quarta-feira, 7 de julho de 2021

Simu Liu destaca a importância do filme do Shang Chi para os dias de hoje em matéria da EW

 Em 2018, quando foi dito que a Marvel estava trabalhando em um filme para Shang-Chi, o ator Simu Liu brincou no seu Twitter dizendo: "OK @Marvel, vamos conversar ou o que #ShangChi". Mal sabia ele que o seu sonho se tornaria realidade e que ele seria o primeiro herói protagonista chinês da Marvel a ganhar filme próprio. Agora capa da Entertainmente Weekly, Simu Liu conta sua trajetória até o papel juntamente com depoimentos de Kevin Feige, o diretror  Destin Daniel Cretton e o roteirista David Callaham.


Quatro dias depois de ter sido oferecido o papel, Liu, de 32 anos, estava no palco no enorme painel Hall H da Marvel, anunciando o filme e aparecendo ao lado de estrelas da Fase 4 do UCM. "Eu me vi no palco com algumas das pessoas mais famosas do mundo, vestindo meu suéter e jeans skinny, $ 20, Zara", lembrou Liu. "Foi uma loucura. Sobre a escolha do ator, o chefe da Marvel disse que "Simu é tão carismático, tão talentoso."

No filme do Shang-Chi, o personagem titular é o filho de Wenwu (o Mandarim), que tem ligações com a misteriosa organização Dez Anéis. Anos depois de abandonar a empresa criminosa de seu pai e viver uma existência relativamente normal em San Francisco, ele voltou para os negócios da família. O filme, disse Liu, é sobre "Shang-Chi aprendendo que embora haja um destino prescrito que seu pai lhe concedeu, ele também pode traçar seu próprio caminho. É muito asiático-americano".

O roteirista e diretor David Callaham sentiu o peso das expectativas ao construir o mundo de Shang-Chi. "Não há uma única voz asiático-americana. Então, como podemos criar algo que fale para a diáspora asiática mais ampla? Como podemos fazer algo que seja empolgante e divertido, mas também pessoal para todas essas pessoas?" Callaham disse. "O que descobriram foi a realidade muito simples de apenas colocar esse personagem na tela, mas o nível que a Marvel alcança. Porque quando ligamos nossas televisões, nenhum de nós estava vendo asiáticos. E estávamos ansiosos para ser capaz de mudar isso.

 


Enquanto procurava pelo papel principal de Shang-Chi, Cretton fez os atores lerem um monólogo de Good Will Hunting, de 1997. "O personagem de Will representa essa mistura de masculinidade e vulnerabilidade", disse o diretor de 42 anos, traçando paralelos entre Shang-Chi e o gênio da matemática de Matt Damon, Southill. "Ele também tem um segredo e um superpoder que não entende muito bem e ainda não conquistou".

“Existem dois paradigmas que estão completamente em desacordo um com o outro”, disse o ator Simu Liu sobre o papel. "Sendo um o fato de eu ser um progressista asiático-americano que sempre quis quebrar barreiras e expectativas sobre o que os homens asiáticos sabem muito bem e ser colocado nas caixas que nós somos - artistas marciais, sidekick, exóticos ou orientalistas. E então, o outro paradigma é, tipo, kung fu é objetivamente muito legal. Há uma razão pela qual o mundo do kung fu pegou fogo e ficou obcecado por ele, porque é incrível de assistir". No filme do  Shang-Chi, Simu Liu vê uma oportunidade de "reclamar isso. Houve um tempo [como um ator asiático], eu não queria que ninguém me visse fazendo artes marciais... mas cresci assistindo Jet Li e Jackie Chan, e lembro-me do imenso orgulho que senti ao vê-los detonando. Acho que o Shang-Chi pode ser absolutamente isso para os asiáticos americanos. Isso significa que as crianças que crescem hoje terão o que nunca tivemos - a capacidade de ver na tela e realmente se sentir visto. "



"Quando o mundo está nos dizendo: 'Nós odiamos você porque você é asiático, odiamos você porque pensamos que você trouxe esse vírus para o mundo ... precisamos enfrentar isso com forças iguais e opostas", disse Liu . "Isso é celebração. Isso é alegria. Isso é orgulho. É difícil o suficiente comemorar ser asiático em tempos normais. Mas agora, quando o mundo inteiro está caindo, com toda essa retórica e pessoas sendo atacadas na rua, você realmente precisa tentar deliberadamente celebrar o personagem asiático. E é isso que eu acho que este filme é - uma celebração de nossa cultura. "

Simu Liu está pronto para ser o super-herói que ele nunca viu nos cinemas. Mas, ele acrescenta, "só porque há um super-herói asiático-americano no UCM, isso não significa de forma alguma que nossa luta acabou ali. Quando não tivermos que comemorar cada vitória, acho que seremos um um pouco mais perto de nosso objetivo, mas até então, há muito a fazer. Estou pronto para estar em uma posição em que possa efetuar uma mudança real, amplificar vozes e colocar as pessoas em posição de receber histórias que normalmente não teriam essa oportunidade", disse ele à EW. "Então, sim, todas essas coisas para as quais estou pronto. Não poderia vir rápido o suficiente, na verdade."



Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis está programado pra sair em 3 de Setembro nos cinemas. No filme, Simu Liu estrela como Shang-Chi, o herói que deve enfrentar o passado que ele pensou ter deixado para trás quando ele é atraído para a teia da misteriosa organização Dez Anéis. Dirigido por Destin Daniel Cretton e escrito por Daniel Callaham, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis traz no elenco também os nomes de Tony Leung, Awkwafina, Michelle Yeoh, Jiang Nan, Meng'er Zhang. Ronny Cheng, Fala Chen e Jiang Len.

Coveiro

comments powered by Disqus