sábado, 24 de junho de 2023

Animadores relatam problemas e pressão durante a produção de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

 Já faz algum tempo que as pessoas usam o filme do Aranhaverso como uma vitrine do que acontece se você respeitar os animadores e aqueles que trabalham não respeitando o projeto. Tem sido comumente usado também como um ponto de comparação entre como os grandes estúdios utilizam suas casas VFX para adaptações de live-action. No entanto, parece que havia muito mais acontecendo nos bastidores do que se poderia supor inicialmente. E igualmente aos estúdios de VFX, os animadores da sequência Homem-Aranha: Através do Aranhaverso sofreram pressão nesses anos de produção.



Supostamente, enquanto Homem-Aranha: Através do Aranhaverso custou apenas US $ 150 milhões para produzir, parece que as coisas ficaram bastante confusas e caras a longo prazo. Vários membros da equipe, que variam de artistas a executivos de produção, compartilharam o que aconteceu ao longo dos muitos anos trabalhando no filme animado em um novo artigo da Vulture. E, parece que não foi bonito.

Cerca de 100 artistas supostamente tiveram que “fugir do filme” antes de terminar, pois compartilham que o filme acelerou nos últimos três anos. Uma das razões é aparentemente devido a um de seus produtores, Phil Lord, famoso pelos filmes LEGO, ter dificuldade em conceituar a animação 3-D e aparentemente preferir editar com trabalho totalmente renderizado. Isso significa que eles terminaram um projeto inteiro e acabaram tendo que se desfazer de grandes pedaços devido a esse estilo de edição. Normalmente, esses tipos de estágios acontecem no início da produção, mas parece que eles tiveram que mudar elementos que já estavam finalizados e bem avançados.

Posteriormente, sua carteira de pedidos começou a se acumular com o passar do tempo. Não é de admirar que o filme tenha sido adiado por mais de um ano desde seu lançamento inicial em abril de 2022. Na época, eram “atrasos relacionados à pandemia”, mas parece que há mais do que isso, afinal. Parece que o parceiro de Phil Lord, Christopher Miller, estava surpreendentemente ausente durante a maior parte da produção. Lord aparentemente ofuscou até mesmo o trio de diretores envolvidos com o projeto.

Um dos animadores relatou que a situação entre a Sony e os produtores chegou a ficar tensa no final:

"A animação está terminando na sexta-feira. Completamente. Nenhum animador vai mais apertar um botão. E Phil ainda está reescrevendo as coisas. A Sony tem brigado com ele durante todo o filme. Não sei se ele está delirando. É realmente louco. Já trabalhei em projetos em que as coisas são reescritas - mesmo no final da produção. Mas isso é outro nível de loucura".

No entanto, deve-se ressaltar que um artista afirmou que foi uma experiência dura, mas que é “extraordinariamente gratificante”.  Mas isso não é um bom sinal  e mostra só queas indústrias de efeitos visuais e jogos estão passando também por problemas que afetam a área da animação. E diferente de diretores e roteiristas que tem seus sindicatos, os artistas visuais e animadores não conseguirão tão cedo se unir para promover uma greve como a atual feita pela WGA.



Claro, os executivos da Sony contestaram a afirmação assim como a produtora Amy Pascal, apontando que “mais de mil” estavam envolvidos e perder 100 não é muito surpreendente. Embora ela tenha confirmado que o projeto passou por várias revisões importantes no que diz respeito ao visual e à narrativa. Pascal também negou ter tido qualquer grande rusga com os produtores como foi relatado acima.

Já a vice-presidente executiva da Sony Pictures Imageworks, Michelle Grady, afirmou que "Isso realmente acontece em todos os filmes", o que lança uma sombra mais obscura sobre seus outros trabalhos, especialmente com a declaração de Pascal ao final: "Bem-vindo a fazer um filme".

Por fim, um dos artista envolvido deixou mais que claro que o adiamento do terceiro filme animado do Aranhaverso, é mais do que certo no atual ponto em que todos se encontram:

"Eles anunciaram que 'Além do Aranhaverso' será lançado em março do próximo ano. Já vi pessoas dizerem: "Ah, eles provavelmente trabalharam nisso ao mesmo tempo". Não tem como esse filme sair então. Houve progresso no lado da pré-produção das coisas. Mas no que diz respeito à produção, o único progresso feito no terceiro é qualquer exploração ou testes que foram feitos antes de o filme ser dividido em duas partes. Todo mundo estava totalmente focado em Através do Aranhaverso e mal cruzaram a linha de chegada. E agora é como, Oh, sim, agora temos que fazer o outro".

O elenco de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso inclui as estrelas que retornam Shameik Moore (Miles Morales), Hailee Steinfeld (Gwen Stacy), Jake Johnson (Peter B. Parker), Bryan Tyree Henry (Miguel O'Hara), Brian Tyree Henry (Jeffries Davies) Luna Lauren Velez (Rio Morales) e Greta Lee (Lyla). Juntando-se à série pela primeira vez estão Issa Rae (Jessica Drew), Rachel Dratch (Diretora), Joma Taccone, Shea Whigham (George Stacy), Daniel Kaluuya (Aranha Punko), Karan Soni (Aranha Indiano),Andy Samberg (Ben Reilly), Amadla Stenberg (Spider-Byte), Jorma Taccone (Adrian Toomes) e Jason Schwartzman (Mancha).

A direção do filme foi de Kemp Powers, Justin K. Thompson e Joaquim Dos Santos, sob um roteiro de Phil Lord, Chris Miller e Dave Callaham.

Coveiro 


comments powered by Disqus