quarta-feira, 12 de abril de 2023

Uma comparação entre notas dos Críticos e do Público dos filmes da Marvel Studios

 Anteriormente, fizemos aqui no site Marvel616.com uma avaliação sobre como foi a evolução dos filmes da Marvel Studios até a Fase 4, considerando aqui as notas de avaliação de críticos e de público segundo os indicadores do Rotten Tomatoes e Metacritic, assim como as notas das pesquisas feitas pelo Cinemascore. Curiosamente, quase um mês depois, o site The Direct teve a mesma ideia que a nossa, mas foi bem mais completo ao plotar os dados em gráficos e avaliar uma média por "Fases" da Saga do Infinito e do Multiverso. Aproveitando a matéria deles, trazemos aqui um resumo das considerações feita por eles:



Sobre avaliação de Críticos:

Pra começar, a matéria lembra assim como nós que o "Rotten Tomatoes Critic Score", sem dar notas, algo diferente dos outros indicadores. Ele apenas é um "sim" ou "não" para se as pessoas devem ver aquele filme em questão. Assim, acima de 75% de aprovação temos um "certified fresh" que é acima do "fresh" ainda considerado bom. Os filmes abaixo de 60% de avaliações boas são considerados "rotten" ou poderes. Como na matéria anteriormente publicada pela gente, é notado que apenas Eternos antes de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania mereceu uma nota "podre".

Pelo gráfico,chama atenção como 9 de 12 filmes da fase tinham aprovação acima de 75% e todos os filmes da Fase 3 são acima da média. O Rotten também fez uma porcentagem média por fase colocando 80% pra fase 1, 81% pra fase 2, 89% pra fase 3. A queda da fase 4 é de 76%, puxada principalmente por Eternos. Como Quantumania refere-se a fase5, não há aina como agrupá-lo.

já o Metacritic Metascore é diferente na avaliação. Ele copila a informações de reviews de determinados críticos estabelecisos e dá uma gradação. Essa gradação entra num score de 0-100 onde acima de 60% é verde. Contudo, devido a gradação em notas, é possível perceber que a diferença entre os filmes da Marvel Studios é mais "uniforme" usando essa ferramenta e que não há tanta distância entre os filmes da Fase 1 e da Fase 4, por exemplo:

Aqui, percebe-se que a Fase 1 e 2 tiveram 65% de avaliação e a Fase 3 é realmente bem a frente com 73%. Já a Fase 4 não cai tanto, com 64% de aprovação. É possível ver que os críticos selecionados pela ferramenta apesar de terem dado notas ruins a Eternos, não foi tão diferente de Thor: O Mundo Sombrio, por exemplo.


Sobre avaliação de Público:

Voltamos agora para a Rotten Tomatoes Audience Score, com a nota do público. O artigo lembra que quando abriu a possibilidade para o público votar, o Rotten não tinha ferramenta pra impedir algumas 'floodagem' de críticas "bombas" negativas e  por parte do público e com isso, é possível ver tamanha discrepância com a Capitã Marvel, que foi constantemente alvo de trolls na internet mesmo o filme sendo um campeão de audiência com 1 bilhão arrecadado.

Por conta disso, é possível ver que a média entre as fase pode parecer muito discrepante com a Fase 4 sendo mais bem votada com 89% da audiência, seguida pela Fase 2 com 84% e então a Fase 3 com 82% e a Fase 1 com 79%. Mesmo Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Eternos ficaram acima dos 75% do público aqui. Isso evidentemente não parece muito confiável só por considerar os números de bilheteria.

Um cenário não muito diferente é vista com a nota de público do Metacritic Audience Score, só que graças ao sistema de notas de 0-100, é possível ver que a Fase 4 é de fato mais abaixo do que as outras quando "qualificada" e ficou abaixo das Fases 1, 2 e 3. A Fase 3 aqui também sofreu bastante com as "críticas bombas" que tiveram a Capitã Marvel como alvo. 


Cruzando os dados de Críticos e Público:

Agora, a tarefa mais interessante do artigo do The Direct foi não só criar uma média entre as avaliações de críticos especializaos dos sites Rotten Tomatoes e Metacrit assim como criaram uma média para as avaliações de público. Isso gerou o gráfico de linhas abaixo que é muito interessante:

É possivel aqui ver que as notas de público com raras exceções são muito maiores que a dos críticos, mostrando que a expectativa do público para os filmes Marvel é bem maior que as notas dadas por sites de review. Há algumas exceções destacáveis aí que são Pantera Negra e Capitã Marvel, que já sabemos que são filmes que são alvos de ataques de Trolls da internet. Por outro lado, o filme dos Eternos e Quantumania não acompanharam tanto a linha descendente dadas pelos críticos, o que mostra que talvez os filmes não sejam lá tão evitáveis como se supõe a primeira análise.

Veja nossa avaliação do Rotten Tomatoes e Metacritic também!


Notas do CinemaScore:

Por fim, o The Direct também fez um gráfico considerando a gradação do Cinemascore em letras e transformando isso em números equivalentes a porcentagens. Como essa ferramenta só analisa notas do público, ela não entrou na avaliação acima.

Devido ao método, não é possível ver muitas diferenças entre os filmes, mas o padrão de mantem mais ou menos o mesmo com pouca diferença entre a Fase 1 e a Fase 4 por exemplo. Contudo, enquanto que a variação é pequena na primeira entre os filmes, a última é totalmente desequilibrada com filmes com notas muito altas e muito baixas.

Veja nossa avaliação do Cinemascore aqui!


Esse tipo de análise é algo que particularmente gosto de fazer e talvez voltemos mais uma vez a considerar uma analise de tudo quando a Fase 5 se concluir daqui a alguns anos. Nos cobrem!

Coveiro

comments powered by Disqus