domingo, 25 de setembro de 2022

Episódio 6 de Mulher-Hulk traz obscuro grupo das histórias em quadrinhos a tona

Durante a subtrama do episódio desta semana, Nikki Ramos (Ginger Gonzaga) e Mallory Book (Renee Elise Goldsberry) lidam com os ex-cônjuges do Sr. Imortal, que vem usando seus poderes regenerativos para sair de seus casamentos fracassados. Uma das ex-esposas revela que descobriu que ele ainda estava vivo graças a um vídeo postado no site Intelligencia, que Mallory se refere como um site para homens rudes. Contudo, o nome parece soa como algo familiar para quem lê os quadrinhos e o final do episódio pode indicar que há algo mais escondido nessa... Intelligencia. 

Lá pro final do episódio, Nikki e Mallory visitam o site e descobrem que ele tem um fórum secreto anti-Mulher-Hulk que depois de um pouco de 'catfishing', eles são convidados a participar. Eles então veem ameaças de morte e outras várias mensagens maliciosas feitas sobre Jen. Mas não para por aí já que a coisa fica pior quando descobrimos que um laboratório de cientistas está se comunicando com um membro da Intelligencia sob o nome de "HulkKing" ou "Rei Hulk", que está pedindo para eles prepararem outra seringa pois ele irá tentar pegar o sangue de Jen. Ou seja, a Intelligencia pode ser uma fachada pra algo muito maior e conspiratório contra a Mulher-Hulk. Ou os Hulks.

Mas se engana quem acha quem acha que essa foi a estreia da Intelligencia no Universo Cinematográfico. Funcionou praticamente como um easter egg, mas uma ficha da SHIELD sobre Ulysses Klaue em Vingadores: Era de Ultron revelou que ele foi um "ex" membro do misterioso grupo:


É difícil saber se essa volta da citação da Intelligencia aqui seguiria o que sugere o easter egg acima já que Klaue parecia agir mais como um operativo paramilitar em suas ações do que apenas um membro de um site de ódio. O curioso a se levantar aqui é que o Ulysses Klaw dos quadrinhos, o Garra Sônica, fez parte da Intelligencia nos gibis.

Mas o que foi a Intelligencia nos quadrinhos da Marvel Comics?

Criada por Jeff Parker e Paul Pelletier em A Queda dos Hulks: Alpha #1 de 2009, a Intelligencia é uma reunião de alguns dos supervilões mais inteligentes da história da Marvel, que trabalham juntos para causar o mal que pode beneficiar a todos eles. Depois que eles inicialmente se formaram e se separaram, eles voltaram a se reunir após os eventos de World War Hulk (Hulk contra o Mundo), e foram liderados por MODOK e O Líder. Seu objetivo na luta contra o Hulk era criar seu próprio ser poderoso através da radiação gama e cósmica, e seu trabalho levou à criação da Mulher-Hulk Vermelha, Bomba-A e o Hulk do Amadeus Cho.

Isso também está diretamente conectado com Mulher-Hulk na minissérie de 2010 chamada Mulheres-Hulks, que viu Jen e Lyra, que é a futura filha de Bruce e Thundra de outra Terra devastada pela guerra no multiverso, caçar os membros da Intelligencia e levá-los à justiça.

Com base no episódio 6, definitivamente parece que a série da Mulher-Hulk está recontextualizando a Intelligencia como uma espécie de grupo de “ativistas dos direitos dos homens”, o que dá ao programa outra saída para lidar com o sexismo e a misoginia que Jen enfrenta. Mas pode ir além.

Agora, há a questão de saber se algumas das cenas anteriormente perturbadoras do programa, como a tentativa da Gangue da Demolição de roubar o sangue de Jen e o fascínio assustador de Todd (John Bass) pela Mulher-Hulk, também podem estar ligadas à Intelligencia. Afinal, ambas as cenas destacaram os momentos estranhos e desconfortáveis com interesse no sangue da Jen.

Há também a possibilidade de que isso possa estar finalmente ligado com a volta de Samuel Sterns / O Líder (Tim Blake Nelson) convenientemente confirmado como o grande vilão do próximo filme do Capitão América: Nova Ordem Mundial. Há rumores também de que o vilão da série não necessariamente seja o Líder em si, mas alguém próximo ou ligado a ele, como o seu irmão Phillip Sterns, que nos quadrinhos virou o Louco (ou Madman).

Vamos aguardar mais capítulos para tentar entender melhor essa trama ainda encoberta!

Coveiro

comments powered by Disqus