sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Elenco de Pantera Negra:Wakanda Forever fala sobre a importância das Mulheres de Wakanda

 Pantera Negra: Wakanda para Sempre da Marvel Studios está chegando em Novembro nos cinemas e ele será marcado pela tragédia da perda de Chadwick Boseman e do Rei T'Challa, consequentemente. No vácuo de sua liderança, eis que ascendem as mulheres de Wakanda para lutar contra a maior ameaça ao reino até aqui. Ao New York Times, Letitia Wright, Lupita Nyong'o, Danai Gurira, Angela Bassett e Mabel Cadena falaram como é a relação de Wakanda com suas mulheres:


Danai Gurira disse que "[O primeiro] filme nos permitiu, como personagens femininas, ganhar ainda mais complexidade". Ela disse que é “E é importante que não seja apenas uma coisa de um momento, mas você vê personagens negros e mulheres de cor crescer e ter mais dimensão.”

Wright entrou na conversa e se lembrou de conhecer uma garota saindo do cinema que disse a Wright: "'Saí do cinema sentindo que posso fazer qualquer coisa depois de assistir ao filme e ver o que Shuri apresentou ao mundo'". Danai Gurira disse que  “Se colocar esses personagens em um espaço heróico impulsiona esse senso de propriedade de si mesmo e o que se pode fazer com seu próprio potencial como jovens mulheres e meninas de cor, isso é tudo, realmente.”

“Deve se tornar a norma”, disse Letitia Wright, já que “há tantas mulheres por aí que são tão heróicas e incríveis”. Ela observou como ela e suas co-estrelas "apenas mostram um pedaço disso na tela". Wright comentou como "tem sido muito bonito ver tantos jovens se inspirarem" e como ela se sente orgulhosa "quando alguém diz que Shuri expandiu a forma como eles pensam sobre si mesmos".

Angela Bassett, que faz a rainha Ramonda, que deve desempenhar um papel ainda mais importante em Wakanda Forever, reconheceu que a unidade entre o elenco também faz parte da mensagem do filme, dizendo:

"Tudo correu muito bem que eu tive um pouco mais de experiência na minha carreira e que eles estão chegando e fazendo o mesmo grande trabalho. Há muito respeito. Mas não é apenas sobre o trabalho que fazemos; é também sobre como trabalhamos uns com os outros. Se cruzarmos os braços, então é uma peça muito mais forte."

Quando Pantera Negra estreou em 2018, não era apenas o mais recente filme da Marvel Studios, mas sim um fenômeno cultural. Muito disso ocorre porque Wakanda, o elenco e a história do filme não se conectaram apenas ao UCM maior, mas também ao público em termos de inspiração e representação.

Sobre como é se juntar a esse mundo em particular pela primeira vez, Mabel Cadena que, interpreta Namora,  compartilhou que, no início das filmagens, ela penou com o treinamento físico e com a diferença de idioma. Segundo ela, o que a fazia continuar era pensar: "Se essas meninas podem, eu posso fazer mais um dia:"

"Foi incrível. Eu não falava a mesma língua no começo, e o treino de luta também foi muito difícil para mim. Houve momentos em que me senti muito cansada, mas também me inspirava nessas mulheres todos os dias. Eu dizia, 'Se essas meninas podem, eu posso fazer mais um dia.' E então eu falava com Ryan, e ele me daria a oportunidade de construir meu personagem como uma mulher mexicana. Então, eu pude enfrentar meus medos e, ao mesmo tempo, me senti totalmente segura e grata por estas mulheres."

Assim como Cadena, Lupita Nyong'o, que faz a Nakia, acredita que a maneira como Pantera Negra lida com seu elenco feminino foi a chave para sua relação porque, em Wakanda, "gênero não existe". Embora esse tipo de mundo não seja um reflexo da realidade atual, a atriz espera que essa realidade exista no futuro:

"A desvalorização das mulheres por causa de seu gênero não existe em Wakanda. Vimos isso no primeiro filme, e é por isso que ressoou. Este novo filme continua com o conceito de que este é um mundo onde essas coisas não existem. Mas a questão que estamos abordando não é sua feminilidade. São suas crenças, paixões, amores e argumentos, e isso cria um drama robusto. Espero que o mundo como o conhecemos assista e seja fortalecido por isso, apesar de si mesmo."

Nessa linha, Lupita Nyong'o também descreveu Wakanda como "uma versão de um mundo" que todos nós estamos lutamos para chegar: "O que eu amo na história de Wakanda é que ela nos oferece uma versão de um mundo que estamos nos esforçando para chegar."

De acordo com Mabel Cadena, a visão de Wakanda sobre as mulheres é, para ela, o legado do primeiro filme: "[Dizem que] quando uma mulher levanta a voz, todos nós florescemos. Essas palavras são realmente inspiradoras para mim, e acho que esse é o legado do primeiro filme. Antes disso, eu só trabalhava na Cidade do México, então trabalhar com essas mulheres e Ryan mudou completamente minha vida e a maneira como eu pensava sobre minha carreira. Agora, tenho novos sonhos e novas expectativas sobre a maneira como quero fazer personagens femininas."

Pantera Negra: Wakanda para Sempre será de novo dirigido por Ryan Coogler, que é co-escrito por Joe Robert Cole. O filme contará com vários atores e atrizes que retornam a franquia como Danai Gurira voltando como Okoye, Letitia Wright como Shuri, Angela Bassett como Ramonda, Lupita Nyong'o como Nakia, Winston Duke como M'Baku, Martin Freeman como Everett Ross, Danny Sapani como M'Kathu e Dominique Thorne irá estrear no filme como Riri Williams. Depois da SDCC, tivemos a confirmação de Tenoch Huerta vivendo o vilão principal dessa história como uma versão adaptada de Namor. Também está confirmado Michaela Coel como a Dora Milaje Aneka, Mabel Cadena como Namora e o Alex Livanalli como Attuma.

Pantera Negra: Wakanda para Sempre chega aos cinemas em 11 de novembro de 2022.

Coveiro

comments powered by Disqus