terça-feira, 3 de novembro de 2020

Os Segredos dos filmes da Marvel explorados em The Wakanda Files

Neste ano de 2020, não tivemos nenhum filme do Universo Cinematográfico da Marvel nos cinemas. Isso não acontecia desde 2010. Ainda assim, para os órfãos desse maravilhoso universo compartilhado, a Marvel lançará um livro especial e completamente inserido na cronologia - The Wakanda Files. Mas do que um colecionável pra fãs, o livro preenche lacunas das histórias que podem ter ficado um pouco nebulosas pra você.

Escrito por Troy Benjamin e lançado pela Epic Ink custando cerca de $60, The Wakanda Files é um copilado de informações sob todos os filmes lançados até aqui vistos pela ótica mais 'científica' da Shuri. De anotações pessoais, a recordatórios de outros personagens transcritos para um arquivo passando até por plantas de equipamentos e artes inéditas, o livro chamou a atenção pela lista de novos detalhes que podemos ter sobre os filmes do UCM. E reunimos alguns deles aqui que já foram citados por sites americanos especializados. Confira:

Clique pra ampliar


- Shuri pretende reproduzir a erva do coração de Wakanda

"De acordo com os Arquivos Wakanda, Shuri começou a procurar uma maneira de sintetizar a Erva em Forma de Coração (a planta que dá à Pantera Negra suas habilidades) depois que Erik Killmonger  queimou todo o suprimento após sua usurpação do trono. Ela até considera estabilizar os efeitos de sua erva sintética adicionando um pouco de vibranium à mistura, mas observa que não pode fazer muito até que tenha estudado uma amostra botânica original."

Não está claro se isso vai ou não se relacionar diretamente com a próxima aparição de Shuri no Universo Cinematográfico Marvel após tudo que aconteceu. Claro, a sequência do Pantera Negra tem uma quantidade considerável de incertezas em torno dela desde o falecimento de seu ator principal Chadwick Boseman. A atriz de Shuri Letitia Wright foi recentemente questionada sobre a sequência e revelou que o elenco ainda está de luto, tentando não pensar nesse filme.

Shuri também observou em The Wakanda Files que "ela se acha fascinada com a pesquisa Extremis feita por Maya Hansen (Rebecca Hall), colega de Aldrich Killian", personagens da trama de Homem de Ferro 3. Shuri afirma no livro que a ideia "tem potencial", que pode ser algo que ela explorará no futuro.


- Shuri faz um upgrade no traje do Pantera Negra

Se em Pantera Negra vemos uma evolução do traje de T'Challa isso ocorre porque ele não estava satisfeito com o que aconteceu na Guerra Civil. Nas anotações da Shuri, ela diz que seu "irmão mencionou em muitas ocasiões como se sentiu um tolo porque as rajadas de projétil da Viúva Negra foram capazes de impedi-lo de perseguir Rogers no aeroporto de Berlim. O novo desenvolvimento de nanotecnologia e cinética em seu novo traje deve evitar uma repetição do problema."

Shuri também escreveu uma carta para T'Challa em resposta às suas preocupações sobre seu traje ter sido superado pelas armas da Viúva Negra. “Alteza, avaliamos a tecnologia encontrada em Berlim, que foi empregada pela Viúva Negra”, escreveu Shuri. "Nossas descobertas concluem que os efeitos e o tempo de recuperação são bastante semelhantes, senão idênticos, a uma arma de choque padrão da aplicação da lei." No encontro de T'Challa com Natasha, as "configurações mínimas foram ativadas". Isso parece indicar que Natasha realmente não queria prejudicar T'Challa, mas apenas impedi-lo de alcançar Steve Rogers e Bucky Barnes.

“Se a configuração mais alta dos três dispositivos for ativada e uma exposição prolongada à corrente de alta amperagem for experimentada, os efeitos colaterais podem incluir danos permanentes nos nervos, queimaduras subdérmicas de terceiro grau, perda de visão e até morte”, observou Shuri. Claramente, um movimento muito calculado de Natasha para não soltar toda a força de suas "picadas" no Pantera Negra.

