sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Figurinista fala sobre os adereços de Wakanda e Talocan em Pantera Negra 2.


Em “Pantera Negra: Wakanda Forever”, as joias e adornos desempenham um papel crucial. E não são apenas aquelas poderosas contas Kimoyo que conhecemos no primeiro filme. Além do que criou para o país fictício exibido cinematicamente no filme “Pantera Negra” de 2018, agora Ruth teve que se inspirar na cultura maia ao estilizar o Talocan, uma civilização subaquática que ataca Wakanda, o enredo principal do segundo filme.Em matéria pra o NY Times, a Ruth E. Carter, figurinista e designer de joias do filme, falou em um vídeo alguns detalhes a mais que podem ter passado batido no filme e que merecem nossa atenção:

“Os wakandanos se conectam com tribos africanas tradicionais, e os talocanos se conectam com a Mesoamérica e o oceano”, disse Carter. “Com a influência maia, conectamos o mundo acima do solo com o que eles teriam usado do oceano.” Ela disse que os projetos para os talocanos incluem materiais como osso, jade, corda e algas.


Talvez o personagem de joias mais proeminente na nova história de “Pantera Negra” seja Namor, o líder dos Talocans, interpretado pelo ator mexicano Tenoch Huerta Mejía. “Namor é adornado com um grande colar que tem uma serpente de duas cabeças com uma grande pérola na boca e um colar duplo de pérolas”, disse Carter. “Isso tem muito significado. Uma serpente era freqüentemente usada em trabalhos de pedra e cerâmica mesoamericanos.”

Outros novos personagens ricamente adornados incluem o guerreiro Talocan Attuma, que usa um capacete representando um tubarão-martelo, enquanto a prima de Namor, Namora, tem um colar feito em forma de barbatanas de peixe-leão.



A senhora Carter, a primeira estilista negra a ganhar um Oscar de melhor figurino por seu trabalho em “Pantera Negra”, também se concentrou em variar as joias entre os personagens recorrentes. “A rainha Ramonda usa dois espartilhos diferentes, um dos quais é inspirado na tribo Dogon do Mali e vai da base do pescoço até o busto”, disse Carter, referindo-se à personagem de Angela Bassett, que lidera Wakanda após a morte de seu filho T'Challa. “O segundo é feito para parecer como se fosse sua armadura”, disse ela. “É uma imagem muito forte e pesada, mas apropriada para a rainha e seu governo de Wakanda.”


M'Baku, o líder da tribo Jabari em Wakanda, interpretado por Winston Duke, tem um colar feito de pequenas lanças. E um ancião da Tribo do Rio reprisa a placa labial turquesa que ele usava no primeiro filme. “Vemos o anel do rei T’Challa que Shuri usa no pescoço”, disse Ruth E. Carter referindo-se à irmã de T’Challa, interpretada por Letitia Wright. “Ela o usa durante o cortejo fúnebre. É uma passagem simbólica da tocha.”

Dois artistas que fazem muito artesanato ajudaram a Sra. Carter com as joias de “Pantera Negra: Wakanda Forever”: Douriean Fletcher, um designer de joias que vive em Los Angeles, que também trabalhou no primeiro filme “Pantera Negra” e Baba Gi, um fabricante de joias em Atlanta.

Começando com os preparativos iniciais para o primeiro filme, os designers construíram o mundo imaginário que os criadores de quadrinhos Stan Lee e Jack Kirby introduziram em 1966. “O que Wakanda representa é um lugar fictício que é reimaginado onde não havia colonização, e imaginamos como eles teriam progredido com a tecnologia e o Vibranium usando seus avanços tecnológicos”, disse Carter, referindo-se ao minério fictício que alimenta e enriquece os Wakandanos, especialmente através das contas Kimoyo dadas a cada Wakandano no nascimento. “E gosto de pensar que realçamos nossos trajes com adornos que nos conectam à história.”

Marion Fasel, fundadora e diretora editorial da The Adventurine, uma revista on-line de joias, disse por telefone ao NY Times que “Existem certas culturas no mundo em que as joias não são um acessório, mas parte integrante da cultura e da vida, e para mim é isso que 'Pantera Negra' faz com Wakanda. Isso estabelece uma cultura de joalheria. Cada personagem do filme está usando algo que é simbólico, e isso é o que as joias eram historicamente. Na África, na Índia e em muitas culturas até hoje, joias significam alguma coisa.”



Pantera Negra: Wakanda para Sempre será de novo dirigido por Ryan Coogler, que é co-escrito por Joe Robert Cole. O filme contará com vários atores e atrizes que retornam a franquia como Danai Gurira voltando como Okoye, Letitia Wright como Shuri, Angela Bassett como Ramonda, Lupita Nyong'o como Nakia,Florence Kasumba como Ayo, Winston Duke como M'Baku, Martin Freeman como Everett Ross, Danny Sapani como M'Kathu e Dominique Thorne irá estrear no filme como Riri Williams. Tenoch Huerta será o vilão principal dessa história como uma versão adaptada de Namor. Também está confirmado Michaela Coel como a Dora Milaje Aneka, Mabel Cadena como Namora e o Alex Livanalli como Attuma. 

Coveiro

comments powered by Disqus