segunda-feira, 12 de março de 2018

Visão: Pouco Pior que um homem

No mês passado, a Panini finalmente publicou a primeira parte da aclamada série do Visão, ganhadora do prêmio de melhor série limitada de 2017 do Eisner. O encadernado, diferente do que todos poderíamos imaginar, foge de qualquer coisa do gênero de super-heróis que conhecíamos, pescando ali e aqui um influência de ficção e horror que faz dessa HQ algo único, imperdível ao bom leitor.



Tom King e Gabriel Walta se juntaram para contar o que aqui parece no começo um ensaio do entendimento do ser humano em sociedade. Visão decidiu algo novo nesta Nova e Diferente Marvel, construir literalmente sua própria família. Assim como Ultron fez com ele, Visão criou Vírginia Visão, a sua imagem e semelhança, mas com os padrões mentais de uma mulher que o Sintozóide não revelou ainda na sua primeira história. A partir das impressões dos dois, Visão construir sua nova versão de gêmeos, Vin e Viv Visão, cujos padrões mentais são uma mistura da dos seus pais, porém ainda incompletos. Visão acreditava que para eles terem sua individualidade o restante da formação mental dos dois deveria ser adquiria no convívio social, com experiências na escola e se relacionando com outros humanos. E assim era a família "perfeita" que morava  em Arlington, VA, 21301, na casa 616, a 25 quilometros de Washington.



Visão continuava trabalhando como Vingador, mas agora aproveitava sua posição perto da Capital para ser o novo representante do grupo próximo ao presidente. Seus vizinhos mais próximos tentaram se aproximar, mas é difícil aceitar um família tão inusitada num lugar tão comum feito Arlington.. A casa da Família Visão era cheio de peculiaridades, seus membros não comiam e dormiam, fingiam apenas isso já que toda a energia vinha de alimentação solar e os poderes das crianças eram algo tão fora do comum que tornaram rapidamente a sensação do lugar. Isso, é claro, até terem que ir ao colegial e entender que todos os que não são encarados como normais um hora ou outra enfrentam o Bullying.



A maior tragédia na família Visão ainda estava por vir. Aconteceu quando o Ceifador, irmão do Magnum, atacou a casa da família quando o herói Vingador estava fora e quase matou Viv. O Ceifador acusava a família Visão de ser uma aberração, de "roubar " os padrões mentais de sua família. Sua mãe, Virgínia, agiu da forma mais abrupta possível matando o vilão com constante golpes, tirando-a completamente do controle. E pra piorar, ao invés de falar a verdade, Virgínia resolveu esconder do marido seu destempero e apenas enterrou o Ceifador no quintal omitindo o assassinato que cometeu do seu marido. Relatou apenas o ataque e que o vilão fugiu. Por dias seguidos, o Visão tentou todos os recursos para localizar o agressor, mas não teve sucesso.



Viv ficou inoperante por bastante tempo, passando por um longo processo de reconstrução por parte do Visão e Tony Stark. Já Vin ficou traumatizado demais, atacando abruptamente um colega de sala de sua irmã quando ele insistia em perguntar por ela. O menino quase morreu no processo e isso causou um sério problema entre Visão e o diretor da escola. E se isso não fosse o bastante, Virgínia começou a receber ameaças anônimas de alguém que filmou ela enterrando o Ceifador em seu próprio quintal. Assim, pressionados, a família Visão começava a reagir de uma forma pior que a humana para certas adversidades do dia a dia. Garotos que picharam a casa com xingamentos foram espancados, por exemplo. E mais uma vez, o Visão fazia vista grossa a tudo.

Dias depois, graças ao quase sacrifício de seu pai, Viv Visão voltou a operar funcionalmente. Foi recebida com muita alegria pela mãe e o irmão, mas logo percebeu que as coisas não eram mais as mesmas em casa depois do ataque do Ceifador. Seu irmão parecia estranho, mais estranhamente malicioso. Na escola, todos o olhavam com temor por onde passavam. Apenas seu colega de classe, Chris Kinzky, ou CK, parecia falar com ela de boa, apesar de Vin quase o ter matado outro dia. O garoto de certo modo admitiu gostar de Viv e isso fez a garota ficar muito feliz, uma sensação que guardaria bem nas suas memórias depois daquele dia.



Já Virgínia, após dias sendo ameaçada secretamente pelo anônimo que filmou-a enterrando o Ceifador, finalmente recebeu o convite para um encontro. Acabou descobrindo que o sujeito era na verdade o pai de Chris Kinzky, que queira apenas que os Visões saíssem da cidade por considerarem eles uma ameaça. Virgínia acabou reagindo aquilo, a tensão piorou a situação e o pai acabou puxando a arma, atirando e ao invés de acertar a sintozóide matou o próprio filho involuntariamente. E mais uma vez, Virgínia resolveu a situação do seu jeito. Colocou o pai em estado de coma e omitiu tudo que aconteceu ali, até mesmo do seu marido.

Na escola, as coisas só pioravam depois da morte de CK. Vin estava cada vez mais obscecado com a ideia de não ser alguém normal. Viv experimentava pela primeira vez o sentimento de perda. Já o Visão passou a ser investigado pelo detetive Matthew Lin, que via muitas coincidências entre a família Visão e o assassinato dos Kinzkys. Quando o marido foi levado para depor, Virgínia mais uma vez não aguentou a pressão e começou a destruir a casa. Viv fugiu desolada por sua família ser longe do normal, Vin ainda continuava agindo esquisito quanto a sua 'humanidade'. Quando finalmente retornou para casa, Visão viu a casa em frangalhos, mas mais uma vez fez vista grossa, acreditando que seguindo a lógica humana o importante era fazer de tudo pelo bem de sua própria familia.



Mas o pior ainda estava para acontecer na manhã de outro dia. O cachorro do vizinho acabou invadindo o quintal da família visão, desenterrando o corpo morto do ceifador e sendo depois eletrocutado pela foice energizada do vilão. Quando o Visão topou com aquela cena, finalmente caiu a ficha de que estava cego demais para as coisas da sua casa. Quando o vizinho foi procurar o cachorro, encontrou a casa dos Visão completamente destruída por dentro, com Virgínia tentando aparentar normalidade e Viv chorando. Já o Visão, depois de um dia em seu laboratório pessoal, tentou mais uma vez apostar na ideia de consertar sua família. Pegou o cachorro morto do vizinho e implantou o padrão mental dele num novo animal, com corpo sintozóide. Era o presente pra sua família, a tentativa de recomeçar mais uma vez. Tudo poderia ser consertado.



Contudo, seguindo uma série de interlúdios ao longo dessa história, vemos a antiga bruxa Agatha Harkness ter uma visão quando ainda era viva do mal causado pela família Visão. Seu espírito agora no presente (no nosso atual, vale ressaltar) foi até Wanda alertá-la sobre o que estava por vir. A Feiticeira Escarlate então foi até os Vingadores levar a notícia - Pra proteger a sua família, o Visão arrasará o mundo, matará vocês e suas famílias. Era hora de agir.

A história não acabou premiada a toa. É surpreendente. Com uma narrativa complexa, porém tão intrigante que faz você se dedicar a ela pra não perder nenhum fio da meada. Tem detalhes em cima de detalhes, mostrando quão cuidadoso Tom King é nas suas pesquisas e que a Marvel realemente perdeu um grande nome quando este assinou com exclusividade com a DC. Leiam essa história e façam um favor a vocês mesmos. E já peçam pra Panini lançar a continuação pois estou ansioso demais pra ver esse desfecho.

Coveiro

comments powered by Disqus