Clique pra ampliar


- Shuri dá um diagnóstico sobre a situação do Visão

No livro, Shuri compartilhou detalhes de como o Visão funciona no universo cinematográfico da Marvel e justifica porque foi incapaz de realizar a tarefa de remover a pedra da mente:

"Eu conduzi uma análise completa de toda a estrutura e anatomia do Visão, incluindo a Joia da Mente. Sua estrutura era polimórfica, composta de camadas sobrepostas de neurônios fora da sequência, em vez de reprogramar as sinapses para funcionarem coletivamente. Apesar da maneira um tanto primitiva e vigorosa como foi construído, o Visão era bastante elegante."

"O Visão era capaz de voar e levitar sem o uso de qualquer propulsão. Atribuo isso ao seu tecido de vibrânio. Ele tinha uma força extraordinária. Como JARVIS era a base de seu processo de programação e pensamento, sua lógica sempre parecia sólida. Ele tinha a habilidade de conjurar matéria do nada, tendo criado uma capa após observar Thor usando uma. Ele também foi capaz de alterar sua aparência física para parecer mais humana e dar a impressão de características mais humanas, incluindo tom de pele e cabelo. "

Shuri fez todo o esforço possível para tirar a Joia da Mente do Visão antes que Thanos e seus asseclas chegassem a Wakanda para pegá-la, mas a tarefa era quase impossível dadas as circunstâncias. “Dois trilhões de neurônios conectavam a Joia da Mente à rede neural de processamento do Visão. Claro, eles me incumbiram de remover esses trilhões de conexões e redirecioná-los no meio de uma batalha para que a Joia pudesse ser destruída. Uma tarefa que infelizmente não consegui realizar a tempo. '


- Considerações de Stark sobre a Joias do Infinito:

Parte do Wakanda Files contém uma série de registros e anotações pessoais de Tony Stark em diversos momentos de sua vida entre os Vingadores. Num deles, Tony cita seu conhecimento inicial sobre as Joias do Infinito quando ouviu sobre elas a primeira vez da boca de Thor em Vingadores: Era de Ultron:

“Espere. Estou realmente enterrando a liderança aqui,” Stark escreve em seu diário pessoal. "Thor mencionou seis 'Joias do Infinito' no centro de um redemoinho que foi a destruição da Terra. E uma delas aparentemente está deslumbrando na testa da Visão. Podemos falar sobre isso por um segundo? Joias do Infinito?"

No mesmo registro, Stark expressa arrependimento instantâneo na criação de Ultron. “Eu sugeri que implementássemos o código recuperado do JARVIS no tecido gerado por vibranium fundido com a Joia da Mente. É o que eu deveria ter feito em primeiro lugar. O mundo não precisa de Ultron. Ele precisa de um JARVIS supercarregado. Na pior das hipóteses, ele falha. Certo?"


- A Natureza dos poderes de Wanda e Pietro

Shuri está absolutamente fascinada pelas Joias do Infinito e, como tal, ela coletou vários arquivos pertencentes à Feiticeira Escarlate, incluindo alguns provenientes de HIDRA. De acordo com esses registros, a organização não se estabeleceu apenas em Sokovia porque sentiram que poderiam evitar a atenção do mundo lá; eles também observaram uma série de anomalias genéticas entre os Sokovianos, que eles acreditavam que os tornaria objetos de teste perfeitos para os experimentos da Joia da Mente. Isso certamente apóia a teoria de que os poderes da Feiticeira Escarlate e Mercúrio são na verdade genéticos por natureza, com a Joia da Mente desencadeando algo latente dentro deles. Poderíamos chamá-los de mutantes?

Apoiando essa teoria, The Wakanda Files deixa bem claro que os poderes dos gêmeos são de natureza biológica graças as ações do cientista da HIDRA, Dr List. Embora suas habilidades sejam muito diferentes, ambos aparentemente possuem sistemas nervosos ionizados, com Mércurio conduzindo uma corrente eletrostática por todo o corpo; sua supervelocidade é o resultado da expulsão dessa energia. 

“Após a exposição inicial à energia do cetro, os gêmeos mostram uma melhora surpreendente”, escreveu o Dr. List. "Sua própria tenacidade, uma repulsa compartilhada por Tony Stark e tudo o que ele representa, os desperta de maneiras que outras cobaias nunca demonstraram. Talvez seja por isso que os outros falharam e morreram. Eles não tinham convicção."

Sobre o Mercúrio, Dr List coloca que:

"O metabolismo de Pietro aumenta a cada dia, assim como sua velocidade. Nós o clicamos a 400 metros por segundo. Ele quebrou a barreira do som e está mais perto de viajar na velocidade da luz durante o dia. A termorregulação mostra geração exponencial de calor e energia, especialmente quando ele está se movendo em sua velocidade máxima. Mesmo quando ele é colocado em um banho de gelo, sua homeostase permanece consistente, apesar da água congelada. Parece que a pedra ionizou seu sistema nervoso. Ele conduz uma corrente eletrostática por todo o corpo, sem nenhum efeito da eletroporação. A expansão resultante dessa energia é supervelocidade diferente de qualquer coisa exibida por um ser humano. "

Os poderes da Feiticeira Escarlate são ainda mais intrigantes:

"O progresso contínuo de Wanda é muito diferente do de seu irmão gêmeo. Mesmo eu não acredito que esta seja a extensão total de seu potencial. A Joia transformou de forma semelhante seu sistema nervoso, mas ionizou e carregou-o de maneiras que deram a ela uma habilidade extraordinária. A interface neural-elétrica permite que ela crie explosões de energia extrema usando apenas sua mente e as pontas dos dedos. a manipulação dessa energia permite suas curtas rajadas de levitação, além de uma arma cambaleante que requer apenas suas mãos. O que é atraente é como o sistema nervoso de Wanda também desbloqueou o potencial para telecinesia. Esses não são truques de salão; ela não está apenas dobrando colheres. Ela pode manipular mentes e plantar pensamentos sugestivos, até mesmo aumentar paranóia preexistente. Ela pode ver a mente de um humano, descobrir o que eles temem e o que os motivará. "


- Notas trocadas entre Tony e Bruce sobre a mecânica da Viagem no Tempo:

Consertar uma realidade sua pode bagunçar a outra. Essa premissa marcou o filme Vingadores: Ultimato claramente. E o livro faz parecer que Tony Stark  já estava ciente desse fato em uma mensagem criptografada enviada a Bruce Banner, na qual ele compartilha suas descobertas sobre o GPS do espaço-tempo:

“Dispositivo de entrada/saída destinado a rastrear a trajetória de uma entidade através do espaço-tempo quântico e auxiliar na navegação adequada”, escreveu Stark no e-mail. "Os dados de um posicionamento geométrico deslizante na faixa de Möbius são transmitidos e constantemente retornados ao dispositivo de computação doméstica. O servidor pode então processar esses dados e realinhar a trajetória do viajante conforme necessário. Pense nisso como um piloto automático de máquina do tempo. Basta definir as coordenadas e pronto. "

“Este tipo de ciência teórica não deveria nem mesmo ser testável, muito menos apresentada em um sistema simulado de sucesso”, Stark escreveu ao seu colega e acrescenta: "Eu me pego relendo o livro 'Mecânica quântica perto de linhas temporais fechadas' de Deutch apenas para ter certeza de que não perdi nada. Usando este modelo, alterar eventos do passado nunca poderia afetar o ciclo contínuo. Porém, poderia criar linhas de tempo divididas tangenciais, mas não vamos nos preocupar com isso por enquanto. Uma realidade de cada vez. Por toda a nossa sanidade"

No filme, vemos que o Hulk receberia uma lição sobre realidades alternativas da Anciã e rapidamente tinha a resposta para ela como vimos naquela cena.


