domingo, 16 de outubro de 2022

Artista acusa a Marvel de plagiar sua imagem no especial Lobisomem na Noite da Disney+

 O especial da Disney+ Werewolf by Night ou Lobisomem na Noite, da Marvel Studios, foi um sucesso de aprovação de crítica e público. Contudo, isso não impediu de acabar sendo acusado de estar plagiando uma imagem que foi usada em uma de suas "capas" do aplicativo de streaming. O artista gráfico Midiankai foi às mídias sociais para alegar que a imagem oficial da Disney e da Marvel Studios de Werewolf by Night copiou designs de uma capa que ele criou anos atrás para a banda de hardcore holandesa Born from Pain.


O site The Direct falou com Midiankai - um designer gráfico e ilustrador da Estônia com mais de 9 anos de experiência em design de capas de música, merchandisin, arte de jogos e imagens de marcas - que compartilhou que ele criou o design do lobo de Born from Pain em 2016, quando a banda o encomendou para uma estampa de camisa baseada em sua música "Lonewolf".

Midiankai apontou quantos dos elementos no pôster de Werewolf by Night são quase idênticos, se não exatamente os mesmos, aos designs principais de sua capa, especificamente o focinho do lobo, dentes e queixo:



Falando com o The Direct, Midiankai compartilhou como ele acredita que o designer contratado pela Disney "rastreou" seu design em um programa de gráficos vetoriais como o Adobe Illustrator antes de usar ferramentas para manipular e alterar certos elementos:

"Acho que o traço ao vivo do Illustrador foi usado na arte inicial porque tem bordas arredondadas. Existem controles deslizantes chamados de ruído e cantos, movê-los suaviza bordas, remove bordas afiadas e artefatos, é daí que vêm os cantos arredondados. Em seguida, a ferramenta de malha foi costumizada para alargar o focinho, e depois disso a mandíbula inferior foi movida para torná-la uma boca aberta, mas os entalhes escuros dos dentes superiores permaneceram lá. Quem fez isso esqueceu ou não prestou atenção a esse detalhe."

Como Midiankai "interage com muitos artistas de quadrinhos" nas mídias sociais, ele especula que o designer da Disney pode ter encontrado sua capa de Born from Pain através do Twitter ou Instagram antes de usá-la para o pôster de Werewolf by Night:

“É muito difícil encontrar a arte já que sou um artista menos conhecido fora dos nichos em que trabalho, mas interajo com muitos artistas de quadrinhos e tenho essa arte no meu feed do Twitter e na minha página do Instagram. Meu palpite é que esse designer/artista viu minha interação com outros artistas de quadrinhos e viu essa arte, ou estava me seguindo."

Midiankai disse ao The Direct como ele já teve "algumas de suas artes ... roubadas por artistas iniciantes em busca de lucro rápido, mas nunca por grandes nomes como a Marvel". Então, como a Disney deve corrigir seus erros? Midiankai acredita que "crédito e royalties" como a "melhor opção", já que o pôster "já está no mundo".

Como um dos maiores conglomerados de mídia de massa do mundo, a Disney não é estranha a acusações de roubo criativo. Em 2018, antes do lançamento de Solo: A Star Wars Story, a empresa enfrentou um caso semelhante de alegações de plágio de pôsteres de um artista cujos designs foram aparentemente copiados para os pôsteres de personagens de Solo.

Coveiro

comments powered by Disqus