segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Reino Quântico do novo filme do Homem-Formiga teve inspiração em versão nunca lançada de Duna

Desde o primeiro filme do Homem-Formiga, o verdadeiro potencial do Reino Quântico foi provocado. Porque se você ficar pequeno o suficiente, encolhendo ao ponto de quase esquecimento, há uma civilização inteira lá embaixo - a vida, uh, encontra um caminho, seja em enxames de tardígrados gigantescos (relativamente falando) ou pessoas reais. Como foi revelado em Homem-Formiga e a Vespa, era o lugar onde Janet Van Dyne, de Michelle Pfeiffer – ex-parceira de Hank Pym, de Michael Douglas, e mãe de Hope Van Dyne, de Evangeline Lilly – ficou presa por décadas.

“É um lugar divertido”, brinca o escritor Jeff Loveness. “É um lugar ilimitado de criação, diversidade e vida alienígena.” Um ponto de inspiração que certamente deixará felizes os fãs de ficção científica é saber que o Quantumverso se baseia em outra série de ficção clássica segundo o escritor: “É a Duna de Jodorowsky dentro da Marvel”, diz ele, referindo-se à lendária tentativa tão ambiciosa do diretor cult de adaptar a obra-prima de Frank Herbert.

Em 1975, a obra chegou muito perto de ser adaptada para as telonas, comandada pelo diretor chileno Alejandro Jodorowsky. O diretor trabalhou com teatro experimental por um tempo, mas foi nos cinemas que ele ficou famoso por seus projetos estranhos. El Topo, de 1970, alavancou sua carreira de diretor graças a seu faroeste surrealista, cheio de cenas de sexo, violência e simbolismos religiosos. Após fazer vários projetos de sucesso, Jodorowsky decidiu que queria adaptar Duna para os cinemas, apesar de nunca ter lido o livro e só ter ouvido histórias de um amigo.



Ao ler a obra, o diretor se identificou com os temas do livro e se sentiu inspirado como nunca antes. Ele queria fazer o maior filme da história e criar uma espécie de messias cinematográfico. Segundo ele, a proposta era que, quando os jovens assistissem sua versão de Duna, suas consciências se expandissem, o que levou ele a criar várias ideias que fugiam bastante do que era a obra de Herbet e rumavam mas para o lado psicodélico. As differenças nunca agradaram o autor da obra, na verdade, como ele ressaltou depois em entrevistas. Curiosamente, Jodorowsku trabalhou com o renomado quadrinhista francês Jean Girald, o Moebius, que deu vida a muitas de suas ideias. Também se envolveu com Chris Foss, que fazia na época as capas dos livros de Asimov, e o jovem talentoso H.R. Giger.

Jodorowksy tentou juntar no elenco nomes como David Carradine, Gloria Swanson, Udo Kier, Mick Jagger, Orson Welles, Brontis Jodorowsky e até mesmo o pintor Salvador Dali. Para a música, chegou a conversa com o próprio Pink Floyd para criar uma album especial. Para sua realização, o filme precisava juntar quinze milhões de dólares, uma valor alto, mas plausível na época. Contudo, apesar do produtor Michel Seydoux juntar quase 2/3 do valor, nenhum estúdio se interessou. Outro ponto que não ajudou foi que os estúdios pediam que o filme tivesse no máximo duas horas, mas o diretor insistia que Duna teria dez ou doze horas. Outro ponto é que seria díficil para aquela década, o diretor conseguir trazer a vida os efeitos do filme com a tecnologia da época.



Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania conta com Paul Rudd como Scott Lang/Homem-Formiga, Evangeline Lilly como Hope Pym/Vespa, Michael Douglas como Hank Pym, Michelle Pfeiffer como Janet Van Dyne, Kathryn Newton como Cassie Lang, Johsua Collins, Bill Murray como Krylar e Jonanthan Majors como Kang. O roteiro ficou por conta de Jeff Loveness e Peyton Reed, que também dirigirá o longa.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania chega aos cinemas em 17 de fevereiro de 2023.

Coveiro


comments powered by Disqus