Arte do livro com o Doutor Banner de Mark Ruffalo ao lado da Betty Ross de Liv Tyler


- Uma nota sobre como Steve Rogers sobreviveu no gelo:

Devido ao corpo "insanamente forte" do Capitão, ele é capaz de queimar cerca de 8.000 calorias por dia APENAS EM DESCANSO. O livro explica que seu metabolismo acelerado foi o motivo pelo qual ele conseguiu viver em temperaturas abaixo de zero ao longo de sete décadas sem morrer. Shuri descobre que o diretor da SHIELD, Nick Fury, enviou um memorando confidencial ao Agente Phil Coulson, que explicou que houve  "aumento do metabolismo e o aumento do sistema imunológico do Capitão América em uma hibernação criogênica".


- Nem os nazistas confiavam no Caveira Vermelha

Em um telegrama para o Dr. Zola, o chefe da Gestapo, Heinrich Müller, acusa Johann Schmidt de ser um louco. Depois de desviar dinheiro e recursos para a HIDRA, o Alto Comando Alemão estava ficando muito impaciente em esperar que Schmidt cumprisse sua promessa de entregar armas maravilhosas. 

Outra citação nos arquivos sobre Schmidt fala sobre os efeitos de ele tomar uma dose do soro de Erskine, embora fosse uma versão de protótipo. Isso deu a ele a "força de 10 homens ou mais", de acordo com um testemunho da agente Peggy Carter feito na época da Segunda Guerra Mundial. No entanto, ocorreram "efeitos colaterais extremos" e imprevistos,  "incluindo a queimadura da pele e do tecido ao redor do crânio e da cavidade nasal [que] deixou uma desagradável crosta vermelha".


- Falcão ganhou um upgrade de tecnologia Stark pra seu segundo traje:

Em uma carta para o Desenvolvimento de Tecnologia da Stark Industries, Wilson escreveu: “Minha velha mochila de voo de Fort Meade funcionou temporariamente, mas a tecnologia está desatualizada e superada. É hora de um upgrade. Vamos começar com as asas. Quando essas coisas se despedaçam no ar, estou frito. Eles precisam ser capazes de suportar um pouco mais de poder de fogo. Talvez fibra de polímero de carbono como o traje do Cap? Ouvi dizer que isso pode manter uma relação de rigidez e flexibilidade. Os óculos de proteção do protótipo não fazem muito mais do que manter o sol e o vento longe dos meus olhos. ”

“Com base nas últimas missões, preciso de 'googles' de Realidade Aumentada com um sistema de quadros integrado. Preciso de algo que me dê uma visão ampla do campo de batalha. Que tal adicionar ótica aprimorada para isolar e diferenciar alvos em distâncias maiores? Seria bom ter algum tipo de dispositivo de vigilância que eu pudesse enviar para a batalha antes de entrar em ação. No minuto em que mergulho, fico vulnerável. Ao contrário de todas as pessoas aprimoradas e à prova de balas na equipe, eu sou apenas um cara. "


- Shuri investigava paralelamente o mistério da morte dos pais do Tony durante a Guerra Civil.

Fora das telas, não tem como não pensar que Shuri pudesse estar dando todo o suporte ao irmão a distância. Enquanto eles caçavam o Soldado Invernal, ela ia atrás de uma pista sobre a morte dos pais do Tony e há uma nota dos "Cães de Guerra de Wakanda" no livro dizendo: “Meu Rei, voltei a Oakland após minha investigação do local do acidente. É óbvio que houve um crime e uma propriedade valiosa foi roubada do Stark. Você gostaria que eu continuasse a investigação? ”



Arte do livro com o Homem-Aranha de Tom Holland usando o uniforme caseiro


- Shuri teve acesso as primeiras notas pessoais de Tony sobre o Homem-Aranha:

Está escrito: “Esse garoto no Queens que está explodindo no YouTube é um pouco mais interessante do que um gato tocando gaita. Entenda isso. Algum adolescente é mordido por uma aranha e de repente aparece como sendo alguém do esquadrão dos Vingadores? E eu não acho que esses sejam efeitos especiais: esse garoto está pegando um veículo motorizado viajando a 45 milhas por hora . Isso equivale a 1.360 quilos de veículo. Como? "

"Ele criou essa teia de quê? Produtos sem receita que ele está comprando em uma bodega?" Stark continua. "Se ele criou toda essa tecnologia juntando o lixo, pense no que ele poderia fazer com o playground que construímos no interior do estado." Infelizmente, Tony não viveu o suficiente para ver Peter Parker fazer bom uso de toda a tecnologia que forneceu, como fez em Homem-Aranha: Longe de Casa. 


