sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Os 16 anos do site Universo Marvel 616

 Começamos em 2006, precisamente no dia 6 de Janeiro deste ano, numa comunidade dentro de um site que sequer existe mais. E perduramos desde então. Um ano depois, criou-se esse site com o quão junto com amigos que gostavam de discutir quadrinhos, decidimos dividir nossas ideias com um público maior. Decidimos usar o nome com o número daquela mesma comunidade, porque coincidentemente ela 'nasceu' em 06/01/06. Foi assim que se originou o Universo Marvel 616. Depois expandimos para o Facebook (nossa maior plataforma até aqui), Twitter e Instagram. Temos até mesmo um conta Koo agora.



De lá pra cá foram 17 anos de existência discutindo quadrinhos, filmes e séries. São 16 de anos produzindo conteúdo: recheando as redes sociais com reviews de revistas, trazendo os rumores e novidades dos filmes, comentando cada capítulo das novas series, se maravilhando com os visuais das animações e babando pela beleza das realistas figuras de ação. Na última década, o site fez mais de 23 mil postagens e alcançou mais de 60 milhões de visualizações.

Nesse tempo também tivemos muitas mudanças na conformação do que foi a equipe do Marvel616. Comecei fundando sozinho a comunidade, mas agreguei nesse meio tempo bastante pessoas que me ajudaram muito ao longo deste 16 anos no site. A maioria delas seguiu adiante das postagens, mesmo que continuem muito próximo de mim na vida pessoal. Outras simplesmente se afastaram como acontece ocasionalmente na vida de todos nós. Mas em especial, gostaria de dedicar uma lembrança importante a um dos nossos primeiros membros que acabou deixando esse nosso plano em Março de 2022, o nosso redator Rafael Brizola.

Poucos sabiam que o Rafael Brizola era portador de Duchenne, o que ao decorrer de sua vida desenvolveu inevitavelmente uma distrofia muscular. Curiosamente, eu demorei para perceber sua condição, pois Rafael nunca se limitou. Ele foi um dos nossos melhores redatores, tinha uma mente perspicaz, um senso de humor ímpar e sempre foi bastante presente enquanto se manteve membro do 616. Tive oportunidade junto com outro redator, o Kinhu, de conhecê-lo pessoalmente num encontro do site lá por volta de 2010. Com o tempo, ele foi para outros ares e precisou também se dedicar a AGADIM, uma fundação dedicada aos portadores de Distrofia Muscular do RS, que a mãe dele foi uma das fundadoras (https://pt-br.facebook.com/AGADIMRS/). Soube do seu falecimento meses depois no ano passado, e fiquei sem reação, mas sentido a necessidade de falar isso aqui em algum momento oportuno. E acredito que seja hoje.




Mas não foram só as despedidas. Muitas outras coisas mudaram ao longo deste tempo. A cara e o ritmo do site teve que se adaptar a quase uma década e meia de existência. E eu particularmente me admiro quando ainda encontro por aqui os velhos leitores que estão conosco desde o começo. Ao mesmo tempo em que fico igualmente pasmado quando vejo gente muito nova por aqui, mostrando que temos ainda gás para se comunicar com essa nova geração. Passamos por poucas e boas, chegamos a dar uma "parada" no primeiro ano da pandemia, mas cá estamos resolutos mais uma vez. A ideia é que sigamos em frente, sempre se esforçando pra trazer de forma rápida, completa e fácil as informações para vocês.

O ano de 2023 está só começando! Mal podemos esperar pra falar com vocês sobre tudo que há por vir!

Coveiro

comments powered by Disqus