sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Artistas de VFX acusam Marvel de priorizar 'Wakanda Forever' em detrimento da qualidade dos efeitos de 'Quantumania'

Em meio ao lançamento de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, surge mais uma série de depoimentos que arrastam ainda mais a crise formada entre os animadores de efeitos especiais e o estúdios Marvel. Dessa vez, de acordo com um artigo que saiu recentemente pela Vulture, os efeitos visuais e CGI de Quantumania foram prejudicados por conta da prioridade que a Marvel Studios resolveram dar para o lançamento anterior de Pantera Negra: Wakanda para Sempre.
Em muitos reviews, o terceiro filme do Homem-Formiga recebeu duras críticas em relação aos seus efeitos visuais desde que foi lançado nos cinemas, e este artigo traz alguns esclarescimentos sobre a questão. Segundo foi colocado nele, os artistas de efeitos visuais que trabalham para a Marvel Studios afirmaram que Quantumania não recebeu tanto cuidado quanto deveria e, em vez disso, a maior parte do o foco foi colocado em Pantera Negra 2.

É importante notar que ambos os filmes estiveram em pós-produção simultaneamente, onde são trabalhados os efeitos visuais e o CGI. Vale destacar que a Marvel também decidiu antecipar o lançamento de Quantumania para o começo do ano, data que originalmente estava reservada para The Marvels no primeiro anúncio. O terceiro filme da família Formiga só viria em Julho deste ano.

De acordo com o artigo, as mesmas empresas de efeitos visuais estavam trabalhando em ambos os filmes e, de acordo com os artistas entrevistados, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania foi trabalhado em menor grau e os artistas desse filme não receberam os recursos adequados que eram necessários por causa de quanto Wakanda Forever foi priorizado. O artigo também afirmou que o Homem-Formiga 3 não tinha pessoas suficientes trabalhando no filme e, ao mesmo tempo, os trabalhadores receberam um prazo quase inalcançável para terminar o filme.



Também foi revelado que, durante esse tempo, o estúdio fez revisões no que seria incluído no produto final. Isso forçou os artistas de VFX a trabalhar até 80 horas por semana por períodos de tempo que duravam meses. Segundo um dos trabalhadores entrevistados, sequer eles tinham condições de voltar pra casa nesse tempo:

"Isso foi como uma segunda onda do que aconteceu com James Cameron no Titanic, onde os compositores estavam basicamente tirando uma soneca em suas mesas, porque não havia tempo suficiente entre os turnos para voltar para casa e depois voltar. Agora, a totalidade da indústria que foi tocada pela Marvel está permanentemente marcada, e é isso que está causando o maior esgotamento."

Segundo um dos técnicos de efeitos visuais, "todo o dinheiro" foi para Pantera Negra 2, o que afetou diretamente a diferença de qualidade entre os dois filmes. No final das contas, de acordo com o técnico, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania não conseguiu atingir o padrão de outros filmes do UCM em termos de VFX:

"Em termos de prioridade, 'Wakanda Forever' estava definitivamente no topo da lista. Todo o dinheiro foi para isso. Todos os melhores recursos foram para isso. É compreensível dado o contexto - com Chadwick e tudo mais e quão bem o primeiro filme foi. Mas isso diminuiu a capacidade de carregar o Homem-Formiga até o fim."




Eles também revelaram que a decisão da Marvel Studios de fazer mudanças de última hora afetou muitos trabalhadores da empresa em que esta pessoa trabalha:

“Para 'Homem-Formiga', houve muitas mudanças editoriais acontecendo no último terço e último quarto do projeto que chegaram tarde demais - isso é coisa da Marvel. Mas definitivamente causou muita tensão, turbulência e peso em todos na [nome da empresa redigido]."

O animador de VFX revelou que o produto final não esconde totalmente os "atalhos" que foram feitos para fazer o filme a tempo e também foi revelado que "cortes editoriais foram feitos" na tentativa de fazer as coisas parecerem as mais limpas possível para dar tempo do filme sair:

"Infelizmente, é perceptível que havia atalhos. Certas coisas foram usadas para encobrir o trabalho incompleto. Certos cortes editoriais foram feitos para não mostrar tanta ação ou efeitos quanto poderia ter havido - provavelmente porque simplesmente não havia tempo suficiente para renderizar tudo. Houve muito encurtamento e rolagem de tomadas (rolagem é quando você não encurta ou alonga uma tomada — você apenas a move alguns quadros no corte)."

Algumas pessoas podem perguntar por que os artistas de VFX não se levantaram contra o estúdio e disseram que estavam pedindo demais:

“Por que não recusamos fazer?', você apenas assume que não tem o poder de dizer nada contra isso. Você não pode ficar tipo, 'Bem, isso é uma merda. Não deveríamos fazer algo melhor?' Porque isso nunca vai acontecer. Muitos de nós estamos sentados aqui pensando: 'O dinheiro está aí. Por que não está caindo?' A Marvel gastando um pouco mais de dinheiro para pagar mais pessoas de efeitos visuais não faria muita diferença para os executivos no topo. perdemos todas as vezes. Honestamente, eu aponto que é culpa da ganância humana".




Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania conta com Paul Rudd como Scott Lang/Homem-Formiga, Evangeline Lilly como Hope Pym/Vespa, Michael Douglas como Hank Pym, Michelle Pfeiffer como Janet Van Dyne, Kathryn Newton como Cassie Lang, David Dastmalchian como Veb, Katy O'Brian comos Jentorra, William Jackson Harper como Quaz, Bill Murray como Krylar, Corey Stoll como Darren Cross/M.O.D.O.K. e Jonanthan Majors como Kang. O roteiro ficou por conta de Jeff Loveness e Peyton Reed, que também dirigirá o longa.

Coveiro 

comments powered by Disqus