terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Quais os melhores e piores filmes da Marvel Studios segundo o CinemasScore?

 Quando se fala de notas em cinemas, é comum se ouvir falar por aí no Rotten Tomatoes e no Metacentric. E de fato, esses são as maiores ferramentas que temos hoje em dia para agregar críticas e formalizar uma nota em comum para pontuar se filmes foram bons ou não. Mas ambos apenas são boas ferramentas para avaliar críticas especializadas, mas padecem de um sistema de segurança e fidedigno para revelar o que de fato achou o público que saiu dos cinemas. E é aí que entra o CinemaScore.


CinemaScore existe desde 1978 e basicamente avalia a satisfação do consumidor do filme na porta de saída dos cinemas. A metodologia mudou um pouco durante os anos, mas em essencia continua sendo a mesma. É entregue a quem aceita participar da pesquisa um cartão que ele precisa destacar suas respostas e depositar o cartão no final ao coletador da pesquisa.

O cartão é simples, e coleta dados como a nota de A a F que você deu para o filme, informações sobre sexo, faixa etária, o que fez você ir ao filme e suas pretensões em adquirir depois o filme em Home Video. A pesquisa é feita exatamente no dia de estreia do filme, tendo portanto ideia da recepção dos primeiros espectadores do filme. O número é amostral, bem definido, e sem riscos de repetição. E por isso que o CinemaScore parece ser a ferramenta com mais base estatística para os estúdios avaliarem o sucesso ou não do seu filme nas telonas. O principal problema é que a graduação ofertada é limitada, sendo definido apenas como A+, A, A-, B+, B, B- e por aí vaí.

Nesse ponto, a Marvel Studios sempre se manteve em alta com o CinemaScore. Sendo que apenas 4 der seus 30 filmes lançados até a Fase 4 não tiveram pelo menos um A- na nota do público que de fato foi assistir aos cinemas:


A+


1. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa - A+


2. Pantera Negra - A+


3. Vingadores: Ultimato - A+


4. Vingadores: A+




A


5. Capitão América: Guerra Civil - A


6. Capitão América: O Soldado Invernal - A


7. Capitã Marvel A


8. Doutor Estranho - A


9. Guardiões da Galáxia - A


10. Guardiões da Galáxia vol.2 - A


11. Homem-Aranha: De volta ao Lar - A


12. Homem-Aranha: Longe de Casa - A


13. Homem de Ferro - A


14. Homem de Ferro 3 - A


15. Homem de Ferro 2 -A


16. Homem-Formiga - A


17. Pantera Negra: Wakanda para Sempre - A


18. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis - A


19. Thor: Ragnarok - A


20. Vingadores: Era de Ultron - A


21. Vingadores: Guerra Infinita - A



A-


22. Capitão América: O Primeiro Vingador - A-


23. Homem-Formiga e a Vespa - A-


24. O incrível Hulk - A-


25. Thor: O Mundo Sombrio - A-


26. Viúva Negra - A-



B+


27. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura - B+


28. Thor: Amor e Trovão - B+


29. Thor - B+



B


30. Eternos - B


E agora, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania também sai com Score B.


É importante agora analisar esse Score com o que já mostramos aqui com os outros agregadores mais famosos. Temos com nota máxima A+ apenas quatro filmes - Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Vingadores, Vingadores: Ultimato e Pantera Negra.. São filmes que estão de fato listado entre os dez mais de qualquer agregador de críticas especializados, sendo destaque para Pantera Negra e Vingadores: Ultimato que estão nas listas dos cinco mais seja no Rotten Tomatoes, seja no Metacritic. Curiosamente, para o público, o que se repete são na verdade Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e o primeiro filme dos Vingadores.

Já quanto aos mais mal avaliados, temos outros quatro filmes que tiveram um ''B" e são da Marvel Studios. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Thor: Amor e Trovão, o primeiro filme do Thor e Eternos.  Considerando os críticos do  Rotten Tomatoes e o Metacritic, é bastante coincidente que Eternos leve como pior filme, sendo até então o último da fila. Também coincide com os agregadores, as posições do primeiro filme do Thor e Thor: Amor e Trovão. Já segundo avaliação do público que usou o Metacritic, só estão na lista em comum o filme do Thor: Amor e Trovão e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura aparecem em comum no final da lista. Não há nenhuma equivalência entre os piores filmes do público do Rotten Tomatoes e do Cinemascore. Eternos, para nossa surpresa, é melhor avaliado pelo público segundo os demais agregadores do que o CinemaScore. 

Com isso, podemos perceber que há mais congruência entre os outros agregadores de críticas e o CinemaScore do que com os scores de público. É importante também destacar aqui a unanimidade da Marvel Studios em se manter com mais de 80% dos seus filmes com notas altas do tipo "A". E devemos lembrar que mesmo um "B" no Cinemascore não é considerado uma nota ruim. Há ainda as notas C, D e F abaixo para definir uma insatisfação maior do filme, se for o caso.

Coveiro


comments powered by Disqus