segunda-feira, 2 de maio de 2022

Sam Raimi fala sobre ter sua ´própria 'assinatura' nos filmes e relembra o começo antes da 'Marvel Studios'

Depois de revolucionar o gênero de filmes de super-heróis há vinte anos com o seminal "Homem-Aranha", o aclamado cineasta Sam Raimi retorna aos cinemas neste verão com outro conto de suspense baseado em outro herói da Marvel Comics. Desta vez, em vez de passear pela cidade de Nova York com o simpático lançador de teias da vizinhança, o mestre do terror moderno está aplicando seu ofício saltando no universo com o Mestre das Artes Místicas de Benedict Cumberbatch em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura". Numa entrevista ao SlashFilm, Raimi divide qual sua impressão ao voltar a cadeira de diretor depois de tanto tempo num filme de super-herói da Marvel.



Quando você assiste seus filmes do "Homem-Aranha" e depois assiste "Darkman", eles são claramente o trabalho do mesmo cineasta, apesar das diferenças de escala. Você pode falar sobre o processo de trabalhar com a Marvel e como é comparado a fazer esses filmes?

Foi uma coisa muito excitante para mim fazer porque normalmente... eu sou como se eu fosse um arquiteto, eu projetaria edifícios únicos e tentaria assustá-los com este e emocioná-los com aquele. Mas esse trabalho... é mais como se fosse uma série existente com personagens estabelecidos e uma base de fãs. E o trabalho é completar o quilômetro 16 de uma ponte que estava em construção há 15 anos. E é preciso um conjunto diferente de habilidades para fazer isso. Tem que trabalhar com o que aconteceu antes. Tem que levar para o que está por vir. Tem que ser tratado para manter as mesmas expectativas do público que os outros filmes fizeram. Tem um monte de desafios que são exclusivos para esse trabalho em particular e foi ótimo exercitar esses músculos.

Cineastas como Taika Waititi, James Gunn e Ryan Coogler, eles inserem pedaços de si mesmos nos filmes da Marvel. Existem momentos aqui neste filme em que você disse, eu tenho que ter certeza de que essa parte é puramente Sam Raimi?

Não, esse nunca foi o plano. Sempre foi para fazer justiça ao que existia e fazer uma grande experiência avançando e montando filmes futuros. Acho que toda vez que um diretor lê um livro ou lê o roteiro e diz à equipe qual é a parte dele, essa é a marca do estilo deles. Apenas olhar para ela através das lentes de sua própria mente transmite seu estilo a uma peça, e seu senso de ritmo sobre [como] a cena deve ser executada e focando no que é importante e dramático – apenas essas escolhas. No caso do universo Marvel, foi realmente assim que eu o abordei.

Já faz quase uma década desde que você dirigiu um longa e esteve ocupado desde então, produzindo um monte de coisas. Isso foi uma pausa intencional da direção ou você estava apenas se mantendo ocupado com outros projetos?

Eu tinha que me refrescar, não queria me repetir. Eu não queria fazer algo que era obsoleto. Eu senti que tinha que experimentar o mundo novamente, [incluindo] o cinema, desses jovens cineastas que eu estava produzindo. Deixei-me inspirar por eles. Criei meus filhos, aprendi com essa experiência e passei muito tempo pensando no jardim. E quando essa ligação finalmente chegou, pensei, estou revigorado. Estou com fome. Tenho muitas experiências novas. Estou pronto para voltar a dirigir.

É seguro dizer que os filmes de estúdio modernos, os filmes que as pessoas estão animadas para ver, se inspiram em uma base que você criou com os filmes do "Homem-Aranha". Peço desculpas pela pergunta ampla aqui, mas você se sente pessoalmente responsável por ter literalmente mudado os filmes?

Eu não penso assim, porque o quadro maior é que Avi Arad estava realmente tentando fazer a Marvel Studios funcionar, Kevin Feige era seu assistente na época e ele estava dirigindo a Marvel Studios. Ele foi o produtor por trás de "Blade", "X-Men" e "Homem-Aranha". Ele estava tentando fazer o Universo Marvel, o Marvel Studios funcionar, e ele fez um trabalho maravilhoso. Ele até trabalhou em "Homem de Ferro" e outros. E então Kevin naturalmente assumiu como seu assistente. Tive a sorte de poder dirigir os filmes do "Homem-Aranha".

Mas realmente era muita gente. Foram as pessoas da Sony Pictures – Amy Pascal e John Kelly foram os executivos de lá que se deram ao trabalho de liberar os direitos do Homem-Aranha para ser transformado em filme. Havia muita gente. Eu acho que era menos sobre os indivíduos do que era apenas a hora de Stan Lee e Steve Ditko [e] o grande elenco de personagens da Marvel entrarem na tela grande. Eu acho que é sobre essa geração de leitores, que finalmente cresceram para a idade de executivos e cineastas, e eles sabiam quais eram as melhores histórias por aí – que eles eram os quadrinhos da Marvel.



Dirigido por Sam Raimi e roteirizado por Michael Waldron, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura será estrelado por Benedict Cumberbatch como Doutor Estranho, Elizabeth Olsen como a Feiticeira Escarlate, Benedict Wong como Wong, Rachel McAdams como Christine Palmer, Chiwetel Ejiofor como Mordo e Xochitl Gomez como America Chavez.

O filme está saindo nos cinemas já nesta semana em 5 de maio de 2022.

Coveiro

comments powered by Disqus