quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Animador de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso fala sobre as referências e estilos de animação

Em uma entrevista exclusiva com o The Direct, animador sênior de personagens da nova animação Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, Ere Santos, explicou os visuais sem precedentes do filme. O artista falou sobre como superar em termos gráfico o primeiro filme e explicou o bom uso das referências para ajudar a ganhar tempo e trabalho no processo:



Quando questionado se os fãs estavam prontos para o estilo visual do filme, Santos disse: "Claro que não. As pessoas não estão prontas." Ele prefaciou que "Você pode esperar muito do mesmo e algo muito diferente. Sem ser muito grandioso, vai te surpreender. A expectativa, pelo menos para o visual, não pode ser alta o suficiente. Acho que vai ser muito, muito excitante."

Ele opinou que, para a comunidade de animação, este filme será algo que as pessoas "vão pensar, 'Como diabos eles fizeram isso?'", com visuais nos quais as pessoas passarão um tempo refletindo pelo próximos anos:

“Na comunidade de animação, tenho certeza. Acho que será um filme em que as pessoas da comunidade de animação pensarão: 'Como diabos eles fizeram isso? Isso é tão emocionante.' Mas veremos. Espero que tenha o mesmo efeito do primeiro filme. Sim, veremos. Estou muito intrigado para ver como as pessoas vão receber o filme. O que vi até agora é vai ser uma história muito, muito comovente com visuais que você vai ter que passar os próximos 10 anos enquadrando. É incrível. É incrível."

Santos observou que isso se resume a muito mais do que apenas "animar em dois", que é a prática de animar em quadros alternados, algo que se tornou icônico no primeiro filme. Ele chamou toda a experiência de "emocionante", dizendo que "todo mundo [no filme] tem essencialmente seu próprio tipo de estilo de animação:"

“Sim, acho que a resposta padronizada é: 'Ah, foi um desafio. E você sabe que superamos.' Mas o fato é que, honestamente, foi emocionante mergulhar nisso. Cada mundo tem essencialmente seu próprio tipo de estilo de animação e meio que tivemos que mudar um pouco as coisas. Algumas coisas podem ser uma questão de taxa de quadros, outras as coisas podem ser uma coisa de desenho animado push, ou qualquer outra coisa. E nós meio que tivemos que manter uma atitude específica e olhar bem, como estamos abordando isso. E não é apenas a coisa de animar em dois".

"O Velho Oeste selvagem" foi um descritor que Santos lançou. Ele disse que “Fazer parte desse desenvolvimento foi realmente empolgante porque era como o velho oeste. Você só precisa pensar: 'Vamos tentar o que diabos você quiser, e vamos ver o que acontece.' É como jogar coisas na parede e ver o que gruda e então seguir em frente. E eu sinto que ser capaz de ter esse tipo de empolgação com a produção é algo único".


Quando questionado sobre qual era sua sequência, mundo ou personagem favorito para trabalhar, o animador revelou que "muitas das coisas que [ele] animou eram muito spoilers", então, até o filme finalmente chegar aos cinemas, ele não poderá revelar.

“Eu diria que estou muito feliz com o tempo que tive para desenvolver novos personagens, e há um personagem específico que eu animei que estou super animado para ver as pessoas fazendo cosplay e tentando reencenar e todo esse tipo de coisa. Então, isso é super- Estou apenas mordendo minha língua pelos próximos seis meses, porque estou tipo, 'Oh, vamos, vamos. Vamos. Vamos. Quero ver as pessoas reagirem a esse personagem.'"

Como parte desse trabalho de animação, Santos - junto com vários outros animadores do Spider-Verse - postou imagens de referência online para trabalhar no filme, oferecendo ao público um vislumbre por trás da cortina animada. O animador de personagens disse que a referência de filmagem é "algo que é muito, muito importante para [ele]", pois ajuda a fazer personagens como Miles Morales "se sentirem um pouco mais como Miles" por meio da tradução das experiências de um animador para a tela:

"Trata-se de perguntar o que você é? O que você está observando? E como você está colocando isso em sua arte? E é algo que é muito, muito importante para mim, tipo, se você já teve uma aula de animação comigo, você me ouviu dizer, use referência como referência, não copie. Então, essencialmente, não sou Miles. Não sou, você sabe, não sou Gwen. Não sou ninguém. Na verdade, sou Ere, mas não sou ninguém no filme. Mas o que posso fazer é usar minhas experiências, minhas experiências de vida e as coisas que são observadas no mundo para representar as coisas. E depois colocá-las no filtro da animação e traduzir em Miles. E então use isso para que Miles possa se sentir um pouco mais como Miles."

Ele mencionou que a referência pode tornar o processo de animação ainda mais fácil, pois pode mostrar ao diretor em um projeto a referência para dar "uma noção do personagem antes de [eles] começarem a animar". Ele agiliza o processo para que as alterações possam ser feitas antes que qualquer animação seja feita:

O que é divertido é que podemos mostrar nossa referência ao diretor e nosso diretor consegue ter uma noção do personagem antes de animá-lo. Isso nos permite pular um pouco à frente também. Como a animação leva muito tempo. Portanto, não queremos passar três semanas animando algo do diretor, tipo, 'Oh, na verdade, eu quero uma escolha de atuação completamente diferente.' Bem, o que podemos fazer é gastar 15 minutos ou 30 minutos a uma hora filmando o show de referência do diretor na gravação e dizer: 'Ok, eu gosto dessas escolhas, não gosto dessas escolhas de atuação".


 



Este é um épico animado que abrange o Multiverso. Em vez de um personagem aparecer no mundo de Miles e brincar com estilos visuais (ou seja, Porco-Aranha e Peni Parker), agora serão realidades de bolso inteiras com características animadas específicas e únicas. O que Santos descreveu soa como um banquete visual misterioso para os olhos, e divertido de se trabalhar também. Parece ser um filme divertido de se trabalhar e onde - assim como o primeiro - a única regra era que não havia regras.

O elenco de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso inclui as estrelas que retornam Shameik Moore, Hailee Steinfeld, Jake Johnson, Bryan Tyree Henry, Luna Lauren Velez e Greta Lee. Oscar Isaac vai reprisar seu papel na cena pós-créditos do primeiro filme como o Homem-Aranha 2099. Juntando-se à série pela primeira vez estão Issa Rae, Rachel Dratch, Joma Taccone, Shea Whigham, Daniel Kaluuya e Jason Schwartzman.

Spider-Man: Across the Spider-Verse chega aos cinemas em 2 de junho de 2023.

Coveiro


comments powered by Disqus