como contador de histórias, realmente tem sido isso.”

Uma pergunta sobre a série animada que pode parecer estranha e foi feita memso assim a Beau DeMayo era se a animação seria 'canon' dentro do UCM:

“A única coisa que posso dizer sobre isso é, eu sei que às vezes dizemos ‘Sem comentários’, e é como, ‘Eles estão apenas sendo obstinados’. Você vai descobrir isso quando você experimentar o show."

Então, isso significa que essa pergunta em particular será um mistério ativo para o público enquanto assiste ao programa quando for lançado? O escritor tinha apenas uma breve resposta a dar: “Não posso falar sobre o marketing, mas acho que há um grau de – você fará essa pergunta.”

Beau DeMayo, roteirista conhecido por ‘The Witcher‘ e o filme animado ‘The Witcher: Lenda do Lobo‘, será o escritor principal. Jake Castorena (Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles) está confirmado como diretor supervisor, e Charley Feldman (Jovens Titãs em Ação) atuará na função de produtor supervisor. Os produtores principais da série clássica, Eric e Julia Lewald, serão consultores criativos, assim como Larry Houston, diretor dos episódios originais. ‘ X-Men ’97 ‘ irá estrear em 2023 no Disney+. A série clássica durou cinco temporadas, tendo sido exibida entre 1992 e 1997.

Coveiro

comments powered by Disqus