domingo, 27 de março de 2022

Conclusão de X-Deaths/Lives of Wolverine coloca Moira como a próxima Vilã dos Mutantes


X Deaths of Wolverine 5 trouxe o final da saga que liga o fim do título Inferno de Jonathan Hickman com o início da nova linha de títulos mutante, Destiny of X que será lançada na próxima semana. Após o título focar na caça de Mística atrás de Moira e a vinda do Wolverine Ômega de um futuro onde a Falange venceu e infectou os mutantes, a história começa com o paralelo do início de Krakoa, quando Moira conhece Xavier e o conta sobre suas vidas passadas.


Mas agora, irritada com o sonho de Xavier e Magneto, morre jurando vingança, após ser atacada pelo Wolverine Ômega na edição anterior. Voltamos para a família Wolverine, unida para derrubar o Ômega vindo do futuro, agora totalmente possuído pela Falange e focado em contaminar o berço mutante de Krakoa.

O Wolverine do presente finalmente retorna após o confronto através do tempo contra o Ômega Vermelho (em X-Lives of Wolverine). Com isso, uma batalha com direito a cortes, garras e muito sangue acontece entre os dois Wolverines, ocupando boa parte da edição. 

Sábia entra em cena utilizando a espada Cérebro, outro elemento que foi utilizado por Benjamin Percy ao decorrer do seu 'run' em X-Force e Wolverine, dando-a espaço e papel fundamental para a derrota do Wolverine Ômega. Após a conclusão do duelo, Logan, Jean, Charles e o restante da família Wolverine comemoram em Krakoa a sobrevivência dos mutantes e a morte do inimigo. 


Um grande ponto alto da história ainda são as interações criadas entre Daken, Gaby, Laura e Logan. Uma ponta solta é deixada, com o retorno de Moira MacTaggert em sua décima primeira vida, ao estilo clássico, saindo diretamente do túmulo, assim, mais próxima de cumprir sua vingança, deixando um belo cliffhanger para a personagem que vem crescendo cada vez mais na franquia. 


O título consegue caminhar muito bem com o que é criado em HOX e POX em 2019, porém, não há um grande desenvolvimento de trama, e grande parte dos plots construídos aqui, não parecem que terão  grande impacto dentro dos títulos em Destiny of X, se tratando de uma saga mutantes. Reprisando, a maior ponta, com certeza, será Moira como uma possível grande vilã para a franquia.

Porém, é possível ver grandes momentos de ação e ideias interessantes e que complementam o que Percy está fazendo em seus títulos. Esperamos que isso possa trazer novos direcionamentos para X-Force e Wolverine. Federico Vicentini ganha bastante espaço também com sua arte nas cenas de luta, mostrando uma qualidade crescente das primeiras para as últimas, entregando um trabalho coeso e limpo, principalmente na última edição com as cores de Dijjo Lima.

João Cardoso.

comments powered by Disqus