quinta-feira, 31 de março de 2022

Diretor de Cavaleiro da Lua comenta sobre a valorização da cultura egípcia que veremos na série

 Cavaleiro da Lua estreou no Disney+ nesta quarta-feira e grande parte da história da série da Marvel está mergulhada na cultura e tradição egípcias. Seu personagem principal, chamado Steven Grant (Oscar Isaac), descobre que tem transtorno dissociativo de identidade, compartilha um corpo com o mercenário Marc Spector e os inimigos de Steven/Marc convergem e se encontram mergulhados em um mistério mortal entre os poderosos deuses do Egito. Com o Egito como um aspecto tão central da série, a representação precisa da cultura era importante e para o diretor Mohamed Diab, e é algo de que ele se orgulhava. Diab disse ao ComicBook.com que a representação egípcia autêntica é algo que estava em sua mente antes mesmo de assumir o trabalho do Cavaleiro da Lua.

"É algo que estava na minha mente antes mesmo de conseguir esse trabalho. A ideia de sempre ver o Egito retratado não da maneira certa. Ver a pirâmide, nos ver sempre como muito primitivos, ver através desse ponto de vista orientalista, cair em todos os tropos ", disse Diab. "Então, foi muito importante reverter isso. Você vê Layla, uma mulher muito forte. Ironicamente, se você viu algum dos meus filmes, eu dirigi três filmes, todos eles têm mulheres como a pessoa mais forte nesses filmes. Assim como minha mãe, como minha irmã, minha esposa, minha filha. Então, isso foi muito importante."

Ele continuou: "Ver o Egito como é, como é realmente uma grande cidade urbana que tem tudo. Tem o deserto, mas tem arranha-céus. Tem tudo. Isso foi muito importante. E até a música que é compartilhada no seriado, a música egípcia. É diferente de todas, tenho certeza que toda vez que você a vê de um ponto de vista ocidental, é sempre sem graça, música antiga com a qual você não se conecta. Precisávamos… eu tentava encontrar e foi tudo uma ideia de Sarah, minha esposa e produtora do seriado, encontrar a música que realmente conecta, parece uma ponte e as pessoas podem realmente se relacionar com isso. E até o compositor é egípcio, Hesham Nazih, um gênio, que acho que vai funcionar. Sua música é muito original e eu amei tudo o que ele fez no show."

Diab também falou sobre o uso da mitologia egípcia e o diretor explicou que, embora o programa tivesse licença criativa, eles consultaram especialistas para garantir que a série continuasse respeitando a cultura enquanto ainda trabalhava no mundo Marvel. Diab também disse que espera que isso abra a porta para que mais pessoas se interessem pelas histórias do Antigo Egito.

“A Marvel já em todos os departamentos é muito respeitosa com uma cultura como esta”, disse Diab. "Temos especialistas e um egiptólogo a bordo. Nós os consultamos em todos os sentidos, mas ainda tínhamos uma licença criativa e tentei o meu melhor não para torná-la exótica, mas para torná-la misteriosa e interessante. Estou sonhando se isso deu certo e se as pessoas realmente gostarem desse mundo e que tenhamos a chance de fazer nossas próprias histórias do Egito. O Egito Antigo tem tantas histórias interessantes e é tão estranho que você não vê. Eu amo a mania dos vikings . Eu amo a mania de todos esses shows, os seriados de época. Mas e o Antigo Egito? É tão interessante. Ninguém com quem eu falo não sonha com isso e sinto que isso é algo que eu adoraria me interessar. Então, eu apenas sinto que este é o primeiro passo e o que vem a seguir, espero, é como aprofundar e afundar ainda mais isso."

Cavaleiro da Lua é estrelado por Oscar Isaac (Steven Grant/Marc Spector), Ethan Hawke (Arthur Harrow), May Calamaway (Layla El-Faouly), Gaspard Ulliel (Anton Mogart), Lucy Thackeray, F. Murray Abraham (Khonshu), Antonia Salib ( Taweret), Rey Lucas, Ann Akinjirin, David Ganly, Fernanda Andrade, entre outros. 

Coveiro

comments powered by Disqus