domingo, 10 de abril de 2022

Devil's Reign é o ponto de virada na vida Matt Murdock como Demolidor e seu universo


*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!

A minissérie Devil's Reign chegou ao fim e se torna um marco para dar uma virada possivelmente drástica na vida de Matthew Murdock, Elektra, Wilson Fisk e Mary Tifoide. Além deles, todos que estão no círculo de relacionamento deles também sofrerão alguma mudança, sendo Luke Cage o mais impactado de todos.

A minissérie apresenta que Willson Fisk está disposto a tudo para ganhar as eleições para prefeito de Nova York. Nem que para isso ele tenha de usar dos meios mais sujos para conseguir atingir seu objetivo, mas isso não é muita surpresa, para quem conhece o outrora famoso Rei do Crime. E Matt Murdock, o Demolidor, conhece muito bem o seu arqui-inimigo e sabe que quanto mais poder Fisk adquirir, mais perigo Nova York e toda a população pode correr.

Fisk então tem a ideia de sequestrar Killgrave, o Homem-Púrpura, e tirar um pedaço do dedo dele para coloca-lo na sua bengala. Com esse pedaço, Fisk tem a possibilidade de usar um pedaço do poder de Killgrave (???) e ganhar as eleições com facilidade. Porém, usando suas influencias no Senado, Fisk impõe uma ação contra as atividades de todos os super-heróis na cidade e cria o grupo de policiais chamados de Thunderbolts.
 

Após Fisk realizar vários movimentos para prender o máximo de heróis possíveis, ele aproveita os Thunderbolts para ordenar a eles que apreendam também as crianças do Homem-Púrpura, que são o único perigo a destruir os planos do Fisk. Os Thunderbolts conseguem capturar quase todas as crianças púrpuras e com a ajuda de Otto, os poderes das crianças foram extraídas delas e concentradas em Killgrave.


Do outro lado, Matt Murdock vem sofrendo algumas baixas, como a prisão de amigos vigilantes e heróis como Stark, o Quarteto, Cavaleiro da Lua e outros. Juntamente com outros heróis que estão fazendo resistência a Fisk, como o Capitão América e muitos Vingadores, Campeões e outros vigilantes, Murdock arquiteta um grande ataque ao Fisk.

Wilson Fisk reune forças com Doutor Octopus e seus grupo de Ottos de realidades alternativas, que conseguiu dominar os corpos de heróis de seus mundos como o Motoqueiro Fantasma, Wolverine e Hulk, além dos dominados Thunderbolts e Killgrave, inicia-se o confronto contra a resistência heroica. Nesse meio tempo, Fisk acaba assassinando o irmão gêmeos do Matthew, Mike Murdock, e foge com a Mary Tifoide, quem acabou se apaixonando. No meio da fuga, Fisk e Tifoid são pegos pelos Demolidores Elektra e Matthew.

Elektra impede Murdock de matar Fisk por ter assassinado seu irmão e o deixa para as autoridades o levarem. O que ninguém sabia era que a equipe que estava escoltando Fisk era da gangue do seu filho Butch Fisk, que fez uma proposta com os Stromwyns, uma família de empresários inescrupulosos do ramo imobiliário, para levar o ex-candidato a prefeitura até eles. Ao tentarem negociar com Fisk para que trabalhe para eles, em troca de uma campanha eleitoral para presidente dos Estados Unidos, Fisk ataca os Stormwyns e pede ao seu filho que fique com a coroa como o Novo Rei do Crime, dizendo que ele matou Wilson. Além disse, Fisk revela para seu filho que ele havia matado Matt Murdock. Logo, Butch percebe que na verdade seu pai havia matado seu parceiro Mike Murdock.

Semanas depois, Murdock aceita o convite da Elektra de se juntar e liderar o grupo chamado The Fist para combater de uma vez por todas as ações do Tentáculo. Matt acrescenta que ele tem planos maiores para o Fist, que é usar os recursos do grupo para agir contra seus oponentes de um modo mais global. A partir desse ponto, Murdock começará uma nova jornada na sua vida que pode mudar tudo o que conhecemos sobre o Demolidor Matthew Murdock.

Já Wilson Fisk, que é considerado morto, graças a manipulação do seu filho Butch Fisk, convenceu Mary Tifoide a fugir pelo mundo a fora no seu barco particular, com o resto de posses que lhe resta, abandonando por completo toda uma vida de ações criminosas em prol de uma vida simples ao lado de sua nova amada.

E para fechar, Luke Cage se torna o novo candidato a prefeito de Nova York, em oposição as ações do ex-candidato Wilson Fisk.



Chip Zdarsky fez um ótimo trabalho nessa minissérie. Apesar que no começo faça umas associações a antiga minissérie Guerra Civil, com o movimento contra os heróis, o roteirista deixou claro que todo o cenário da minissérie era sobre a mudança de foco do que veremos daqui para frente na vida do Demolidor e seu universo. Murdock agora foi conquistar um patamar maior dentro de um grupo secreto, Luke Cage agora é candidato a prefeito de Nova York, Wilson Fisk some do mapa em prol de viver uma vida tranquila ao lado do seu novo amor Mary Tifoide.

É uma minissérie que merece ser acompanhada de perto e de saber de mais detalhes. Devil's Reign foi uma minissérie em seis partes com roteiros de Chip Zdarsky, com arte de Marco Checchetto e cores do brasileiro Marcio Menyz. Além da minissérie principal tem os títulos ligados a minissérie detalhando o que aconteceu com alguns dos heróis que são caçados pelo grupo Thunderbolts e até mesmo mostra a movimentação desse grupo, que tem como líder o Agente Americano.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus