quinta-feira, 27 de outubro de 2022

K'uk'ulkan, como também é chamado o Namor em 'Wakanda Forever', também já apareceu nos quadrinhos da Marvel

No segundo trailer de Pantera Negra 2, tivemos mais detalhes sobre o surgimento da nova versão do Namor no UCM, que inclusive ganha uma nova alcunha temível vinda de seus inimigos. Em dado momento do vídeo, o M'Baku de Winston Duke revela que ele é também chamado de "K'uk'ulkan":

"Eles o chamam de K'uk'ulkan. O Deus Serpente com Penas."

Enquanto Namor ainda será um mutante no filme, como ele é nos quadrinhos, ele parece ser visto como uma figura divina por seu povo, bem como pelos Wakandanos. Estranhamente, K'uk'ulkan só foi mencionado pelo nome algumas vezes nos quadrinhos e que foram centrado em Namora e teve outras participações nas histórias dos X-Men e do Hulk Vermelho.


A primeira vez que foi citada a divindade foi em Namora #1 em 1948 quando a editora ainda se chamava Timely Comics. Era uma entidade adorada pelos nativos de um lugar chamado Apaco. Depois, a própria entidade ganhou via possuindo o corpo do aventureiro El Tigre em X-Men #25. No arco, "Mayan Rule" do Hulk Vermelho, K'uk'ulkan se junta com outros deuses mesoamericanos para destruir a atual humanidade.

Kukulkan também é o nome de uma divindade serpente em várias religiões mesoamericanas. O Deus Serpente foi adorado pelo povo Yucatec antes de 1500, mas também tinha muitos outros nomes além de Kukulkan em outras culturas mesoamericanas. Acreditava-se que a divindade Kukulkan seria uma serpente emplumada gigante. De acordo com várias religiões, o Deus Serpente Emplumado é o deus da chuva, vento, tempestades e vida. Esperamos que a provável ligação divina ou a explicação de porque Namor é associado ao deus serpente com penas seja esclarecida no filme. 


Como se percebe, isso dá ao Namor um status bem similar ao do Pantera Negra como "avatar" na Terra do Deus Pantera ou mesmo igual ao Cavaleiro da Lua (com Konshu). Isso tornaria os dois desse conflito lutando de igual para igual. Contudo, sabemos já que Wakanda Forever apresentará a morte de T'Challa e por isso um novo ou uma nova Pantera Negra precisa se apresentar.


Pantera Negra: Wakanda para Sempre será de novo dirigido por Ryan Coogler, que é co-escrito por Joe Robert Cole. O filme contará com vários atores e atrizes que retornam a franquia como Danai Gurira voltando como Okoye, Letitia Wright como Shuri, Angela Bassett como Ramonda, Lupita Nyong'o como Nakia,Florence Kasumba como Ayo, Winston Duke como M'Baku, Martin Freeman como Everett Ross, Danny Sapani como M'Kathu e Dominique Thorne irá estrear no filme como Riri Williams. Tenoch Huerta será o vilão principal dessa história como uma versão adaptada de Namor. Também está confirmado Michaela Coel como a Dora Milaje Aneka, Mabel Cadena como Namora e o Alex Livanalli como Attuma. Pantera Negra: Wakanda para Sempre chega aos cinemas em 11 de novembro de 2022.

Coveiro

comments powered by Disqus