sexta-feira, 9 de junho de 2023

Diretores explicam as grandes mudanças no Homem-Aranha Indiano em "Através do Aranhaverso"

 Durante meses, os diretores de “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” trabalharam exaustivamente em uma sequência crítica para o aclamado filme que foi vencedor do Oscar. E neste filme, pela primeira vez em sua vida, o herói do filme de animação – Miles Morales (Shameik Moore), também conhecido como o Homem-Aranha da Terra-1610 – entra em uma dimensão diferente: a Terra-50101, também conhecida como Mumbattan, uma fusão deslumbrante da cidade de Nova York e Bombaim. Em poucos minutos, Miles e sua melhor amiga de “Homem-Aranha: No Aranhaverso” de 2018, Gwen Stacy (Hailee Steinfeld), encontram o Homem-Aranha daquele mundo, Pavitr Prabhakar (Karan Soni), um adolescente indiano que recebeu seus poderes não via picada de aranha, mas através de magia. A sequência os lança por toda a metrópole vertiginosamente vertical, enquanto eles tentam freneticamente impedir o vilão do filme, o Mancha (Jason Schwartzman), de usar o supercolisor de Mumbattan para aumentar suas habilidades de salto dimensional.



“Tínhamos trabalhado nessa sequência por um tempo e finalmente chegamos a um lugar onde, logicamente e do ponto de vista da encenação, estava fazendo todas as coisas”, disse Joaquim Dos Santos, que dirigiu “Através do Aranhaverso” junto com com Kemp Powers e Justin K. Thompson, numa entrevista à Variety. 

Mas enquanto os diretores assistiam a sequência semi-acabada se desenrolar com os produtores e roteiristas Christopher Miller e Phil Lord (que escreveu o roteiro com David Callaham), algo não estava funcionando.

“Foi como, 'Por que isso é apenas um cobertor molhado agora?'” Dos Santos lembra. “'Fica muito louco aqui - mas não estamos conectados à história.'”

Em seguida, os diretores receberam um e-mail de alguns membros indianos da equipe de animação da Sony Pictures Imageworks em Vancouver, que lhes disseram que Pavitr, a âncora emocional da sequência, “não parece autêntico”, como lembra Powers. “Ele não se sente aspiracional.”

Embora a sequência estivesse, diz Powers, “já bem avançada no processo de produção”, a equipe de filmagem interrompeu o trabalho nela.

“Reunimos rapidamente uma sala de roteiristas de escritores indianos e indianos americanos”, disse Powers, que incluía o ator que o dublou, Karan Soni (“Deadpool”) e o comediante Hasan Minhaj. “Nós literalmente refizemos toda a sequência e reimaginamos o personagem Pav. E então Chris e Phil rapidamente reescreveram todo o roteiro dessa seção para que a caracterização de Pav mudasse completamente.” 



Pavitr tornou-se alegre e inabalavelmente otimista, um personagem cujo talento natural e carisma depois de apenas alguns meses como Homem-Aranha exacerba ainda mais a ansiedade de Miles sobre suas próprias habilidades de Aranha.

“Dos novos personagens que estão no filme, acho que Pav é aquele de que, coletivamente, temos mais orgulho”, disse Powers, enquanto Dos Santos e Thompson concordam . “Isso realmente falou sobre o espírito de colaboração neste filme. Você tem que estar aberto nesse processo para críticas e boas ideias venham de onde vierem. E isso realmente mostra a quantidade de resolução de problemas que tivemos que passar para garantir que aquele personagem que deveria representar uma parte muito específica do mundo parecesse autêntico para as pessoas daquela parte do mundo.”

A experiência com Pavitr foi apenas uma de várias decisões criativas que os três cineastas tiveram que fazer para transformar “Através do Aranhaverso” em um entretenimento crepitante, uma obra de arte viva, um retrato íntimo de uma família e um épico de super-heróis que transcende o próprio tecido da realidade. A decisão de permitir que Miles viajasse, como o título exclama, “através do Aranhaverso” – em vez de trazer diferentes pessoas-aranhas para o mundo de Miles – aumentou exponencialmente a complexidade narrativa do filme, exigindo novas linguagens visuais para mundos inteiros em vez de personagens específicos. Também fez os cineastas explorarem como (e o quanto) incorporar a ação ao vivo no filme e como explorar o conceito do multiverso para aprofundar a conexão de Miles com seu próprio heroísmo. E então eles tiveram que preparar a jornada de Miles para a conclusão da trilogia, "Além do Aranhaverso" de 2024, que já está em produção com a direção dos três.



O elenco de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso inclui as estrelas que retornam Shameik Moore (Miles Morales), Hailee Steinfeld (Gwen Stacy), Jake Johnson (Peter B. Parker), Bryan Tyree Henry (Miguel O'Hara), Brian Tyree Henry (Jeffries Davies) Luna Lauren Velez (Rio Morales) e Greta Lee (Lyla). Juntando-se à série pela primeira vez estão Issa Rae (Jessica Drew), Rachel Dratch (Diretora), Joma Taccone, Shea Whigham (George Stacy), Daniel Kaluuya (Aranha Punko), Karan Soni (Aranha Indiano), Andy Samberg (Ben Reilly), Amadla Stenberg (Spider-Byte), Jorma Taccone (Adrian Toomes) e Jason Schwartzman (Mancha).

A direção do filme foi de Kemp Powers, Justin K. Thompson e Joaquim Dos Santos, sob um roteiro de Phil Lord, Chris Miller e Dave Callaham.

coveiro

comments powered by Disqus