quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Produtor e Diretor comentam sobre a decisão de escolher Shuri como nova Pantera Negra em Wakanda para Sempre

 Desde o primeiro trailer, não foi difícil perceber quem seria a nova Pantera Negra dos cinemas. Shuri já tinha usado o manto nos quadrinhos. Contudo, mediante a situação toda, essa não é uma decisão que Shuri toma de ânimo leve na tela, e fora da tela a decisão carrega consigo a mesma quantidade de peso, considerando a morte na vida real de Chadwick Boseman, que interpretou o Pantera Negra e Rei de Wakanda no filme anterior. A equipe criativa por trás do filme não queria que o próximo Pantera Negra se sentisse apressado ou forçado de alguma forma, e acabou decidindo que Shuri era a melhor e mais lógica escolha para continuar o manto.


Em conversas muito iniciais, a equipe criativa discutiu a possibilidade de passar o manto para um dos muitos outros personagens do mundo dos Panteras Negras, mas, como explica o produtor Nate Moore a Marvel.com, isso teria parecido artificial. “[Shuri] parecia a escolha de narrativa mais orgânica”, explica ele. “Tínhamos uma artista que sabíamos que poderia carregar isso se ela concordasse em fazê-lo. Nós realmente não exploramos outras opções tão completamente porque isso parecia a coisa certa a fazer.”

Moore continua: “Letitia queria e quer fazer o certo por essa franquia”. Quando chegou a chamada de que ela se tornaria a próxima Pantera Negra, ela ficou inicialmente surpresa com o pedido. No entanto, ela rapidamente entendeu o quão importante era para ela e seu personagem assumir o manto.

“Ela entendeu A, o que significa para as pessoas em geral, e B, acho que essa franquia significou para Chadwick, como artista e performer”, acrescenta Moore. “Embora eu não tenha certeza se ela já se imaginou vestindo o manto e carregando este filme, ela estava 100% no jogo. Eu acho que isso é um crédito para ela e para seu espírito. Chegar a ela e dizer, ei, queremos continuar essa franquia, e achamos que você é a pessoa certa para estar no centro disso foi um grande pedido. Mas ela estava disposta a isso e nunca se esquivou dessa responsabilidade como contadora de histórias.”

O escritor/diretor Ryan Coogler ecoa o mesmo sentimento, observando que Shuri, junto com Letitia Wright, é a pessoa perfeita para assumir esse novo papel. “É difícil dizer que foi óbvio porque a morte de Chad foi tão inesperada, mas foi uma escolha que fez muito sentido. Como percebemos qual era o [tema] e quando você fala sobre a morte de T’Challa, quem seria o mais afetado por isso? Ficou claro que Shuri deveria ser o nexo do nosso filme.”


Coogler acrescenta que, para Shuri, ela só conheceu um mundo com T'Challa como o Pantera Negra, então o pensamento de assumir o manto nunca é considerado - e mesmo à medida que o filme avança, fica claro que para ela recriar o erva em formato de Coração não está na vanguarda de sua mente. Ela é inflexível sobre o avanço da tecnologia de Wakanda, não necessariamente a protetora de longa data de Wakanda. Isso criou um novo tema subjacente para o filme, com Shuri constantemente lutando com a ideia de sua ciência testada e comprovada versus os rituais espirituais daqueles que vieram antes dela. Isso, é claro, inclui o manto de Pantera Negra, algo que ela zomba no início do filme quando a rainha Ramonda pergunta se ela fez algum progresso com a erva.

Coogler também observa que, para Shuri, “Ela sempre imaginou que seu irmão seria o Pantera Negra e então, quando ele for velho demais para ser um Pantera Negra, eu serei velha demais para ser uma Pantera Negra. Nunca é algo que estava em sua mente ter que fazer. Achamos que isso [faria dela] a personagem mais interessante para realmente fazer isso.”

Quanto a Letitia Wright, ela descobriu a nova direção do filme alguns meses após a morte de Boseman, quando ainda estava lidando com sua perda repentina. Ela admite que era “difícil imaginar [o filme] sem ele”, mas estava disposta a continuar a franquia de qualquer maneira possível, pois sabia que era isso que Boseman desejaria.

“Você precisa continuar inspirando as pessoas, precisa seguir em frente”, disse Wright. “Quando Ryan me ligou, foi difícil. Ele lentamente, gentilmente me explicou sua intenção de como podemos honrar Chad neste filme e como podemos honrar o que foi criado por nós como uma família.”. No entanto, toda a experiência para ela foi agridoce, já que Boseman não estava lá para lhe mostrar o caminho, explicando que a entristecia profundamente por “não ter meu irmão para me passar a tocha”.

“Eu tive que processar isso e orar e perguntar a ele se está tudo bem para mim fazer isso”, lembra ela. “Uma vez que me senti em paz, que era a coisa certa, aceitei. Eu disse a Ryan que farei o meu melhor. Eu fiz um compromisso. Eu estava tipo, vou honrar a Deus e honrar Chad com Shuri em Pantera Negra: Wakanda para Sempre. Então foi apenas um processo de passar por isso e estou rezando para que o deixemos orgulhoso.”


Pantera Negra: Wakanda para Sempre será de novo dirigido por Ryan Coogler, que é co-escrito por Joe Robert Cole. O filme contará com vários atores e atrizes que retornam a franquia como Danai Gurira voltando como Okoye, Letitia Wright como Shuri, Angela Bassett como Ramonda, Lupita Nyong'o como Nakia,Florence Kasumba como Ayo, Winston Duke como M'Baku, Martin Freeman como Everett Ross, Danny Sapani como M'Kathu e Dominique Thorne irá estrear no filme como Riri Williams. Tenoch Huerta será o vilão principal dessa história como uma versão adaptada de Namor. Também está confirmado Michaela Coel como a Dora Milaje Aneka, Mabel Cadena como Namora e o Alex Livanalli como Attuma.

Coveiro


comments powered by Disqus