- As motivações de Tony para construir o Aranha de Ferro:

Em The Wakanda Files, o registro pessoal de Stark indica que ele começou a desenvolver esse traje após sua pesquisa sobre nanopartículas. A luta em Berlim impressionou o Homem de Ferro o suficiente para atualizar substancialmente o arsenal do Homem-Aranha. Stark astutamente percebeu o Sentido de Aranha de Peter, mas achou que algumas outras atualizações seriam necessárias. Os atiradores de teia são reforçados e fazem sua própria mistura do produto. (Ele deixou isso inalterado da fórmula do Homem-Aranha.) Há um sistema de suporte de vida completo a bordo, juntamente com um Display 'HUD' nas lentes. Foi uma atualização completa e total depois que Peter provou seu valor na Guerra Civil.


- Shuri considera do Dr Pym o mais inteligente

Nos filmes, fica claro que a Shuri se acha tão ou mais inteligente que Tony Stark. Em certo trecho desse livro, ela o critica: “Partes móveis significam falha mecânica. Qual é a primeira coisa que Stark faz com os  aerotransportadores titânicos gigantes do Fury quando ele consegue os planos? Substitui as partes móveis. Ele deve ver as mesmas falhas em seus próprios projetos, mas se recusa a resolvê-las".

Depois de criticar a confiança de Tony em sua própria tecnologia, Shuri passa a elogiar o trabalho incrível que Hank fez. "Não há palavras para expressar a inveja que sinto por Lang e Pym por seu tempo no Reino Quântico. A pesquisa de mecânica quântica de Pym é empolgante. As possibilidades de melhoria de transporte ..." escreveu ela.

E continua: "Como Pym conseguiu um EM-drive que funciona fora de uma câmara de vácuo?" Shuri se pergunta. "Estamos tentando criar um impulso de efeito Mach sem uma força reacionária há meses, talvez anos. Isso desafia as leis da física. A menos que o Reino Quântico atue como uma câmara de vácuo? Isso provaria o princípio de Heisenberg do vácuo quântico. Muitas perguntas. Precisamos falar com Pym. Imediatamente. "

Clique para ampliar


- Teaser sobre o Mandarim e os Dez Anéis:

No livro, o capítulo de abertura sobre "Aprimoramento humano" apresenta um memorando do gabinete do presidente Ellis (de Homem de Ferro 3) ao Secretário de Defesa dos EUA que menciona "a ameaça atual do Mandarim e dos dez anéis". Embora isso possa ser enquadrado no contexto de Homem de Ferro 3, não há como isso não ser um aceno inteligente para o verdadeiro Mandarim que será interpretado por Tony Leung no filme Shang-Chi, que por sua vez será vivido por Simu Liu.

- Mudando o nome para Patriota de Ferro:

No livro, outra nota feita pelo mesmo presidente dizia: “… Um nome voltado para o público como ‘Máquina de Combate’ em si é muito agressivo. A RP, em conjunto com a IDEIAS MECÂNICAS AVANÇADAS, conceituou uma reformulação e renovação do Máquina de Combate que foi testada extremamente bem com grupos de foco. Renomear Máquina de Combate como o ‘Patriota de Ferro’ enviará uma mensagem muito melhor. ”

Clique para ampliar


Há obviamente, muito mais nesse material, que é certamente um grande mimo imperdível para os fãs.  É tão divertido que algumas passagens mais secretas apontadas pela Shuri só podem ser lidas sob a luz negra expostas por uma "conta" que vem com o livro quando você o adquiri. Vamos em breve postar outros detalhes desse livro, como algumas imagens produzidas exclusivamente pra ele. Enquanto isso, a gente podia bem cruzar os dedos e torcer pra uma versão já traduzida pra gente, né?

Coveiro


comments powered by Disqus