quarta-feira, 1 de março de 2023

Veja 10 variações de trajes do Shang Chi encontradas no livro de artes do filme


Graças ao lançamento do livreo de arte do filme, fomos brindados com 10 conceitos de figurino nunca antes vistos foram divulgados de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Através desses pequenos vislumbres, temos roupas do que poderia ser o visual do herói asiático pro filme. Algumas artes aqui vista são planemente explicadas porque foram descartadas e alguns detalhes são acompanhados pela fala do supervisor de desenvolvimento visual da Marvel Studios, Andy Park. Confira:

No livro, o supervisor de desenvolvimento visual da Marvel Studios, Andy Park, comentou o quanto ele adora criar esses looks de heróis:

"Sempre que começamos um filme apresentando um novo personagem no Universo Cinematográfico da Marvel, é sempre o momento mais emocionante. Particularmente no caso de Shang-Chi. É um gênero e ângulo de representação totalmente diferente, com o primeiro herói asiático titular do UCM. É realmente emocionante, especialmente sendo asiático-americano.”

“Eu mergulhei profundamente na pesquisa no que diz respeito à cultura chinesa... Uma exploração do simbolismo histórico, roupas históricas chinesas, tradições e, é claro, o material de origem dos quadrinhos foi tudo necessário. Shang-Chi foi criado durante toda a mania das artes marciais do kung fu na década de 1970." disse o designer.

Ele observou que o herói do UCM de Simu Liu era um pouco mais difícil de projetar simplesmente porque foi necessário mudanças no material de origem, cujas histórias originais eram pra lá de datadas e pejorativas:

"Havia uma falta de compreensão verdadeira no passado, por isso era difícil evitar estereótipos. Este filme nos deu a oportunidade de explorar ideias com mais liberdade e não ficarmos apenas em dívida com o material de origem. Com isso também vem muito desafios, porque não há essa âncora. Mas para mim, isso é emocionante. Somos livres para explorar e criar a versão MCU de Shang-Chi - até mesmo a pronúncia de seu nome!"






Park disse que, para alguns de seus trabalhos de design, ele "se inspirou no hanfu chinês", um manto tradicional chinês usado durante a dinastia Han. Ao crescer, Park lamentou que "cresceu com algo chamado hanbok", que compartilha algumas semelhanças com o Hanfu. Portanto, "muitas das primeiras coisas que [ele] fez foram baseadas nisso:"

  “Sendo coreano-americano, cresci com algo chamado hanbok, que compartilha algumas semelhanças com o hanfu, assim como o quimono japonês. Muitas das primeiras coisas que fiz foram baseadas nisso - incorporando aquele cruzamento da esquerda para a direita, muitas das linhas, como a gola funciona e como ela se ajusta. "

Ele acrescentou que grande parte desse trabalho inicial estava "explorando muitos elementos chineses antigos" e, ao mesmo tempo, "fundindo-os com uma sensibilidade mais moderna:"

"Trabalhei em diferentes túnicas e jaquetas, explorando muitos elementos chineses antigos, mas também mesclando-os com uma sensibilidade mais moderna e um visual de super-herói. Como em muitos desses filmes, muitas vezes não sabemos a história exata quando a equipe de desenvolvimento visual primeiro começa a trabalhar no filme. Mas à medida que a história se desenvolve, nossas ideias são refinadas."

Isso levou a equipe a ter a ideia da jaqueta de Shang "ser feita com os elementos de Ta Lo como um presente de sua mãe". Essa conexão materna com o traje foi "central" para o que Park e a equipe trabalharam para o herói da Marvel:

"Eventualmente, a ideia de ser feito com os elementos de Ta Lo como um presente de sua mãe tornou-se central por meio de muitas idas e vindas entre mim, o diretor e os produtores. Fiz uma gama completa de roupas, de roupas tradicionais chinesas a seu visual de quadrinhos - inspirado nos vários looks de Bruce Lee em seus filmes, de looks sem camisa a seu macacão clássico de Game of Death.

Park também explorou o conceito de "ter alguns elementos de tatuagens de dragão envolvendo-o".






Outros conceitos levaram a equipe a pensar em sensibilidades muito modernas, etilo streetwear com o uso de "jaquetas e moletons":

"Também fiz muitas outras versões de streetwear muito modernas com jaquetas e moletons, mas também infundindo elementos chineses históricos, desde a maneira como as roupas são usadas até vários padrões, cores e simbologia. As cores também foram uma grande parte da exploração, pois cada um tem seu próprio significado único na cultura. O vermelho, em particular, é uma cor importante, pois é usado na cultura com mais frequência do que qualquer outra cor. Simboliza boa sorte e riqueza.”

O artista da Marvel Studios disse ainda que "Todo esse traje é uma história. É armadura, é proteção, é passado de mãe para filho - e é nesse momento que ele se torna Shang-Chi. Então, mais tarde no filme, seu pai dá livremente seus anéis para seu filho, então isso se torna parte do visual de Shang-Chi."

O último detalhe que Park mencionou sobre o traje foram "os sapatos". Ele disse que a escolha do calçado de Shang-Chi foi "muito intencional:"

"Há mais um elemento no traje: os sapatos dele! Eles foram muito intencionais. Eu fiz tênis no meu design, embora não aqueles Jordans em particular. Os que eu desenhei eram tênis indefinidos. Mas os Jordans eram perfeitos. Isso não é canônico, mas a ideia na minha cabeça era que eles lhe dessem o traje e talvez até sapatos, mas ele recuava e dizia: 'Sabe de uma coisa, quero manter uma coisa que sou eu'. Ele morou na América por dez anos - essa é uma grande parte de sua vida como asiático-americano, então esses sapatos representam isso."

Com os Jordans sendo um pedaço da herança americana de Shang-Chi, o traje estaria completo:

"Então, neste traje, ele tem sua mãe, seu pai e, com os sapatos, sua própria jornada independente. Sempre que estamos fazendo designs de personagens, estamos criando uma história. Pode nem sempre ser explícito, mas é um história de quem é o personagem. Quando Shang-Chi veste sua fantasia, é o ponto culminante da história de todo o filme.”



Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis chegou ao Disney+.  No filme, Simu Liu estrela como Shang-Chi, o herói que deve enfrentar o passado que ele pensou ter deixado para trás quando ele é atraído para a teia da misteriosa organização Dez Anéis. Dirigido por Destin Daniel Cretton e escrito por Daniel Callaham, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis traz no elenco também os nomes de Tony Leung, Awkwafina, Michelle Yeoh, Jiang Nan, Meng'er Zhang. Ronny Cheng, Fala Chen e Jiang Len.

Coveiro

comments powered by Disqus