quinta-feira, 22 de junho de 2023

Method Studios responde as críticas à abertura da série Invasão Secreta

 Em quem você confia... para fazer uma sequência de créditos de abertura de uma série? Bom, a Marvel Studios parece que optou por uma decisão polêmica e anunciou que usou inteligência artificial nos créditos iniciais de Invasão Secreta. E desde quarta-feira, quando a Disney+ estreou o primeiro episódio da série de espionagem paranóica colocando Nick Fury de Samuel L. Jackson no centro de uma invasão clandestina da Terra por Skrulls que mudam de forma, o público vem debatendo o uso de IA no lugar de artistas profissionais. O diretor Ali Salem revelou que a empresa de efeitos visuais Method Studios usou a tecnologia para criar os créditos de abertura animados da Invasão Secreta, explicando que os títulos gerados pelo conjunto de ferramentas de IA "saíram diretamente da mudança de forma, identidade do mundo Skrull" do programa, onde até mesmo rostos familiares podem ser impostores roubados do corpo.



A reação online e críticas de que a controversa tecnologia poderia ter custado aos artistas seus empregos fez com que a Method Studios emitisse uma resposta hoje:

"Trabalhar em Invasão Secreta, um show cativante que explora a infiltração de alienígenas na sociedade humana, forneceu uma oportunidade excepcional para mergulhar no reino intrigante da IA, especificamente para criar atributos e movimentos únicos de personagens. Utilizando uma ferramenta de IA personalizada para este elemento específico perfeitamente alinhado com o tema geral do projeto e a estética desejada”, disse o Method Studios em um comunicado (via The Hollywood Reporter). "O processo de produção foi altamente colaborativo e iterativo, com foco dedicado a esta aplicação específica de um conjunto de ferramentas de IA. Envolveu um tremendo esforço de talentosos diretores de arte, animadores (proficientes em 2D e 3D), artistas e desenvolvedores, que empregaram técnicas convencionais para elaborar todos os outros aspectos do projeto."

A Method enfatizou que "embora o componente de IA tenha fornecido resultados ideais, a IA é apenas uma ferramenta entre a variedade de conjuntos de ferramentas que nossos artistas usaram. Nenhum trabalho de artista foi substituído pela incorporação dessas novas ferramentas; em vez disso, elas complementaram e ajudaram nossas equipes criativas."

De acordo com a premiada empresa global de efeitos visuais que trabalhou nas séries Loki, Cavaleiro da Lua e Ms. Marvel da Marvel Studios, a "equipe de designers da Method habilmente aproveitou o poder das tecnologias de IA existentes e personalizadas para aplicar a aparência de outro mundo e alienígena. Todo o processo, guiado por uma direção de arte especializada, abrangeu a fase inicial de storyboard, ilustração, geração de IA, animação 2D/3D e culminou na etapa final de composição."

Alguns artistas são creditados com a sequência do título principal na estreia da série "Resurrection" nos créditos finais: Adrienne Mitchell, produtora executiva da Method Studios, produtora sênior de design Claire Dorwart, líder criativo Theo Daley, diretor de arte Keri Moller, AI TD (diretor técnico) Sagans Carle, o diretor técnico de VFX Zach Lewis e o animador Andrew Hess, a partir de um conceito de Felix Śoletić.

Invasão Secreta tem o Nick Fury de Samuel Jackson como protagonista principal e contará com a participação de  Ben Mendelsohn (como Talos), Cobbie Smulders (Maria Hill), Charlayne Woodard (Priscilla Fury), Emilia Clarke, Kingsley Ben-Adir, Olivia Colman, Carmen Ejogo, Christopher McDonald e Killian Scott. Também foi já confirmada a participação especial de Don Cheadle como James Rhodes e Martin Freeman como Everett. K. Ross. A série será escrita e produzida por Kyle Bradstreet e dirigida por Thomas Bezucha e Ali Selim.

Novos episódios de Secret Invasion estão sendo transmitidos às quartas-feiras no Disney+.

Coveiro


comments powered by Disqus