segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Marvel Studios muda sua estratégia com as casas gráficas de efeitos especiais dos seus projetos

 A IGN conversou recentemente com várias fontes da indústria de efeitos visuais que têm experiência em trabalhar com a Marvel Studios. Esses artistas falaram sobre as condições em que são submetidos pela Marvel Studios e especificamente por que é mais difícil do que outros clientes. Contudo, novos depoimentos surgem recentemente e fornecem algumas informações esperançosas sobre as etapas que o estúdio está tomando para resolver esses problemas em andamento.

"Já há uma fama que o terceiro ato na maioria dos filmes da Marvel parece dar mais problemas às casas de efeitos visuais" disse um deles. “É notoriamente o terceiro ato na maioria dos filmes da Marvel dá problema. Se você pegar o terceiro ato, você sofrerá mais. Tudo vai mudar de uma forma muito drástica, o que significa que há uma maior quantidade de trabalho. E se um estúdio teve mais do que apenas o terceiro ato, você está preparado para isso."

A Marvel Studios parece estar percebendo essa tensão e agora começou a fazer um esforço para aliviar a carga, de acordo com fontes do IGN. Agora eles pretendem dividir mais material entre mais casas gráficas e mais artistas para que eles se foquem mais em cenas precisas e seções mais separadas de cada projeto.

"Agora, parece que eles meio que dividiram as coisas de uma maneira mais lógica… Dividir o trabalho dessa maneira dá às pessoas uma chance melhor de sucesso. Isso é uma coisa que tem sido positiva."

Em vez de agrupar o terceiro ato com uma longa lista de pedidos, como fez no passado, a Marvel Studios também está se abstendo de dar quaisquer responsabilidades adicionais às casas de efeitos visuais já encarregadas da pesada carga do terceiro ato.

Uma fonte do IGN falou sobre que uma vantagem que os artistas podem ganhar nesse relacionamento está no lado financeiro das coisas. E isso parece ser uma resposta a ameaça de os artistas se sindicalizarem e fazer uma frente aos excessos dos estúdios:

“Se os artistas se sindicalizassem, isso daria aos artistas mais poder para dizer: 'Estes são os nossos termos', e forçaria a Marvel e as casas de efeitos visuais a mudar suas práticas de licitação, mudar o quão duro eles estão pressionando as coisas… capitalismo, certo? Todos esses estúdios querem o trabalho, a Marvel quer o mais barato possível, então não acho que isso vá realmente mudar.”

Esse movimento em direção a um sindicato de artistas de efeitos visuais seria na busca de aumentar o piso dos custos quando as casas de efeitos especiais licitarem nesses e em outros projetos de grande sucesso. Também é um objetivo ter mais "recursos quando se trata de coisas como quantas horas extras eles fazem", dando aos estúdios e casas gráficas a responsabilidade de planejar estrategicamente seu orçamento, contabilizando todas as horas extras solicitadas.

“[A Sindicalização] idealmente significaria que permite estabelecer limites na compensação do artista, e os artistas teriam mais recursos quando se trata de coisas como quantas horas extras eles fazem. Isso significaria que as casas de efeitos visuais também terão que assumir esse piso de custos e licitar de acordo com a quantidade de horas extras com as quais podem maximizar. Por sua vez, isso significa que a Marvel e outros clientes teriam que aceitar propostas mais realistas e ter mais incentivos financeiros para serem mais criteriosos com a quantidade de notas de retrabalho e planejar melhor seus projetos desde o início.”

Esses projetos pesados ​​em CGI vêm com uma grande quantidade de tentativa e erro, revisões e começos do zero. Essa tensão mental e emocional sobre esses artistas leva a um esgotamento incrível e à falta de paixão pelo trabalho que está sendo feito:

“Você pode jogar suas coisas fora 50 vezes só porque eles estão reescrevendo e regravando vozes e refazendo o roteiro e refazendo coisas, então é cansativo no sentido de que parece que você joga muito do seu trabalho no lixo] muitas vezes, então pode parecer que o que você está fazendo é meio inútil”, disse uma das fontes do IGN. “Ou você pode ter sorte e estar na imagem que vai sem problemas.”

“A coisa mais importante para mim seria [para a Marvel] desenvolver seu filme mais na pré-produção”, disse a fonte do IGN. “Isso economizaria muito dinheiro e muito tempo para todos. Porque realmente parece que eles estão escrevendo o filme enquanto estamos fazendo, o que é uma loucura porque estamos muito, muito tempo na pós-produção… Parece muito desrespeitoso para os artistas jogar fora coisas, refazer coisas, jogar coisas fora, refazer coisas, só porque eles não podem se decidir ou não pensaram sobre isso. Às vezes você recebe notas do tipo 'como a Marvel não pensou nisso antes'?”

Com as coisas finalmente sendo discutidas e o modelo de contrato dos estúdios tendendo a preservar mais o trabalho do profissional da ponta cada vez mais, parece que a Marvel Studios conseguiu assim apagar um incêndio que estava durante muito tempo. É aguardar pra ver se isso se reflete também no resultado final.

Coveiro

comments powered by Disqus