segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Bob Chapek sai e Bob Iger volta ao cargo de Presidente Executivo da Disney

De acordo com o The Hollywood Reporter, o CEO da Disney, Bob Chapek, renunciou ao cargo após pouco menos de três anos o ocupando. Ele será substituído por seu antecessor Bob Iger, que ocupou o cargo de março de 2005 a fevereiro de 2020. Chapek já teve seu contrato prorrogado pelos próximos três anos - o que o teria mantido no cargo na Casa do Mickey Mouse até pelo menos 2025 - no entanto, com sua saída repentina, Iger agora o substituirá com efeito imediato.

O retorno de Iger como CEO da Disney vem como parte de um acordo temporário de dois anos que, conforme declarado pelo conselho, o levará a desenvolver uma "direção estratégica para um crescimento renovado" e auxiliar no "desenvolvimento de um sucessor:"

“[Iger] concordou em atuar como CEO da Disney por dois anos, com mandato do Conselho para definir a direção estratégica para um crescimento renovado e trabalhar em estreita colaboração com o Conselho no desenvolvimento de um sucessor para liderar a empresa ao final de seu mandato."

O novo CEO reconheceu seu retorno em um e-mail aos funcionários da Disney no domingo, no qual observou que retorna “com um incrível senso de gratidão e humildade – e, devo admitir, um pouco de espanto”. Seu e-mail completo para a equipe - conforme compartilhado pelo The Ankler - pode ser visto abaixo:

"Caros colegas de trabalho e membros do elenco, É com um incrível senso de gratidão e humildade - e, devo admitir, com um pouco de espanto - que escrevo para vocês esta noite com a notícia de que estou voltando para a The Walt Disney Company como CEO. Quando vejo o sucesso criativo de nossas equipes em nossos estúdios, Disney General Entertainment, ESPN e internacional, o rápido crescimento de nossos serviços de streaming, a fenomenal reimaginação e recuperação de nossos parques, o excelente trabalho contínuo da ABC News e tantos outras conquistas em nossos negócios, estou maravilhado com suas realizações e estou animado para embarcar com você em muitos novos empreendimentos. Sei que esta empresa pediu muito de você durante os últimos três anos, e esses tempos certamente permanecem bastante desafiadores, mas, como você já me ouviu dizer antes, sou otimista e, se aprendi uma coisa em meus anos na Disney, é que mesmo diante da incerteza - talvez especialmente diante da incerteza - nossos funcionários e membros do elenco alcançam o impossível. Vocês ouvirão mais de mim e de seus líderes amanhã e nas próximas semanas. Enquanto isso, permita-me expressar minha profunda gratidão por tudo o que você faz. A Disney ocupa um lugar especial no coração das pessoas em todo o mundo graças a você, e sua dedicação a esta empresa e sua missão de trazer alegria às pessoas por meio de ótimas histórias é uma inspiração para mim todos os dias.

Bob Iger."

A Disney também emitiu um memorando reconhecendo a mudança na liderança, que descreveu Iger como alguém "situado de forma única para liderar a empresa neste período crucial" e observou algumas das razões por trás de sua nomeação. O memorando completo da Casa do Camundongo pode ser lido abaixo:

“Agradecemos a Bob Chapek por seus serviços prestados à Disney ao longo de sua longa carreira, incluindo a condução da empresa nos desafios sem precedentes da pandemia”, disse Susan Arnold, presidente do conselho. “O Conselho concluiu que, à medida que a Disney embarca em um período cada vez mais complexo de transformação da indústria, Bob Iger está em uma posição única para liderar a empresa nesse período crucial.”

"O Senhor Iger tem o profundo respeito da equipe de liderança sênior da Disney, com a maioria dos quais trabalhou de perto até sua saída como presidente executivo, 11 meses atrás, e é muito admirado pelos funcionários da Disney em todo o mundo - o que permitirá uma transição perfeita de liderança, " ela disse.

A posição de Presidente do Conselho permanece inalterada, com a Sra. Arnold servindo nessa função:

“Estou extremamente otimista com o futuro desta grande empresa e emocionado com o convite do Conselho para retornar como seu CEO”, disse o Sr. Iger. “A Disney e suas incomparáveis ​​marcas e franquias ocupam um lugar especial no coração de tantas pessoas ao redor do mundo, principalmente no coração de nossos funcionários, cuja dedicação a esta empresa e sua missão é uma inspiração. Estou profundamente honrado por ser convidado a liderar novamente esta equipe notável, com uma missão clara focada na excelência criativa para inspirar gerações por meio de narrativas ousadas e inigualáveis”.

Durante seus 15 anos como CEO, de 2005 a 2020, o Sr. Iger ajudou a transformar a Disney em uma das empresas de mídia e entretenimento mais bem-sucedidas e admiradas do mundo, com uma visão estratégica focada em excelência criativa, inovação tecnológica e crescimento internacional. Ele expandiu o legado de narrativa inigualável da Disney com as aquisições da Pixar, Marvel, Lucasfilm e 21st Century Fox e aumentou a capitalização de mercado da empresa em cinco vezes durante seu tempo como CEO. Bob Iger continuou a dirigir os esforços criativos da Disney até sua saída como presidente executivo em dezembro passado, e o robusto fluxo de conteúdo da empresa é uma prova de sua liderança e visão.

Já Bob Chapek foi por anos funcionário da Disney assumindo a Presidencia de Produtos e Cosumo em 2011 e depois cuidando como Presidente dos Parques e Resorts em 2015. A sua  posição posição como novo CEO da Disney em 2020 foi vista com bastante surpresa, mesmo que a vontade de Iger de sair do cargo após 15 anos fosse notória. Chapek pegou uma fase notoriamente difícil para a empresa, bem quando estourou a Pandemia de Covid-19, envolveu-se em um notório caso judicial com Scarlett Johansson ao contrariar todos aos exigir o lançamento da Viúva Negra direto para o Disney+ e entrou numa baita polêmica ao entrar em conflito ao financiar senadores da florida a favor do Parental Rights in Education Act que apoiavam a lei "Dont'Say Gay" ao mesmo tempo em que a companhia tentava manter a marca de pro-LGBTQIA+. Seja por pressão interna, seja por vontade própria, Chapek deixa seu mandato hoje.

Coveiro



comments powered by Disqus