quarta-feira, 7 de junho de 2023

X-Men '97 e a mais recente polêmica envolvendo o mutante brasileiro Mancha Solar

 Mal começou a se revelar os dubladores que farão parte de X-Men '97 e uma polêmica foi criada. Tudo começou quando foi dito que Gui Agustini iria dar voz a Roberto da Costa, o Mancha Solar, no desenho. Apesar de brasileiro, Gui não é negro como é Roberto nos quadrinhos, o que já surgiu comparações e problemas como foi no filme dos Novos Mutantes da agora extinta Fox.  Defendendo o que alguns consideraram controverso na escalação do elenco de voz da próxima animação dos X-Men da Disney +, o produtor Beau DeMayo respondeu aos fãs que faziam acusações de 'Whitewashing' do personagem de Roberto da Costa. Veja a história a seguir.


O produtor de X-Men '97, Beau DeMayo, foi ao Twitter para abordar a controvérsia em torno dessa escalação em específico na próxima série animada X-Men '97. Respondendo a um usuário do Twitter acusando a Marvel de "branquear" o personagem do Mancha Solar no desenho centrado em mutantes da Disney +, DeMayo disse sem rodeios que isso nunca poderia vir dele:

@LuvLife289: “Entããão, você está branqueando agora”

DeMayo: “Nem mesmo. Olha com quem você está falando. Seguimos em frente."

Apesar de Agustini também ser brasileiro, o ator tem um tom de pele mais claro que o de seu personagem, daí o comentário do "branqueamento". Ou em inglês, "Whitewashing".

Seguindo a resposta contundente de DeMayo, outro usuário do Twitter ponderou por que o produtor teria uma reação tão visceral ao que chamou de "crítica válida", à qual o showrunner da Marvel retrucou: 

"Não é uma crítica válida. É uma crítica desinformada"

@ChampagnePuthy: “É lamentável que seja assim que você escolhe responder. Eu estava ansioso por este desenho, mas seu comportamento e resposta a essa crítica muito válida significa que não vou sintonizar. Vou garantir aos meus amigos que são fãs de X-men que também não assistam".

DeMayo: “Não é uma crítica válida. É desinformada e defenderei minhas decisões e minha equipe - que inclui vários POC (Pessoas de cor) que experimentaram o mesmo ódio e sofrimento que os X-Men. Eles não são brinquedos para você debater. E não vou permitir que os fãs acreditem que têm o direito de ser o árbitro da identidade de outra pessoa, e se eles são 'isso' ou 'aquilo' o suficiente. É ignorante e uma violação da personalidade desse indivíduo e eu vou bater de frente com você. Tal comportamento troca classe por desrespeito".


DeMayo acrescentou que "no momento adequado, haverá muitos insights sobre as decisões que tomamos" e quando a Marvel der voz a ele para poder falar, será muito franco e transparente:

"No momento certo, haverá muitos insights sobre quais decisões tomamos e por quê. Quando a Marvel me autorizar, serei muito franco e transparente. Mas agora sinto o mesmo cheiro de engajamento enfurecido que é muito comum em nossa cultura - onde míopes identificamos uma única folha caída que não gostamos por algum motivo e então exigimos que toda a floresta seja queimada para satisfazer nossa indignação irritada. Salve-se de algum estresse e apenas espere. Você pode apenas se surpreender".


Outro fã também expressou suas preocupações com a decisão criativa feita, dizendo-lhe para o produtor "se recompor". DeMayo observou que ele "entende as preocupações das pessoas", mas acha que os fãs devem saber que ele não tolera pessoas atacando a identidade de ninguém:

@unc4nny_xmn: “Beau, cara, vou estar fora de si, estive do seu lado por um minuto defendendo você, mas está dando a vocês a necessidade de se recompor- porque eu sinto que você se sente atacado por todos os lados- o que é verdade, mas eu só espero que vocês vejam como vocês estão... que bagunça”

DeMayo: “Olha, eu entendo as preocupações das pessoas. Eu realmente entendo. Mas quem me segue também sabe que não tolero pessoas atacando a identidade de alguém e acredito no - vamos chamá-lo de processo criativo. Você espera até que o produto saia e conversamos. Eu não vou acertar tudo. Eu posso te prometer isso, mas vou tentar o meu máximo também. Agora tenho que voltar a escrever a segunda temporada.”


Um outro comentário trouxe a ideia de "brasileiro [não ser] uma raça", pois existem "brasileiros brancos, brasileiros negros, brasileiros mestiços, brasileiros indígenas etc." Por causa disso, o produtor dos X-Men '97 admitiu que suas "[respostas foram] mal formuladas:"

@SpideParker: “Mas brasileiro não é uma raça. Tem brasileiro branco, brasileiro negro, brasileiro mestiço, brasileiro indígena, etc. Roberto é um brasileiro negro, e o cara que você escolheu é branco”

DeMayo: “Eu entendo o que você está dizendo e minha resposta foi mal formulada. Mais uma vez, muito disso sou eu dançando em torno do que posso e não posso dizer”


Depois de dezenas de mensagens e uma resposta usando um vazamento da série em seus argumentos, DeMayo encerrou com uma longa mensagem comentando que sua conta no Twitter "ficará na surdina por um tempo:"

“Bem, pessoal, é triste dizer. Esta página ficará na surdina por um tempo. Pode ser uma semana. Pode ser um ano. não tenho dormido. Advocacia importa. Eu valorizo ​​as opiniões dos fãs, mas a grande quantidade de vitríolo nas últimas 24 horas é realmente desgastante e, na verdade, corre o risco de trabalhar contra o que você está tentando fazer, pois agora está se fechado um ponto de acesso porque tenho que me proteger."


Ele reiterou: 

"Eu já disse várias vezes, aqueles de vocês que falaram respeitosamente, eu prometo. Vocês serão ouvidos. Muitos de vocês ficaram emocionados e apaixonados. Eu também. É um tópico emocional. Pedi desculpas. Acontece. Vocês definitivamente serão ouvidos"


E colocou que:

"Mas aqueles que atacaram meu corpo, estilo de vida, inteligência ou que me chamam de traidor da raça por causa de um vazamento, que não posso discutir no momento. Não sou a pessoa típica que você vê nesta posição com esse tipo de propriedade e quando os usuários começam a tentar me denunciar ou me demitir, é desanimador."


Finalizando sua declaração, DeMayo opinou: 

"Agora, só porque sou desta raça ou daquela identidade não significa que sempre concordaremos. Valorizamos o individualismo. Parte do que defendo sobre a representação é a chance do indivíduo finalmente contar sua história em sua voz. Então, se eu não gosto particularmente do 'Conselho Silencioso', não é um teste decisivo para morrer no fim do mundo e me atacar ou zombar de mim sobre se realmente funciona contra o núcleo de elevar e inspirar novos criadores. De qualquer forma, podemos colocar esse trem de volta para ensinar, mas até lá..."


X-Men '97, a iminente sequência espiritual do amado X-Men: The Animated Series, traz de volta esta equipe frequentemente celebrada de mutantes da Marvel. A série contará com uma coleção de dubladores que retornam para reprisar seus papéis clássicos dos X-Men e vários novos nomes, alguns fazendo sua estreia no universo dos super-heróis. Gui Agustini é um deles, e mal foi anunciado e já é o assunto da mais recente controvérsia de elenco da Marvel. O produtor de X-Men '97, Beau DeMayo, foi ao Twitter para abordar a controvérsia em torno de um elenco específico na próxima série animada.

comments powered by Disqus